O Laboratório de Automação Predial



Destaques:

Justa homenagem a nosso mestre

       
A 'Revista Mineira de Engenharia' da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) publicou, em sua 16ª edição, uma reportagem sobre o coordenador do LAP, Professor Rispoli, entitulada 'Passados quase 40 anos de docência, ele continua apostando na motivação dos alunos', na seção Mestres da Engenharia.
        Nesta matéria, descreve-se a trajetória profissional do Professor, suas ideias a respeito de manter os alunos motivados e dentre outros temas relevantes
, a importância de laboratórios para a formação de profissionais plenos e que saibam trabalhar em equipe.
        A equipe do LAP sente-se orgulhosa em conviver com o Professor que, além de ensinar e motivar, tornou-se um grande amigo e contribui diariamente para nosso efetivo crescimento, atentando para a visão global da engenharia e o desenvolvimento de projetos que sejam realmente úteis para a sociedade.
       
Link para a revista digital (a reportagem está nas páginas 20 e 21): clique aqui
        


1º Ciclo de Mini-cursos do Laboratório de Automação Predial:

      
No dia 11/12/2012 foi realizado o primeiro Ciclo de Mini-cursos no LAP, abordando os temas 'Noções gerais e cuidados relativos a Instalações Elétricas Residenciais', 'Gestão de pequenos projetos' e ' Noções gerais sobre microcontroladores'. Os integrantes do LAP já estão preparando novos mini-cursos para este período. Em breve mais novidades.


VI Mostra de Profissões da UFOP:

     
No dia 1º de dezembro de 2012, os integrantes do LAP participaram da 'VI Mostra de Profissões da UFOP', apresentando, no próprio laboratório, os projetos em desenvolvimento bem como informações gerais relacionadas aos cursos de graduação da Escola de Minas para alunos do ensino médio de várias cidades do Brasil.    
     
                                       Foto: Integrantes do LAP durante a Mostra.


IV Encontro de Saberes da UFOP:
        
       Nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2012, integrantes do LAP apresentaram os resultados de seus trabalhos de pesquisa e pró-ativa no 'IV Encontro de Saberes' da UFOP. Os trabalhos pró-ativa foram apresentados na 'V Mostra Pró-Ativa da UFOP', além da apresentação de um trabalho de Inciação Científica no 'XX Seminário de Inciação Científica (SIC) da UFOP'. O LAP foi contemplado com um total de quatro projetos pró-ativa integrando alunos das Engenharias de Controle e Automação, Civil, Produção e Arquitetura e Urbanismo, os quais foram elogiados pela comissão de avaliadores.

                                                Foto: Integrantes do LAP
no 'IV Encontro de Saberes'.

Reportagem da Tv UFOP a respeito do projeto 'Power Color Control System 2.0', desenvolvido no Laboratório de Automação Predial pelos alunos Rúben e Thiago:

Projeto desenvolvido no LAP



Tendência: veja o que está chegando em relação a conforto residencial e interatividade, o chamado 'vidro eletrônico':

Um dia feito de vidro - parte 1

Um dia feito de vidro - parte 2


     
 
Sobre o Laboratório  
 
      Localizado no prédio de Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o Laboratório de Automação Predial do Departamento de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais (DECAT) da Escola de Minas tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionados ao conceito de Edifícios Inteligentes, gerando oportunidade de enriquecimento da formação acadêmica para alunos dos cursos de Arquitetura, Engenharias Civil, de Controle e Automação, de Produção, Ambiental e Museologia.

    O Laboratório ainda é conhecido como Laboratório de Instalações Elétricas, Luminotécnica e Telecomunicações. Contudo, a Automação Predial é a área que agrega todos os valores acima citados, sendo este o motivo da mudança de nomenclatura.

    As pesquisas desenvolvidas relacionam-se a Sustentabilidade, Eficiência Energética, Climatização de Ambientes, Iluminação Residencial, Comercial e de Monumentos, desenvolvendo-se projetos que representem soluções inteligentes para determinada necessidade.

    No Laboratório também são ministradas disciplinas de graduação do DECAT, a saber: Instalações Prediais, Instalações Industriais, Instalações Elétricas Industriais, Projeto de Instalações Elétricas, Projetos de Telefonia, Projetos de Iluminação e Iluminação de Museus . Devido a suas características e materiais disponíveis, o Laboratório é ideal para aulas de aplicação, de modo que os conceitos teóricos podem ser aprofundados e exemplificados de forma prática.

    Os responsáveis pelo Laboratório, coordenadores dos projetos e professores das disciplinas de graduação acima citadas são os Professores Dr. Luiz Fernando Rispoli Alves, Dr. Paulo Marcos de Barros Monteiro e Dr. Sávio Augusto Lopes da Silva.

    O Laboratório conta com o apoio da Universidade no que se refere a viabilização de projetos e possui ainda, como grande aliada, a Fundação Gorceix, a qual também financia pesquisas e fornece bolsas para alunos envolvidos com as atividades do mesmo.