COORDENAÇÃO LOCAL DO DESPORTO ESCOLAR DE AVEIRO
(CLDE AVEIRO)

ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DA CLDE DE AVEIRO

2010
 
  
 
 
     
            
 
    
 2010
 
 
   
 
 
 
 
      
            
  
 
    
  
2012
 
 
   
 
 
 
 
       
           
  
 
    
  
2016
 
 
   
 
 
 
 
       
           
  
 
    
  
2017
https://sites.google.com/site/aveirode/home/Nacionais%202010.jpg?attredirects=0
 
  
      
 
 
 
 
   
      
  
 
https://sites.google.com/site/aveirode/home/MS%20Vagos.jpg?attredirects=0
 
 
 
   
      
  
 
https://sites.google.com/site/aveirode/home/nacionais%202016.jpg?attredirects=0
 
 
 
   
      
  
 
https://sites.google.com/site/aveirode/home/Ta%C3%A7aDE-CNID17.jpg?attredirects=0



DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

  • Padel na Escola 11 de novembro, das 15.00 às 20.00h (5 horas), em Coimbra.
    Publicado a 08/11/2017, 07:19 por José Guilherme Basto
A mostrar mensagens 1 - 1 de 1. Ver mais »

INFORMAÇÕES

  • Reunião de Coordenadores Técnicos do Desporto Escolar
     Ver apresentação da reunião de Coordenadores Técnicos do Desporto Escolar, realizada dia 6 de dezembro, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.

    Informamos que, a partir deste ano, os relatórios de contas do Desporto Escolar, deverão ser enviados obrigatoriamente pelo e-mail da direção.
    Estes deverão ser preenchidos através do modelo e enviados para esta Coordenação, respeitando os prazos abaixo indicados:
    1º Período – até 05 de janeiro de 2018; 2º Período – até 13 de abril de 2018; 3º Período – até 22 de junho de 2018.
    Publicado a 13/12/2017, 02:25 por José Guilherme Basto
  • Correção do Regulamento Específico de Badminton
    Página 6:
    Onde se lê "Em conformidade com o Regulamento Geral de Provas, o praticante de Badminton só pode participar em jogos ou provas no escalão etário correspondente à sua idade ou no imediatamente superior. Neste último caso, e de acordo com o número 1 do artigo 13 do Regulamento do Programa do Desporto Escolar: "A subida ao escalão imediatamente superior apenas é permitida aos alunos que estejam no último ano do escalão correspondente à sua idade.", deverá ser efetuada até 15 de março, mantendo-se inalterado até ao final do ano letivo."
    deverá ler-se "Em conformidade com o Regulamento Geral de Provas, o praticante de Badminton só pode participar em jogos ou provas no escalão etário correspondente à sua idade ou no imediatamente superior. Neste último caso, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 13o do Regulamento do Programa do Desporto Escolar.".
    Publicado a 07/12/2017, 14:02 por José Guilherme Basto
  • Regulamentos Específicos de modalidade II
    Já estão disponíveis no site nacional, os Regulamentos Específicos, revistos este ano, de acordo com o Programa do Desporto Escolar 17-21, Regulamento do Programa do Desporto Escolar 17-18 e Regulamento Geral de Provas 17-18, das seguintes modalidades:
    Badminton; Basquetebol; Beisebol/softebol; Futsal (e 2 boletins de jogo); Multiatividades de Ar Livre; Esgrima (e 7 documentos de apoio - boletins e quadros de competição e documento resumo escalões - formas de competição - sistema competitivo); Remo; Ténis.
    Publicado a 28/11/2017, 10:08 por José Guilherme Basto
  • Regulamentos Específicos de modalidade
    Já estão disponíveis no site nacional, os Regulamentos Específicos, revistos este ano, de acordo com o Programa do Desporto Escolar 17-21, Regulamento do Programa do Desporto Escolar 17-18 e Regulamento Geral de Provas 17-18, das seguintes modalidades:
    Andebol; Atividades Rítmicas Expressivas; Atletismo; Boccia; BTTDesportos Gímnicos (acrobática, aeróbica, artística, grupo e trampolins); GoalBall; Golfe; Judo; Natação; Patinagem; Voleibol (e respetivos boletins).

