Aliados

Aliados é uma banda brasileira de rock formada em Santos, São Paulo. A banda é composta por Fildzz(vocal), Dudu Golzi(guitarra), Rafa Borba(bateria) e Oliver Kivitz(baixo). Surgida inicialmente como Aliados 13, teve como integrante também por dois anos o guitarrista Thiago Castanho, membro do também Iniciou suas atividades em 2000 quando na base da amizade Dudu (guitarra) e Fildzz (vocal) escreveram as primeiras letras e acordes sem maiores pretensões, alguns meses depois ocorreu o primeiro ensaio com Rafa (bateria), os músicos sentiram a necessidade de um baixista e convidaram o amigo Oliver (baixo). Resolveram gravar a primeira demo com a produção de Thiago Castanho, que na época estava fora do Charlie Brown Jr. e se juntou aos Aliados.]Origem do nome

 

A banda foi originalmente batizada de Aliados 13 devido a dois fatos: o primeiro show da banda ocorreu em um dia 13 e, ao mesmo tempo, o número 13 é o DDD da cidade de Santos, da qual a banda é originária. Existem duas versões para o motivo da modificação do nome. A primeira seria para evitar ligações com a política, em 2007 (13 também é o código eleitoral do Partido dos Trabalhadores. A segunda versão, seria porque a banda acreditava que o número junto ao nome de uma banda daria azar. Segundo o vocalista da banda, Fildzz, o nome "Aliados" já sintetizava bem o espírito do grupo, e optaram por tirar o número 13. 

O Aliados teve seus dois clipes(Sem sair do Lugar e Sereia) lançados no primeiro e segundo álbum, passados em canais como Multishow, MTV entre outros. Porém com o fechamento da gravadora o crescimento da banda foi dificultado. O seu terceito clipe, "Sorrindo", lançado pela Sony Music, tem tido uma excelente divulgação, sendo inclusive trilha da série Malhação da TV Globo. "Beijo, me liga" e "Direto ao Assunto" também foram tocadas no canal a cabo Multishow. Beijo, me liga é a abertura do novo seriado da emissora.

[editar]Integrantes

 

Gustavo Fildzz: O vocalista Gustavo Tavares da Mata Barreto antes de dedicar-se exclusivamente à música foi atleta profissional, sagrou-se campeão brasileiro de ginástica olimpica em 1998 e campeão pan-americano no ano seguinte. Além de ser músico e atleta, Gustavo possui uma casa de sucos e sanduíches naturais no bairro do Gonzaga em Santos. Fildzz que nasceu em Santos (SP) no dia 26 de maio de 1977 revelou que seu apelido origina-se de "fio desencapado". Suas influências musicais são: Bob Marley, Foo Fighters, Queen e Legião Urbana.

Dudu Golzi: Único estrangeiro da banda, Eduardo Cajado Golzi nasceu em Houston, Texas (EUA) no dia 20 de Agosto de 1980. Começou a tocar guitarra aos 11 anos e tem como influências Rolling Stones, The Police, Suicidal Tendencies, Biily Idol, Stone Roses e AC/DC.

Rafa Borba: Rafael Borba de Vasconcellos nasceu em 2 de agosto de 1973 em Getulina (SP), antes de descobrir a bateria Rafa tocou piano por 7 anos além da guitarra. Rafa é formado em Direito, mas a música é a sua paixão. Sua mascote é Honeymoon, uma simpática e carinhosa Yorkshire Terrier.

Oliver Kivitz: Nascido aos 20 de setembro de 1971 em Santos, Oliver Kivitz passou a tocar baixo em 1992 na banda que integrava na época. Antes disso tocou teclado, trompete, violão e guitarra.

[editar]Anteriores

 

Thiago Castanho (2002-2003): Tocou 2 anos no Aliados. Pouco tempo depois de sair da banda voltou ao Charlie Brown Jr. Até hoje é amigo dos integrantes da banda.

[editar]Curiosidades

 

- O apresentador Marcos Mion foi o primeiro empresário da banda. Produziu o primeiro clipe, e é amigo dos integrantes até hoje. Mion sempre diz ser um grande fã do grupo de rock santista.

- Thiago Castanho, guitarrista do Charlie Brown Jr. tocou 2 anos na banda. Thiago recentemente deu um depoimento no DVD "Somos todos nós"(2009), elogiando a banda e dando o seu apoio no show.

- O Aliados teve que parar por volta de 2 anos, devido o seu vocalista Fildzz ter descoberto um câncer nos rins. Após se recuperar da doença, dando a volta por cima, a banda santista voltou, lançando um novo CD em 2007.

- Fildzz foi atleta profissional de Ginástica Olimpica, sendo inclusive campeão brasileiro em 1998 e Pan Americano no ano seguinte. Encerrou a carreira para se dedicar a música, mas até hoje pratica o esporte.

-A banda chegou a 150 mil acessos em seu site oficial em apenas um mês.

- O Aliados estava a procura de um baixista, até que Rafa pensava em Oliver para assumir o posto. Andando de carro então, eles encontraram na rua Oliver Kivitz andando com seu sffilho e o convidaram para participar do grupo.

- A música "Te encontro por aí" do 3º cd da banda, que tem uma letra homenageando pessoas que já se foram, foi composta pelo guitarrista Dudu Golzi.

- Fildzz éra dono de uma casa de Sucos e Lanches localizada na cidade de Santos chamado Terra Santa, a qual foi fechada devido a compra do clube Sírio Libanês (onde era a casa de sucos) para a construção de um prédio.

[editar]Discografia

 

 

 

Álbuns

2002 - Aliados 13

2004 - A Dose Certa

2007 - Te Encontro Por Aí

2008 - Amplificado[1]

2011 - 5° Elemento

DVD

2007 - Ao Vivo

2009 - Somos todos Nós