Arte Terapia-Mandalas


MANDALA - ARTE COMO TERAPIA

        Para Tok Arte  as Mandalas estão presente no universo feminino , onde forma, cor e Materiais combinados esteticamente  além de compor um espaço gráfico, cumprem a função de desenvolver  nosso lado criativo e projeta. O jeito de ser de cada um.

        Mandala  do sânscrito seria para os orientais uma forma circular que através de símbolos e cores  adquirem um significado .

 Nosso mundo  é repleto de  formas circulares. Todas as culturas, desde os primórdios   deixaram  gravados símbolos  e formas  do seu tempo.

 O sol seria talvez  o símbolo mais representado desde o homem das cavernas, no Egito como deus, na pedra do sol  do calendário asteca, e também nos mantos e  couros indígenas em forma de mandalas.

Estes medalhões graficamente coordenados com diferentes formas, cores  e materiais  se tornaram esteticamente usados na China e na Índia como adorno. Como símbolo ritualístico de algumas culturas na representação dos labirintos e da mitologia.

    Para os orientais são formas delicadas de geométricos e florais   que fizeram parte de Objetos estéticos como pratos, vasos e frisos.

Na Índia, as mandalas são representações

gráficas de energia interior. A roda da vida em movimento.

Alguns autores colocam  as mandalas como

representações dos chacras  e pontos de energia.

Na Grécia e Roma  encontramos  pisos e painéis em forma de mosaicos .

Nas Catedrais do mundo todo estão representadas como  rosáceas  em lindos vitrais  , por ser restauradora de peças sacras minha logomarca é uma rosácea com a rosa dos alquimistas  (símbolo de pesquisadora de materiais ) é nosso folder eo teto do atelier

          Para Jung  , em seu encontro com as mandalas ele a  direciona para um momento de encontro  e  transformação interna  passa a ser um momento de crescimento  pessoal .

          Para Tok Arte  as mandalas estão presente no universo feminino , onde forma  , cor e materiais combinados esteticamente  além de Compor um espaço gráfico , cumpre a função  de desenvolver  nosso lado criativo e projeta O jeito de ser de cada um .

            Elas  estão  presentes em  espelhos , peças de gesso resina  madeira    , em jóias e  bijouterias em pisos e mosaicos .e paínéis .

           É    começarmos a olhar  e através do conhecimento reconhece-las . Há um avanço no campo da cromoterapia , da  antroposofia  , da Radiestesia , Homeopatia , e da arte como terapia.

                Num momento onde as pessoas procuram cada vez mais  se equilibrar e utilizar formas de crescer espiritualmente , eu acredito que ao utilizar a  Arte como meio de expressão e criatividade  há uma oportunidade de sua vidas

                Ficarem mais  coloridas  e enxergarem seu mundo  de outra forma , fazer da arte uma terapia  é uma opção que acredito e abro meu espaço   para todos que quiserem   se descobrir capazes.


Inês de Castro Nowacki Gomes –

Prof de História  Da Arte . Restauradora de objetos de arte e imagens sacras  e estudos em Taoísmo , Antroposofia   e  psicologia transpessoal 

 

CURSO PINTANDO VITRAIS EM MANDALAS DE VIDRO





           Faça você a sua mandala


        Concretizar de sua energia criativa através dos cinco elementos


        usando afrescos, colagens ,montagens  de materiais alternativos em telas circulares de vários tamanhos(30,60 e 90 cm de diam)


        Técnica livre – pintura em tinta acrílica, óleo ou aquarela , decoupage., espatulados

 

        Quando: agende um horário

 

       Profª Inês Gomes

         Inscrições abertas!!


Monte seu grupo de amigos ou agende uma aula individual
!!!




Algumas imagens da oficina pintando mandalas minsitrada pela Tok Arte para 40 pessoas no Clube Curitibano - Curitiba

Oficina Pintando Mandalas Clube Curitibano