Entrevista ZDB Ciclo "Cinema no Terraço"
Daniela Ribeiro - responsável pelo ciclo ZDB "Cinema no Terraço"

Arte Projectada - Foi difícil a escolha da programação para o projecto Cinema no Terraço?

Daniela Ribeiro (ZDB) - A programação do ciclo foi da responsabilidade da equipa da ZDB Muzique, numa relação de proximidade com a programação de música. Há algum tempo que queríamos apresentar estes trabalhos. Alguns dos contactos foram efectuados há mais mais de um ano, como no caso do Nestor Frenkel, realizador de "Buscando a Reynols". Tencionamos apresentar mais trabalhos, noutros formatos, documentário, ficção, procurando alargando o âmbito das nossas actividades. Neste mês de Setembro estamos a apresentar médias e curtas-metragens portuguesas que de outra forma se perderiam nas gavetas dos realizadores. Estes são trabalhos de artistas que achamos pertinentes no panorama do cinema português actual e será uma nova forma de os mostrar ao público num sítio aconchegante e confortável que é o terraço. Para além da exibição haverá algumas surpresas (churrascos, DJ set, etc)

Arte Projectada- Três estreias nacionais, a presença de um realizador, e uma estreia em Lisboa. Como foi a adesão ao projecto? 

Daniela Ribeiro (ZDB) -Correu muito bem. Todos os realizadores demonstraram uma abertura enorme para com o projecto, cedendo os direitos de exibição sem contrapartidas suplementares. Por outro lado, tivemos também de fazer algumas cedências, como projectar os filmes em DVD e não no formato original. Por parte do público a adesão foi muito boa. As sessões esgotaram sempre na primeira exibição e, inclusive, tivemos de repor dois dos filmes exibidos. O terraço é um espaço muito bonito, os filmes bons, e é uma oportunidade muito especial poder assistir a uma sessão de cinema num cenário destes.

Arte Projectada - O cinema na ZDB veio para ficar?

Daniela Ribeiro (ZDB) - O cinema no terraço irá continuar este mês de Setembro com um novo ciclo. Nele incluímos trabalhos recentes (algumas estreias) de novos realizadores portugueses como Gabriel Abrantes, André Gil Mata e Sérgio Cruz.

Para mais informações sobre a programação do ciclo ZDB Cinema no Terraço, clica no link: http://www.zedosbois.org/zdbmuzique/index.htm