    Publicado a 23/11/2017, 15:30 por José Guilherme Basto
  • Abertura da Plataforma do Plano Final do Clube de Desporto Escolar 2017
    Informamos que, no cumprimento do Despacho n.º 6827/2017, de 21 de julho, a aplicação informática “Plataforma de Gestão do Desporto Escolar”, integrando a “Ficha de Plano de Clube de Desporto Escolar”, se encontra online a partir desta data, no sítio do Desporto Escolar em http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/.
    O prazo limite para submeter o Plano do Clube de Desporto Escolar (PCDE) na plataforma termina às 23.59h do dia 30 de novembro de 2017. Para o efeito deverão utilizar o “login” utilizado em anos anteriores. Caso, atualmente o desconheçam, poderão solicitá-lo à respetiva Coordenação Regional do Desporto Escolar.
    1. O “Manual de Utilizador” está disponível na “Plataforma de Gestão do Desporto Escolar”, no separador  “Administração”.
    2. No caso de agrupamentos de escolas, o PCDE é único, integrando todas as escolas que o constituem e é submetido pela escola sede da unidade orgânica.
    3. Sem prejuízo do disposto no supracitado despacho, na elaboração do PCDE e na organização do serviço docente, deverão ter em consideração que:
    3.1. Não é permitida, em cada escola, o aumento do número de créditos disponibilizados pela DGEstE, aquando da candidatura (pré-projeto) da escola/agrupamento;
    3.2. O PCDE de cada unidade orgânica deverá respeitar o disposto no Programa e Regulamento do Desporto Escolar em vigor, pelo que se recomenda uma leitura atenta dos referidos documentos;
    3.3. Não é autorizado, em cada escola, 2 Grupos-Equipa na mesma modalidade, escalão e género, exceto nas modalidades cujos regulamentos específicos  preveem  a existência do escalão vários e do género misto, nos quais é permitido o máximo de 2 (dois) Grupos-Equipa;
    3.4. Nas modalidades cujos regulamentos preveem  o escalão vários e género misto, não é autorizado, em cada escola, mais de 2 Grupos-Equipa desse escalão na mesma modalidade. Excetua-se as modalidades de Desportos Gímnicos e Atividades Rítmicas e Expressivas. Nos Desportos Gímnicos o limite máximo é de 3 Grupos-Equipa, obrigatoriamente mistos e desde que não repitam a disciplina. Nas Atividades Rítmicas e Expressivas o limite máximo é de 2 Grupos-Equipa, obrigatoriamente mistos e desde que sejam em níveis diferenciados;
    3.5. As inscrições de Grupos-Equipa de género misto apenas serão permitidas nos escalões de Infantil A e Vários. Nos restantes escalões, terá de ser realizada por género; com as exceções das modalidades de Corfebol, Rugby e Hóquei em Campo (nas duas últimas modalidades, apenas até ao escalão de iniciados);
    3.6. O PCDE terá um Professor Coordenador Técnico único, nomeado pelo Diretor da unidade de orgânica, entre os docentes de Educação Física. Sendo entendimento da direção do agrupamento, para além da escola sede, em cada escola poderá existir um Professor Coordenador Técnico-Adjunto do Clube de Desporto Escolar (CDE), também nomeado entre os docentes de Educação Física;
    3.7. Não é permitido atribuir a um só professor mais de 3 cargos no CDE. Por cargo entenda-se: professor responsável por um Grupo-Equipa, Professor responsável de Centro de Formação Desportiva (CFD), Professor Coordenador Técnico do CDE, Professor Coordenador Técnico-Adjunto do CDE; Professor com Grupo-Equipa (Nível II e/ou III);
    3.8. Cada professor não poderá assumir mais de 2 Grupos-Equipa;
    3.9. O desempenho dos cargos de Professor Coordenador Técnico do Clube de Desporto Escolar, Professor Coordenador Técnico-Adjunto e responsável pelas atividades de Nível I, são desenvolvidos no âmbito da componente não letiva;
