Perispírito

Sérgio Biagi Gregório

1) O que é o perispírito?

Perispírito é o elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Tal qual a semente possui o perisperma, o Espírito, por comparação, possui o perispírito.

2) Como se forma o perispírito?

O perispírito se forma do fluido universal de cada globo. Conforme o teor evolutivo do Espírito, ele tomará, deste fluido, as partes mais condensadas ou mais rarefeitas. Por esta razão, cada Espírito terá o seu perispírito, com peso especifico próprio, diferente de todos os outros.

3) O perispírito tem forma?

A forma do perispírito é a forma humana. Contudo, ela pode ser modificada conforme o arbítrio do Espírito.

4) Quando se vê um Espírito, vê-se o Espírito ou o perispírito?

A vidência mostra a realidade do Espírito. É por ela que aprendemos que o Espírito é sempre um todo e não pode estar separado do corpo físico ou do corpo espiritual. Quando vemos um Espírito, vemo-lo com o seu perispírito, pois é este que dá forma ao Espírito propriamente dito.

5) Por que a solução de muitos problemas de nossa vida está no perispírito?

O perispírito é o molde do corpo físico. Ele pode ser entendido como um campo mental do Espírito. Nesse campo mental estão registradas todas as nossas ações passadas, tanto as boas quanto as más. Nesse sentido, todos os excessos que cometermos nesta existência poderão danificar esse campo mental. Numa próxima encarnação poderemos vir com ele manchado, como doença, como uma prova a suportar etc.

6) Nos mundos mais evoluídos, o perispírito desaparece?

Não. Por uma simples razão: o universo é composto de dois princípios, que são o Espírito e a matéria. Como o perispírito é matéria, por mais tênue que se torne, ainda será matéria e fará parte do Espírito. É possível que, por ser demasiado rarefeito, se pense que não exista mais matéria, que tenha se extinguido.

7) Quando passamos de um mundo para outro, levamos o perispírito?

Allan Kardec diz-nos que ao deixarmos, por exemplo, o planeta Terra e reencarnarmos em Júpiter, deixamos o perispírito aqui e tomamos outro do planeta Júpiter. Como isso é possível?

8) A sede da memória está localizada no Espírito ou no perispírito?

No Espírito. Suponha, por exemplo, a mudança de perispírito. Se deixarmos o nosso perispírito neste planeta e reencarnamos em outro, como manteríamos a memória?

Fonte de Consulta


KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995.

KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo:Lake, [s.d.p.]

(Reunião de 14/03/2009)

Em forma de palestra: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/perispirito.htm

Faça Cursos 24h Online: Lista dos Cursos

Comments