20º Aniversário da APOIAR

Publicado a 27/02/2014, 01:31 por Associação APOIAR
Associação APOIAR: Há 20 anos a tratar o Stress de Guerra


A APOIAR Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas do Stress de Guerra comemora, em 2014, 20 anos a proteger os homens que, lutando na guerra colonial, hoje têm pouca ou insuficiente proteção e ainda menos reconhecimento oficial, rápido, evidente e manifestado com o reconhecimento que tais homens merecem. Nesta data, também serão recordadas as mulheres que, muitas das vezes sozinhas, deram e dão apoio aos antigos combatentes.


A APOIAR, nascida há 20 anos no Serviço de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos, por iniciativa de alguns médicos, destacadamente o Dr. Afonso de Albuquerque e a Dra. Fani Lopes - dos poucos que sabiam de uma quase desconhecida doença, a perturbação pós-stress traumático (PPST) - e alguns pacientes, sempre se focou em divulgar e tratar os milhares de homens que regressaram afetados psicologicamente da Guerra Colonial, e as suas famílias.

A APOIAR tem lutado também pela alteração às leis sobre a PPST, além de outras formas de proteção que deviam ser naturalmente prodigalizadas pelo Estado que mandou esses homens e mulheres para uma situação não voluntária de luta armada, mas não encontram o que deviam ter de direito. Há quem aguarde há 15 e mais anos pela conclusão do processo de qualificação do Deficiente das Forças Armadas! Atendendo às idades dos requerentes, fácil é prever o fim que esses processos terão!

A APOIAR vai, ao longo do ano de 2014, organizar diversas ações de divulgação da doença e dos seus efeitos nos ex-combatentes, tais como a realização de colóquios, encontros com especialistas, exposições, debates, entre outras atividades.

Contamos com a boa receção à ideia por parte dos meios de comunicação social, forma primordial de ajudar à difusão do que é a deficiência e a incapacidade provocada pelo stress que a guerras onde os portugueses combateram trouxe a tantos combatentes e às suas famílias.

A APOIAR convida todos os que queiram saber mais sobre o problema do stress de guerra, a vir à sua sede, visitar o site e redes sociais, e a conhecer e divulgar as suas atividades e a luta de dezenas de milhar de pessoas que sofrem de stress pós traumático e têm de tentar viver uma vida normal nas atuais difíceis condições de assistência e vivência social.


O 20º aniversário da Apoiar será mais bonito se estiver connosco!

Comments