Cursos‎ > ‎

Quilling



Quilling - Terapia com papéis

Venha brincar

Oficina para todas as idades


O que é Quilling?

O Quilling ou “filigrana de papel” é a arte de enrolar tiras estreitas de papel, em formas de rolo ou círculos, moldadas e coladas para criar diversas formas, criando-se desenhos artísticos. As tiras são enroladas por meio de uma ferramenta especial (caneta com uma fenda  na extremidade) e depois, com a pressão dos dedos, é dada a forma desejada. Por fim, podem-se colar as formas, delicadamente, em um objeto(caixa, por exemplo, ou um porta retrato) ou uma carta.

A versão moderna foi inspirada dos filigranas de metal e afrescos italianos e franceses das catedrais da idade média. A palavra filigrana (do latim filunn que significa fio e granum; grão) é usada para designar as jóias e objetos em ouro e prata feitos com fios de aspecto retorcido ou granulados e retoma a técnica francesa “filigree” para decorar objetos religiosos.

O nome Quilling foi adotado quando o trabalho em filigree se espalhou pelas colônias americanas e talvez foi assim chamado porque os rolinhos e círculos eram feitos com penas de gansos “quills”do inglês, já que na inglaterra a técnica era praticada somente por senhoras ricas, uma vez que o papel era um artigo de luxo na época.


                     

           Quadro religioso com moldura
             em filigree século XIX                                                   Exemplos de aplicações atuais do Quilling


 Quilling para Scrapbook

O Nosso Material



Trabalhando na oficina de Quilling