A Cafeína para Principiantes

Página Inicialhttps://sites.google.com/site/barataeletricafanzine/Home Email drrcunha@yahoo.com.br Índice barata25.html  


A Cafeína para Principiantes

http://goo.gl/mKccVM

Derneval R.R. Cunha

Porquê:

Se você é programador, wanabe ou lamer e não entende o valor da cafeína, tudo bem. Desliga o micro, devolve pro seu irmãozinho. Para por aí. Sem dizer com isso que quem tem fascinação por computadores é um viciado em café, chá, coca-cola, pepsi, etc, etc. O problema é que o dia só tem 24 horas. É muito pouco. O telefone só fica barato depois da 0 hora. E um bom trabalho de programação é bem mais fácil de ser terminado em turnos de 12 horas do que em turnos de 6, 8 horas. Me recordo até de uns dez anos atrás, quando ainda ocorria de interromper o serviço para ir no banheiro ou tomar água. Para mim, isso é algo natural. O problema é quando os olhos ficam pesados. Lá pelas 4 da manhã. Aí, é sempre bom ter alguma coisa do lado que permita terminar o serviço. Há algumas alternativas, como olhar fotos da Suzana Werner, Ellen Roche ou da Luiza Altenhoffen.

Onde se encontra:

Café, Coca-cola, Pepsi-Cola, Jolt, Guaraná em pó, erva-mate, Taffman-E, chocolate, etc..

Como funciona:

A Cafeína é um alcalóide. Se não você não sabe o que é, tudo bem, não vai cair no vestibular. Age no sistema nervoso central, estimula o coração, sistema respiratório, corta o sono, etc, etc .. Tem também a Teofilina (chá) e a Teobromina (chá e sementes de Cacau). Todas as três possuem também efeito diurético.

História:

Tudo começou por volta de 2737 B.C., quando por acidente cairam umas folhas de algo que se denominou chá na água quente do imperador chinês Shen Nung (parece que é costume deles beber água quente da mesma forma que se curte tomar água gelada). O consumo de café começou na África, por volta de 575 d.C., mas o pessoal comia e usava como moeda. Os árabes, por volta do século XI é que começaram a fazer bebida disso. E o chocolate é coisa que os Astecas já curtiam quando os espanhóis chegaram no México. A Coca-cola começou a ser fabricada em 1886, nos EUA.

Saúde:

Não se demonstrou demonstrou que o produto químico em si seja danoso para o organismo. Fala-se de alguma conecção entre o risco de ataque cardíaco e o consumo de café ou chá, mas não é comprovado cientificamente. Pode piorar um caso de osteoporose, mas para combater isso, basta tomar um copo de leite por dia. Também tem estudos falando de problemas de malformação em fetos de ratos (poderia ser que o mesmo ocorre em humanos), quando o consumo chega ao equivalente a 70 chícaras por dia. Foi demonstrado que o alto consumo causa diminuição da taxa de mobilidade do esperma, o que pode agravar problemas de fertilidade no sexo masculino.

Mesmo assim é bom saber que a Cafeína pode matar. Como no caso da ingestão de água pura (experimentar beber uns 50 litros), existe o perigo de Overdose. A dose fatal é em torno de 150 mg/kg. Significando que qualquer coisa entre 50 e 200 chícaras de café. Já houve caso de quem sobrevivesse a ingestão de 24 gramas. Os sintomas de envenenamento agudo são semelhantes à visão do extrato bancário no final do mês (anorexia, tremores, inquietação, seguido de náusea, vômito, taquicardia e confusão). Pode haver delírios. O uso crônico pode trazer nervosismo, ansiedade, insônia, etc..

Algumas perguntas:

Existe cocaína na Coca-Cola?

De acordo com o artigo  no URL http://www.loompanics.com/Articles/WhoPut.htm , e http://www.snopes2.com/cokelore/cocaine.htm parece que houve, em determinada época. Mais especificamente, houve um tempo em que se podia comprar cocaína em farmácia, sem receita médica. Mas isso não tem muito a ver com a cafeína.

Coca-cola faz mal a saúde?

A teoria é que, consumido em altas doses, pode ser responsável por falta de memória, problemas gástricos, etc, etc.. em teoria, uma garrafa do mesmo por dia não deveria trazer grandes problemas, mas o ideal é tomar com alguma coisa no estômago.

