Dicas para pintura à óleo

Voltar à Página Principal

Terebentina + óleo de linhaça.

Essa mistura é recomendada para uso com a tinta óleo facilitando seu manuseio, acelerar a secagem e dar brilho a tinta. Esta mistura é muito utilizada na França. Experiemente usar essa medida. 1 colheres de sopa de terebentina + 1 colher de óleo de linhaça + cinco gotas de secante de cobalto. Não utilize quantidade acima de cinco gotas de secante, caso contrário com o tempo irá craquelar sua pintura.

 

 

Misturas

Nunca misture tintas a óleo com tintas acrílicas ou nunca pinte com acrílicas sobre o óleo. Use mediuns e/ ou solventes para alterar características como fluidez, transparência, brilho ou tempo de secagem. Use vernizes para proteção, após seis meses de terminado o trabalho. Tintas a óleo podem amarelar quando secas no escuro. Deixe-as secarem em um ambiente com condições normais, evitando a luz direta do Sol, alto nível de umidade ou qualquer outra condição extrema.

  

Secante de Cobalto

Secante de Cobalto - Acelera o tempo da secagem da tinta a óleo. Deve ser utilizado em pequenas quantidades, pois altera o brilho e a fixação da tinta, podendo causar descascamento da pintura. Resumindo: se você colocar secante demais na sua pintura, com o tempo ela irá craquelar.

 

Para fazer traços finos ou assinar seu trabalho.

Para fazer traços finos utilize o pincel série 308, número 0. A técnica adequada é muito treinamento.