BEM VINDO! BEM VINDA!

Este é um espaço de socialização e discussão das problemáticas enfrentadas pelos moradores e moradoras da Linha Férrea da Mata Sul de Pernambuco .

Tem a missão de visibilizar a luta dos moradores e das moradoras próximos aos trilhos da Rede Ferroviária Federal eixo Recife-Sul.

Nós, representantes das 4.500 famílias dos municípios de Palmares, Maraial, Jaqueira, Catende, Joaquim Nabuco, Gameleira, Ribeirão e Escada, somando-se mais de 20 mil pessoas, ameaçadas de despejo judicial por ações propostas pelo DNIT / Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres e a Empresa Transnordestina Logística, vimos DENUNCIAR AO PÚBLICO EM GERAL o descaso com que vem sendo tratada a questão da moradia e da mobilidade urbana nas cidades cortadas pelos trilhos da Rede Ferroviária Federal eixo Recife-Sul.

  • A falsa ideia de revitalização da antiga Linha Férrea para implantação de empreendimento empresarial da Transnordestina atinge as cidades de Palmares, São Benedito do Sul, Maraial, Jaqueira, Catende, Joaquim Nabuco, Gameleira, Ribeirão, Escada e Cabo de Santo Agostinho prejudicando gravemente a paz e tranquilidade da população residente há décadas com despejos que agravam, ainda, mais, a questão urbana de moradia.
  • Os moradores tendo, em sua maior parte, a construção de moradias autorizada, há mais de 30 anos na área considerada faixa de domínio da Rede Ferroviária, pagando impostos regulares, tendo, inclusive escrituras de seus imóveis, estão progressivamente recebendo ordens judiciais de derrubadas de suas casas sem direito à indenização.
  • Nas muitas audiências entre as partes envolvidas nos anos de 2014 a 2016, foram constatados que NÃO há Projeto de revitalização para este trecho Recife-Sul da ferrovia, e que o projeto de empreendimento com trens de cargas de até 120 vagões carregados com minérios e produtos insalubres, fora devidamente equacionado no projeto a passar por fora das cidades.

ASSIM, CONSIDERANDO QUE NÃO SOMOS INVASORES, REIVINDICAMOS DO DNIT / GOVERNO FEDERAL:

1. Sendo o DNIT litisconsorte ativo das ações judiciais de reintegração de posse, desista das ações de execução em andamento a fim de encontrar soluções para as famílias atingidas;

2. Que NÃO sejam propostas novas ações judiciais contra moradores, enquanto não houver garantia das moradias das famílias atingidas;

3. Seja considerado o pedido dos Prefeitos da região de erradicação dos trilhos do tronco que passa no interior das cidades de Escada, Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco, Palmares, Catende, Jaqueira e Maraial.

Palmares, 23 de Agosto de 2019