Apresentação

A APPACDM da Maia - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, é uma instituição particular de solidariedade social que presta serviços a cidadãos com deficiência mental, promovendo a sua integração na sociedade e apoiando as suas famílias.
 
A sua génese remonta à APADIM, criada em março de 1981, sendo mais tarde integrada na APPACDM do Porto. Em 2004 adquire a sua autonomia enquanto APPACDM da Maia.
 
Com sede em S. Pedro de Avioso, onde funciona um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), dispõe ainda de outro CAO, em Vermoim. Estes espaços  são estruturas de apoio ocupacional para maiores de dezasseis anos que não conseguiram outra forma de integração social, e que aqui desenvolvem diversas atividades adaptadas às suas capacidades cognitivas e psicomotoras, nomeadamente: Educação Musical, Educação Física, Boccia, Musculação, Natação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Artesanato, Hidromassagem, Expressão Corporal, Snoezelen e Treino de competências sociais.
 
No total, são 43 os utentes que frequentam a instituição, apoiados por uma equipa de 19 colaboradores e 3 viaturas de transporte.
 
A APPACDM da Maia trabalha ainda para que os utentes mais autónomos possam desenvolver atividades fora da instituição, tendo já celebrado um protocolo com o Jardim Zoológico da Maia, esperando-se, no futuro, estabelecer novas parcerias.
Em abril de 2011 a associação obteve a Certificação de Qualidade pelo referencial europeu EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), prova inequívoca do seu empenho em melhorar constantemente o nível dos serviços prestados.

Atualmente, o grande objetivo da APPACDM da Maia é concluir com êxito a construção do Lar Residencial em Vila Nova da Telha, contando para isso com a solidariedade de todos os que se queiram unir a esta causa.

Missão

Defender e promover os interesses e satisfação das necessidades das pessoas com deficiência mental em todas as áreas da sua vida.

Visão

Ser um espaço aberto à diferença marcado pela excelência de serviços direcionados à pessoa com deficiência mental do concelho da Maia e limítrofes.

Valores

Solidariedade; Respeito; Responsabilidade Social; Igualdade; Cooperação; Participação
Comments