Astrônomo por um Mês


Grupos compostos de alunos do Ensino Médio junto com um professor responsável elaboram projetos de observação por meio de telescópios para estudo sistemático de um corpo ou fenômeno celeste específico. Os projetos são submetidos a Observatórios parceiros, os quais avaliarão e selecionarão um deles a partir de critérios de julgamento. O projeto escolhido será executado por algumas noites (ou dias) ao longo de um mês pelo próprio grupo vencedor, incluindo um treinamento local.


Quem pode participar?

Grupos de até 4 pessoas: 1 professor responsável com 3 alunos de escolas púbicas ou particulares do Ensino Médio (não há limite na quantidade de projetos para cada grupo).


Como participar?

Cada grupo, representado pelo professor responsável, encaminha um Projeto de Observação (PO) para ser executado no Observatório Parceiro de sua escolha. Os projetos serão avaliados e apenas um será selecionado (semelhante aos grandes observatórios do mundo quando selecionam projetos de astrônomos profissionais).


Como escrever o PO?

O grupo deve levar em conta os instrumentos existentes nas dependências do Observatório Parceiro escolhido ao escrever seu Projeto de Observação. Também deve escolher um astro de estudo ou fenômeno celeste dentro dos objetivos de sua pesquisa e do período que lhe será concedido (quatro noites, ou dias).