    3.10. DE+ - Os créditos letivos atribuídos na sequência da candidatura ao Projeto “DE+”, podem ser geridos de forma autónoma pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, administrando-os em atividades de Nível II e Nível III através da criação de novos Grupos-Equipa e/ou reforçar horas de treino dos Grupos-Equipa.
    4. Instalações desportivas disponíveis 
    4.1. A organização do CDE pressupõe a existência de instalações desportivas disponíveis, para as atividades de Nível I e para as atividades de treino e competição dos Grupos-Equipa (Nível II e III) e CFD, que cumpram os requisitos regulamentares das respetivas modalidades, podendo as atividades competitivas ocorrer ao sábado.
    5. O Plano das Atividades de Nível I, é o conjunto de todas as atividades que vão ser realizadas, de forma sistemática e regular ao longo do ano letivo, em cada escola não agrupada ou em cada uma das escolas que constituem o agrupamento.
    6. Atividades de Nível II e III:
    6.1. Aquando da elaboração do plano final, na criação do Grupo-Equipa, deverá constar a escola de origem do Grupo-Equipa. Nos quadros competitivos o Grupo-Equipa será sempre designado com o nome da escola de origem do mesmo;
    6.2. Em cada escola do agrupamento ou escola não agrupada só poderá existir um Grupo-Equipa na mesma modalidade, escalão e género, salvaguardando os casos anteriormente previstos no ponto 3;
    6.3. Nº mínimo de alunos inscritos por Grupo-Equipa:
    6.3.1. Modalidades coletivas - mínimo de 18 alunos praticantes inscritos;
    6.3.2. Nas modalidades individuais – 18 alunos praticantes inscritos. Quando na inscrição do Grupo-Equipa a opção do escalão for “Vários”, os alunos inscritos podem ser distribuídos por vários escalões/género, sendo obrigatório um número mínimo de 9 alunos num mesmo escalão/género (ex. Iniciado – masculino). 
    6.3.3. Excetua-se os Desportos Náuticos, Boccia, Goalball e Desportos Adaptados cujo mínimo é 8 alunos;
    6.3.4. Desportos Gímnicos – mínimo de 18 alunos, sem distinção de escalão/género;
    6.3.5. Nas modalidades de Desportos Náuticos e nos Grupos-Equipa exclusivamente de alunos com necessidades educativas especiais, os Grupos-Equipa são constituídos por um número mínimo de 8 alunos, sem distinção de escalão/género;
    6.3.6. Cada Grupo-Equipa terá de inscrever, obrigatoriamente, no mínimo 2 alunos Juízes-Árbitros;
    6.4. Na inscrição de alunos oriundos de outro estabelecimento de educação e ensino que não o de origem do Grupo-Equipa, estes deverão ser obrigatoriamente inscritos, pela escola de acolhimento, inserindo nome da escola onde o aluno se encontra matriculado. Esta situação implicará, obrigatoriamente, o estabelecimento de protocolo entre ambas as escolas/agrupamentos do mesmo concelho ou que estejam situadas mais próximo a uma distância máxima de 25 quilómetros.
    7. Os tempos letivos atribuídos a cada professor responsável por Grupo-Equipa terão de ser obrigatoriamente para treino, estarem marcados no horário do professor e indicados na “Plataforma de Gestão do Desporto Escolar”. A direção do agrupamento ou escola não agrupada deve, igualmente, fazer refletir na componente não letiva dos professores responsáveis por Grupos-Equipa participantes em quadros competitivos de grande dimensão, a distribuição adequada como compensação dos dias de competição;
    7.1. O crédito (tempos letivos) atribuído para treino deverá ser distribuído em 2 momentos semanais de treino para o nível II e 3 momentos para o nível III. Excecionalmente, a CLDE poderá autorizar um único momento de treino em modalidades como Surf, Vela, Canoagem, BTT, etc.
    7.2. Professores com 2 Grupos-Equipa não poderão marcar treinos em horários sobrepostos.

