Perguntas & Respostas

Este site foi criado para orientar os estudantes de Relações Internacionais da FASM sobre como entender, realizar e documentar atividades complementares.

O que são Atividades Complementares?

São atividades extracurriculares que se destinam a aprofundar, ilustrar e exercitar os conteúdos discutidos e ensinados em sala de aula ou nas atividades curriculares. (Resolução CNE/CES no. 2/2007)

Qual é a obrigatoriedade?

As atividades complementares são obrigatórias a todos os alunos, a partir da turma do Primeiro Semestre de 2008 inclusive.


Que atividades podem ser feitas?

O site da FASM (Área do Aluno, Atividades Complementares) apresenta a relação de atividades aceitas como complementares.


Quantas horas são necessárias?

Para cumprimento do bacharelado, o MEC exige um total de 100 (cem) horas de atividades complementares.


Quanto posso fazer de cada atividade?

Você encontrará nesse site uma tabela com os tempos máximos por atividade complementar. (Tabela de Atividades)


Como registrar?

O aluno deve preencher o formulário via site da FASM , sendo obrigatório anexar uma imagem que comprove a realização daquela atividade. A imagem pode ser em .jpg, .jpeg ou .pdf e deverá ter tamanho inferior a 2 MB.

Quem avalia?
A FASM determina um professor responsável que revisa as atividades postadas, os comprovantes e as justificativas. A atividade pode ser aprovada integralmente, parcialmente, ser questionada ou recusada.

Como saber se as horas estão sendo atingidas?

O site da FASM (Área do Aluno) acumula essas informações, mostrando quantas horas foram completadas.

O que é o Registro de Atividades Complementares (“Passaporte¨)?

É um instrumento criado para facilitar o registro de atividades que não emitem comprovante nominal de participação como cinemas, videoclubes, teatros, exposições etc..

Como deve ser usado o “Passaporte” ?

O aluno deve preencher as páginas, solicitar o carimbo da instituição onde foi realizada a atividade e guardar o(s) comprovante(s) da(s) atividade(s). Esta(s) página(s) deverão ser transcritas no site da FASM com a imagem comprobatória. O aluno deve manter o original para eventuais esclarecimentos.