Coca-cola dissolve carne e dentes?

Existe um mito que isso é bom para desentupir pias. Totalmente falso, se quiser pode conferir nohttp://www.snopes2.com/cokelore/tooth.htm . Não vai dissolver nem dente, nem carne de galinha até deixar o ovo. Pode dar umas cáries, mas isso é normal, qualquer substãncia açucarada faz.

Hackers bebem Coca-Cola?

Só posso falar por mim, já comentei isso numa reportagem um tempo atrás. Eu mesmo parei. Uma porquê nas lanchonetes só vendem em lata (normalmente a lata está fria, mas o líquido não) ou máquina (nunca regulam a relação xarope/água direito e tá sempre rala e sem gás). A versão de 600 ml não é tão gostosa quanto a das garrafas de 280 ml (vidro) da minha juventude (que eram e continuam mais baratas, inclusive). As de 2 litros perdem o gás muito fácil. Para curtir mesmo, só se for as latinhas das máquinas de venda (algumas dão outra lata de brinde ;-) que vem geladinhas como se deve (tem que estar difícil de segurar).
Mas voltando ao assunto, a tendência existe. Mas quem pode vai de Jolt-Cola (não existe no Brasil), que deixa muito mais ligado. Na verdade, a pessoa não precisa ser hacker para curtir ou não café, chá ou coca-cola em quantidade. Hackerismo é consequência de grande quantidade de horas na frente do computador (programando e aprendendo) e não o efeito. Beber Coca-cola (ou pepsi ou tomar chá com guaraná em pó) não vai aumentar sua inteligência.

Café com refrigerante, chocolate e guaraná em pó é bom?

Sem dúvida é uma dosagem maior. Como a pessoa toma essa mistura com algo no estômago, é de se esperar que a cafeína fique mais tempo no organismo, o que também contribui para maior efeito.

Coca-Cola serve como contraceptivo?

Depende da sua fé. De acordo com estudos (ver http://www.snopes2.com/cokelore/sperm.htm pelo amor de Deus) a Diet Coke é melhor do que a Coca-cola comum no que se refere ao uso como espermicida. A lenda (muita gente existe só por causa dela) é que após o ato pega-se a garrafa, sacode e introduz na vagina. Só que depois do ato a eficácia já diminui bastante (um monte de esperma já entrou) e também água comum pode ser usada, não precisa de gastar dinheiro com refrigerante. Tem mulher que até topa fazer aquele lance da Coca-cola que rola no filme Deep Throath (o primeiro), mas sei lá.. Outra desvantagem é que fazer isso dá uma possibilidade legal da coisa fermentar dentro do útero e pode dar infecção. Último, mas não menos importante, usar espermicida (ou coca-cola) tem bem menos eficácia que usar camisinha.

Café, Coca-cola, erva-mate, etc.. criam dependência física?

Dependência psicológica ocorre com qualquer coisa na face da Terra. Quanto a dependência física, as opiniões variam. É certo que quem está parando de fumar, deveria parar com café durante algum tempo. Minha experiência pessoal é que pode criar uma certa dependência física (já entrei em farmácia para comprar Taffman-E quando estava sentindo falta de café), mas fazendo exercício e dormindo bem, dá para cortar o consumo numa boa.

Café é bom para estudar?

Como estimulante, ajuda a ficar acordado. Mas isso não tem a ver com a capacidade de absorver a informação, que é algo completamente diferente. Ou seja, estudar mais tempo não significa necessariamente estudar bem (tem cara que toma café, depois vai num pãozinho, depois liga o rádio no futebol, etc). Agora, tomar uns cafés fortes (com guaraná em pó junto)antes de tarefas chatas e tediosas (tipo: lavar roupa) funciona. O problema é que o organismo desenvolve tolerância (é preciso quantidades cada vez maiores para se obter o mesmo efeito, com o passar do tempo).

Bibliografia:

http://www.erowid.org/chemicals/caffeine/caffeine_journal1.shtml
http://www.erowid.org/chemicals/caffeine/caffeine_faq.shtml
http://www.loompanics.com/Articles/WhoPut.htm
http://ificinfo.health.org/brochure/caffeine.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/cocaine.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/tooth.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/sperm.htm
affeine.htm">http://ificinfo.health.org/brochure/caffeine.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/cocaine.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/tooth.htm
http://www.snopes2.com/cokelore/sperm.htm

Comments