    Na comunicação entre as escolas e as diferentes estruturas de coordenação do Desporto Escolar do Ministério da Educação, será dado privilégio ao correio eletrónico institucional.
    Publicado a 20/11/2017, 14:54 por José Guilherme Basto
  • Regulamento Geral de Provas 2017-2018
    O Regulamento Geral de Provas para 2017-2018 já se encontra disponível para consulta.
     Consulte o Regulamento Geral de Provas 2017-2018.
    Publicado a 24/10/2017, 03:18 por José Guilherme Basto
  • Regulamento do programa do Desporto Escolar 2017-2018
    O Regulamento do Programa do Desporto Escolar para 2017-2018 já se encontra disponível para consulta.

    Destacamos os seguintes artigos:

    Artigo 10.º - Constituição do Grupo-Equipa:
    (...)
    2 - Respeitando o número mínimo de alunos, representado no quadro anterior, a constituição do Grupo-Equipa e sua inscrição na plataforma do Desporto Escolar tem ainda que respeitar o número mínimo de 12 (doze) alunos matriculados no agrupamento de escolas ou escola não agrupada, ao qual pertence.

    Artigo 11.º - Escalões etários das competições:
    1 - Os alunos participantes nas várias competições do Desporto Escolar distribuem-se por escalões etários, de acordo com o seguinte quadro:
     INFANTIL A (SUB 11)  2007 a 2009
     INFANTIL B (SUB 13)  2005 e 2006
     INICIADO (SUB 15)  2003 e 2004
     JUVENIL (SUB 18)  2000 a 2002
     JÚNIOR (SUB 21)  1996 a 1999
    2 - Só é permitida a inscrição de alunos praticantes no escalão júnior (Sub 21) nas modalidades de Boccia, Goalball e Desportos Adaptados (na disciplina de Multiatividades).
    3 - Os alunos praticantes do escalão de júnior (Sub 21) podem participar nos Projetos Complementares que contemplem, em algumas das suas fases, a participação de alunos deste escalão.

    Artigo 12.º - Inscrição nas funções complementares:
    (...)
    6 – Para as funções de alunos juízes-árbitros ou alunos dirigentes é permitida a inscrição de alunos até ao escalão júnior (Sub 21).

    Artigo 13.º - Participação dos alunos:
    (...)
    4 - Durante o ano letivo, na fase local, os alunos poderão estar inscritos e participar em dois Grupos-Equipa de modalidades distintas. Nas restantes fases, os alunos só poderão participar numa das modalidades.

    Artigo 14.º - Protocolo entre Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas:
    (...)
    2 - O aluno só pode representar outro agrupamento de escolas ou escola não agrupada através de protocolo numa única modalidade.
    3 - A escola de origem deve informar a CLDE dos protocolos estabelecidos, até 5 dias úteis após a sua formalização.

    Artigo 17.º - Gestão técnica e pedagógica dos Clubes do Desporto Escolar:
    (...)
    5 - É permitida a colaboração na gestão do Grupo-Equipa por parte de alunos do ensino superior que estejam a realizar o estágio pedagógico no estabelecimento de ensino que o Grupo-Equipa representa, não podendo em qualquer circunstância substituir o docente responsável pelo Grupo-Equipa.
    Publicado a 09/10/2017, 14:44 por José Guilherme Basto
  • Semana Europeia do desporto 2017

    Em 2017, a Semana Europeia do Desporto decorre entre 23 e 30 de setembro com o objetivo de promover o desporto e atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a todas a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física.
    Os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e no desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis.
    Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto tem reservado um dia exclusivamente dedicado às Escolas, a exemplo do que acontece noutros Estados-Membros da União Europeia.
    Para mais informações e formulário de avaliação clique AQUI.
    Publicado a 21/09/2017, 10:08 por José Guilherme Basto
  • Programa do Desporto Escolar 2017/2021
    O Programa do Desporto Escolar para o próximo quadriénio já se encontra disponível para consulta.
    Publicado a 13/09/2017, 11:37 por José Guilherme Basto
  • Candidaturas aos Grupos-Equipa nível III e aos Centros de Formação Desportiva (CFD)
    CANDIDATURA AOS GRUPOS-EQUIPAS NÍVEL III
    O processo de candidatura aos grupos-equipa de Nível III, estará disponível na página eletrónica da Direção-Geral da Educação (http://area.dge.mec.pt/fcnivel3/) até 3 de agosto 2017.
    Para a candidatura aos grupos-equipa de Nível III, consultar (em anexo):

    CANDIDATURA AOS CENTROS DE FORMAÇÃO DESPORTIVA
    O processo de candidatura aos Centros de Formação Desportiva (CFD) estará disponível na página eletrónica da Direção-Geral da Educação (http://www.dge.mec.pt) até 3 de agosto 2017.
    Neste sentido, deverão os(as) colegas preencher o formulário disponibilizado no referido site e enviar simultaneamente para cnde@dge.mec.pt , em conformidade com Regulamento de Candidatura à constituição dos CFD.
    Publicado a 28/07/2017, 15:06 por José Guilherme Basto
A mostrar mensagens 1 - 10 de 236. Ver mais »

ACTUALIZAÇÃO DE RESULTADOS

A mostrar 18 ficheiros da página Resultados.