Página inicial

Educação a Distância (O que precisamos saber antes de nos matricularmos em um curso de EAD?)

 

Segundo o Ministério da Educação, como os alunos e professores estão separados, física ou temporariamente nessa modalidade de ensino, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Ela pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior, conforme a legislação específica que a regula.

Antes de se decidir por um curso a distância é fundamental avaliar as opções.  Nesse sentido, vale a pena ler o documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que ele indica o que você tem direito de saber antes de se matricular:

 

- Métodos de ensino da universidade;

- Tecnologias usadas;

- O tipo de material didático usado;

- Os tipos de interação disponíveis;

- Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas;

 

Outra medida importante é verificar se a instituição está credenciada, se é reconhecida e se já foi fiscalizada. Para isso, basta pesquisar no site www.siead.mec.gov.br , que traz as instituições que oferecem graduação e pós lato sensu a distância.

Link do documento Referencias de Qualidades para a Educação Superior a Distância: www.portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf.