Ana Paula Avelar

Nota biobibliográfica EAs.FLUL 2010
 
 
 
 
                      Ana Paula Avelar
 
 

Professora convidada na Licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta, tendo obtido a Agregação em História Moderna no ano de 2006 e o seu Doutoramento na mesma área em 2000. Lecciona em cursos de graduação e de pós-graduação, tendo orientado várias teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. É membro da Academia Portuguesa de História, da Academia de Marinha e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

É autora de vários ensaios e livros na área dos Estudos Asiáticos, da História da Expansão, e da Cultura Portuguesa, entre os quais se destacam Fernão Lopes de Castanheda, cronista do governador Nuno da Cunha? (Cosmos, 1999), Visões do Oriente - formas de sentir do Portugal do século XVI (Colibri, 2002), Figurações da Alteridade na cronística da Expansão (Universidade Aberta, 2003), D. João III - O Piedoso (Academia Portuguesa de História, 2009) e Representações de um “Mundo Novo” no Portugal de Quinhentos (Cosmos, a sair em 2010).  Recebeu dois prémios atribuídos pela Fundação Oriente a livros de ensaios seus.

Actualmente prepara a edição crítica da obra completa de Fernão Lopes de Castanheda, a ser publicada pela Imprensa Nacional -Casa da Moeda.

 
 
Disciplinas a leccionar em Estudos Asiáticos
2010/2011
Em 2010-11 colaborou na leccionação de Fontes e Métodos dos Estudos Asiáticos.
 
Comments