Digitalizações




Lançamento do mapa "The Railway Systems of Southern Brazil"


08/05/2011
A APFMF junto com a Hobbytec Modelismo, trazem mais um lançamento em formato digital.
Consiste em um Mapa das ferrovias administradas pela "The Brazil Railway Company", cujo original mede 13.5" de largura por 16.5" de altura, impresso pela inglesa Waterlow & Sons Limited em janeiro de 1911.

As ferrovias mostradas são:
- Estrada de Ferro Sorocabana;
- Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande;
- Estrada de Ferro Paraná;
- Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina;
- Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil;
- Companhia Mogiana de Estradas de Ferro;
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro;
- Estrada de Ferro Noroeste do Brasil;
- Estrada de Ferro Central do Brasil;
- São Paulo Railway.

O mapa pode ser baixado daqui.




Lançamento do livro digital: "As Estradas de Ferro de Santa Catarina (1910-1960)"



20/10/2010
A Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária apresenta mais uma publicação acerca das nossas ferrovias. Trata-se da dissertação do Profº. Lando, que é o quarto trabalho lançado pela APFMF, e foi escrita em 1975 para a conclusão do Curso de Mestrado no Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, realizado na UFPR, Curitiba. Esse importante trabalho “As estradas de Ferro de Santa Catarina: 1910-1960” faz uma análise econômico social das estradas de ferro de Santa Catarina nos seus primeiros 50 anos.
Agradecemos a Luciano J. Pavloski, da Hobbytec Modelismo, pelo primoroso trabalho de diagramação e a Luiz Carlos Henkels da ABPF-SC / Tremtur, pela disponibilização da foto do ressurgimento da EFSC.

O livro pode ser baixado daqui.





Lançamento do livro digital: "As ferrovias em São Paulo (1860-1960)"



25/09/2010
É com grande prazer que a Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária apresenta mais uma publicação acerca das nossas ferrovias.
A Monografia do Profº Drº Ivanil Nunes foi escrita em 1993, para a conclusão de Curso em Ciências Sociais, realizado na UNESP, Araraquara, além deste é autor
do livro Douradense: a agonia de uma ferrovia, Editora Annablume, 2005, do livro Ibero-América: Os desafios da integração da América Latina e sua inserção no
sistema internacional, Editora Juruá, 2006, e da Tese de Doutorado Integração da América do Sul: por que não anda esse trem?, USP, 2008.

O livro pode ser baixado daqui.





Lançamento do livro digital: "Estradas de Ferro do Paraná"



Em comemoração aos 125 anos da estrada de ferro Curitiba - Paranaguá, a Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF), em parceria com a Serra Verde Express, promoveram em 10/02/2010 o lançamento do livro digital "Estradas de Ferro do Paraná 1880-1940", de autoria do Professor Doutor pela USP, Lando Rogério Kroetz, que autorizou a sua digitalização e distribuição para fins didáticos e culturais, sendo proibido o uso comercial do mesmo.
Lando nos presenteou com uma palestra sobre as Estradas de Ferro no Paraná, além de uma série de observações sobre a história e aspectos da cultura paranaense. Após a palestra, realizada na Estação de Passageiros de Curitiba, atualmente operada pela Serra Verde Express, com mais de 60 pessoas presentes, entre ferreofans, membros da APFMF e representantes da SVE, foram distribuidas, a todos os presentes, cópias do livro em versão digital.
Também foram disponibilizadas 250 cópias para remessa pelos correios para interessados que não residam em Curitiba ou que não puderam estar presentes no dia. Aqueles que desejarem uma cópia poderão entrar em contato com Alexandre Fressatto Ramos (alex460460@hotmail.com) ou Ricardo Melo Araújo (apfmf@yahoo.com.br) para que possamos enviar a cópia do trabalho via E-mail (PDF).

O livro também pode ser baixado daqui.





Lançamento do livro digital: "O Transporte ferroviário na companhia Mate Laranjeiras (1906-1944)"



A Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF) lança em janeiro de 2009 a Monografia elaborada por Alcimar Lopes Lomba como relatório final de Projeto de Iniciação Cientifica desenvolvido na UFMS/Dourados (PIBIC/CNPq/UFMS) no formato de livro digital.
 
O livro pode ser baixado daqui.