A Associação Dá-me a Tua Mão (ADTM), legalmente constituída, por escritura pública de 23 de em Março de 2005, é uma instituição de ajuda humanitária sem fins lucrativos, conforme publicado no nº 81, de 26.04.2006, do Diário da República – III série – 8354-(7).
Estamos sediados no concelho do Seixal, mais exactamente na localidade de Arrentela, onde nascemos.
Somos uma associação nascida da vontade de um conjunto de pessoas cristãs católicas e temos no nosso ADN a matriz social da Igreja Católica, que procuramos cumprir no dia a dia do nosso trabalho humanitário e solidário, procurando que cada homem, mulher ou criança se desenvolva na sã convivência de valores e objectivos de vida, com vista ao crescimento e desenvolvimento integral de cada pessoa e da comunidade globalmente considerada.
A ADTM pretende ser um catalisador de vontades e fermento de humanidade e respeito mútuo, a partir da integração de voluntários de qualquer origem, crença religiosa ou opção político-filosófica, do seu nível de habilitações, formação ou conhecimentos, da sua condição económico-social.
O QUE FAZEMOS
Distribuição de Alimentos
Volta Solidária Diária (VSD) - Em todos os dias do ano;
Com a participação de equipas de voluntários.
Apoio Alimentar (cabazes) - Semanal e alternadamente, a dois grupos de carenciados;
Com a participação de voluntários.
A distribuição está sempre dependente de terceiros, variando as quantidades, consoante os alimentos que são doados à Associação.
- Volta Solidária Diária: Apoio composto por sopa, sandes, pão e bolos preparados por voluntários ou doados por parceiros. A equipa de voluntários destacada para cada dia da semana, inicia a sua acção de acordo com a disponibilidade dos elementos da equipa.
Assim, indicamos de seguida os horários de início de cada uma das Voltas Solidárias Diárias:
Domingo > > > >início às 19h00;
2ª feira> > >início às 20h30;
3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira >início às 21h00;
Sábado > > >>> início às 19h00.
A distribuição do apoio é feito em pontos predefinidos, onde as pessoas carenciadas, já devidamente sinalizadas, identificadas e avaliadas pelos serviços de acção social, se dirigem, aguardando a passagem da carrinha da Volta Solidária Diária.
- Distribuição de apoio alimentar (cabazes): esta distribuição é realizada a partir dos bens alimentares fornecidos pelo Banco Alimentar (essencialmente produtos frescos, todas as semanas) e uma vez por mês mercearia e alimentos processados (enlatados, bolachas, massas, arroz, legumes, leite, azeite, óleo, etc). A distribuição é feita todas as quintas e sextas-feiras nas instalações da ADTM (Centro Paroquial de Arrentela - Edifício do Mirabola).
Ao conjunto das pessoas apoiadas pela associação é fornecido apoio alimentar quinzenalmente, uma vez que a totalidade das pessoas se encontra dividida em dois grupos que são atendidos de forma alternada em cada semana.
- Distribuição de bens não alimentícios
Por norma, este tipo de bens são doados por amigos, familiares e vizinhos dos Voluntários. A verificação do estado, logística e distribuição dos mesmos, como por exemplo vestuário e calçado, são da responsabilidade da pessoa que os recebe e por sua vez da cada equipa a que pertence. No entanto este não é o core da nossa missão, pelo que tentamos reencaminhar para outras associações sempre que possível, com excepção de cobertores e agasalhos.
MISSÃO
A nossa missão funda-se no OUTRO.
Ir ao seu encontro, conhecê-lo, envolvê-lo, ajudá-lo a reconhecer as suas qualidades e a combater as suas incapacidades, incentivando-o a vencer as dificuldades e a encontrar as suas próprias estratégias para atingir e ultrapassar os seus objectivos é o que nos move.
Parafraseando o provérbio chinês, mais do que dar o peixe, interessa-nos que cada pessoa aprenda a pescar, fazendo o seu próprio caminho de forma responsável, livre e independente.
VALORES
Os valores cristãos são o pilar da vida e do trabalho da ADTM.
A Caridade, entendida como acção de amor ao outro e não como simples gesto de apoio material vazio de espiritualidade e transcendência, é a argamassa que solidifica a nossa acção de cada dia, todos os dias.
Cada homem integra em si mesmo todas os valores que o tornam único e irrepetível, merecedor de respeito a toda a prova, dignidade inviolável, liberdade e capacidade para agir por si a todo o momento.
É fundados nesse respeito, dignidade, liberdade e capacidade de interpretar a sua própria vida, que interagimos com cada um daqueles que apoiamos diariamente, procurando aprender e ensinar num quadro de interacção e reciprocidade contínua.
O compromisso da ADTM, e dos seus voluntários, é acima de tudo de SERVIÇO AO OUTRO.
Serviço entendido como gesto de doação sem contrapartidas nem benesses.
A experiência ensina-nos a perceber que o que damos com generosidade e desprendimento, recebemos em dobro em carinho e gestos de sensibilidade e gratidão.
Apoiamos cada pessoa na sua individualidade específica e procuramos ser justos para com cada indivíduo ou cada família com dificuldades básicas de subsistência;
Entendemos cada pessoa enquadrada num determinado contexto e tentamos transmitir conceitos de auto-confiança e dinamismo capazes de levar à transformação das vidas e não ao acomodamento e à passividade duma espera por algo de bom. Para nós o princípio é: o caminho faz-se caminhando!
Semanalmente, é feita a distribuição de um cabaz alimentar com outros géneros alimentícios;
Procuramos conhecer a realidade de cada indivíduo, grupo ou família, para melhor podermos ajudar;
Solicitamos ajuda a terceiros, de forma a poder prestar um melhor apoio;
Assumimos a responsabilidade na angariação, recolha, logística e distribuição de alimentos e outros recursos que estejam ao nosso alcance;
Combatemos a fraude e a mentira, de modo que cada um assuma a sua quota parte de intervenção social com dignidade e resiliência comunitária;
Não desistimos.
Local e abrangência de apoios
O nosso circuito diário alarga-se a diversas localidades no concelho do Seixal e vai ao encontro de pessoas que se encontram em situações de grave carência social e económica. O nosso público-alvo são famílias e indivíduos, de várias idades, género, diferentes nacionalidades, condição social e preferência religiosa.
Não fazemos distinções, nem excluímos ninguém!
Identificação de situações de carência
As pessoas a quem prestamos apoio estão identificadas por instituições e assistentes sociais. A entrega diária de alimentos, bem como, a distribuição semanal de alimentos provenientes do Banco Alimentar e de outros parceiros é feita de acordo com a situação de carência de cada pessoa ou família.
Parte dos indivíduos que auxiliamos não têm habitação própria e vivem sem condições dignas.
As muitas tarefas diárias da Associação são garantidas pelo nosso grupo de voluntários e graças ao apoio e colaboração de muitas outras pessoas, singulares e colectivas.