Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha


Assinatura de Protocolo



Diretor do Agrupamento
 Excelentíssimo Prof. Armando Coelho


O Diretor do Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, assinou um Protocolo de cooperação no sentido de estabelecer os termos da inscrição e do intercâmbio entre o Agrupamento Pêro Vaz de Caminha e o Agrupamento Fontes Pereira de Melo, na modalidade de Judo.

A assinatura do Protocolo realizou-se na escola Fontes Pereira de Melo, entre o Ministério de Educação e Ciência (DGE- Desporto Escolar), a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo.

Entre outras individualidades esteve também presente, Nuno Delgado, responsável pela Escola de Judo Nuno Delgado.


Excelentissimo Prof. Armando Coelho - Assinatura de protocolos relativos ao judo - 1ª parte


Excelentissimo Prof. Armando Coelho - Assinatura de protocolos relativos ao judo - 2ª parte

 




 


AVISO

Avisa-se que se encontram abertas as inscrições para a concessão de subsídio de Ação Social Escolar para o ano letivo de 2015/2016.


_______________________________________________________________________________________________________


Carta - Pêro Vaz de Caminha




Dia Internacional da Mulher

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Na EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, para celebrar este dia, a professora Goreti Moura e a professora Helena Peixoto com as alunas do 8º A, decoraram a sala dos professores dedicando uma flor a cada mulher que trabalha na escola. Foi um dia especial na nossa comunidade educativa, destacando a importância das mulheres na sociedade e da educação na luta pela igualdade de direitos.




MegaSprinter

No passado dia 14 de março, a aluna do 7º B Mariana Couto da E.B. 2/3 Pêro Vaz de Caminha  obteve o 1º prémio no Campeonato Distrital, na prova MegaSprinter, na Categoria Mega Km, que decorreu no estádio da Lavandeira em Vila Nova de Gaia.

A aluna destacou-se pela sua capacidade de resistência e perseverança.

Após esta vitória a aluna foi selecionada para participar no Nacional de MegaSprinter. 











Corta Mato





 A aluna Mariana Couto do 7.º B alcançou o segundo lugar no escalão infantil B, estando por isso apurada para o nacional que se realiza nos dias 6 e 7 de março de 2015 na Guarda. A aluna irá representar a escola e a CLDE Norte.



1º PRÉMIO






A EB1/JI Agra do Amial obteve o 1º prémio no concurso dos Cabeçudos, promovido pelo Pelouro do Ambiente da C.M.P que decorreu na Quinta do Covelo no passado dia 12 de fevereiro de 2015.

 

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!






Dia de São Valentim, ou dia dos Namorados






O Dia de São Valentim, ou dia dos Namorados, comemora-se a 14 de fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro.



O departamento de Línguas assinalou este dia com os alunos decorando os espaços escolares e distribuindo corações com mensagens por toda a comunidade escolar.  









Jogo de Futebol Professores/Alunos




Mais uma vez professores e alunos juntaram-se num momento de convívio, com um jogo de futebol, promovido e organizado pelo grupo de Educação Física. 
Este ano a vitória foi conseguida pelos professores, com 11 golos marcados e 7 sofridos. 
Parabéns a todos!



Lançamento do Livro “o Porto e a Escola”


http://www.porto.pt/noticias/o-porto-e-a-escola-em-livro


No dia 13 do presente mês os alunos do quadro de valor e excelência acompanhados pelas professoras, Noémia Queijo, Ana Filipe, Ana Magalhães e pelo Diretor Armando Coelho, estiveram presentes na cerimónia de lançamento do livro “ o Porto e a Escola” realizada na Casa da Música do Porto.

Este livro envolveu a comunidade educativa de cada escola que se empenhou para apresentar um retrato da mesma, salientando pormenores da sua história, cultura e memórias que a caracterizam e lhe atribuem uma identidade própria.

A Câmara Municipal do Porto editou este livro pretendendo que ele se assumisse como uma manifestação de cultura e roteiro da Cidade do Porto. 




Ação Voluntariado

 

A turma do 7º A, com a diretora de turma, Prof. Manuela Magalhães, formou neste ano letivo um grupo de Voluntariado. Este grupo tem como principal objetivo organizar ações que visam ajudar o próximo, principalmente aqueles que mais necessitam.

No Natal de forma a ajudar os colegas mais carenciados, a turma organizou uma campanha de recolha solidária de bens alimentares. Com o tema “Um Kilo por uma Sorriso”, espalharam a palavra junto de toda a comunidade.

Após terminar a ação,  com a ajuda da direção do agrupamento e dos técnicos dos serviços sociais da escola, organizaram-se cabazes alimentares que foram distribuídos por mais de 10 famílias sinalizadas. 

Devem ser aplaudidos todos os que quiseram manifestar a sua humildade e generosidade, permitindo que esta campanha fosse um sucesso. Em nome das famílias que usufruíram da vossa ajuda, um muito obrigado.

 


 

 

VELAS POR ÓLEO

 

Tendo por objetivo sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem dos óleos alimentares domésticos e consolidar matérias escolares, alunos do 2º ciclo participaram no projeto "Velas por Óleo", um projeto que está inserido nas atividades do Eco-Escolas.

Esta atividade permite transformar óleo alimentar usado em velas aromáticas!!! São velas vegetais, não usam parafina, cheiram bem, reciclam óleo, duram acima da média, e através do reaproveitamento de embalagens, os alunos podem construir as suas próprias velas.

Com estas e outras iniciativas pretendemos contribuir para uma relação equilibrada e de respeito para com a natureza e os seus recursos (limitados), desenvolvendo uma consciência coletiva de responsabilidade social e ambiental de forma sustentável e duradoura.


 

 




Dia Eco-Escolas

 


De forma a celebrar e a sinalizar o dia do Eco-Escolas, no passado dia 14 de novembro, 45 alunos da EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha realizaram um passeio de bicicleta. Este passeio teve como objetivo o convívio entre os alunos e a comunidade, sensibilizando todos para uma maior sustentabilidade ambiental.

A EB1/JI da Agra e EB1/JI S. Tomé aliaram-se a esta iniciativa, recebendo nas suas escolas de forma calorosa os alunos da Pêro Vaz de Caminha acompanhados por elementos da direção, docentes de Educação Física, Polícia de Segurança Pública e pelo Grupo Eco-Bike. Nesta iniciativa o Diretor do Agrupamento entregou as bandeiras Verdes às Escolas, tendo- se realizado o hastear das bandeiras em cada uma delas.

O regresso à Pêro Vaz de Caminha fez-se igualmente de bicicleta.

Após um lanche oferecido pela escola, os alunos tiveram a possibilidade de participar numa gincana organizada pela Associação Eco-Bike.





Testemunho

O Agrupamento Pêro Vaz de Caminha tem trabalhado com a Associação Ajudaris desde 2009, altura em que se duvidava se as ideias da Associação iam ser concretizáveis e se a instituição tinha “pernas para andar”.
A Diretora, a Dr.ª Rosa Maria foi entrando no coração da nossa escola, com a sua simpatia e humildade de quem pede para os outros. Inicialmente desafiou-nos para uma Caminhada Contra a Fome com o objetivo de recolher bens alimentares de primeira necessidade. Foram mobilizados alunos, funcionários, pais e professores. Nestes últimos anos a Escola tem participado nestas caminhadas e as famílias mais carenciadas têm usufruído de bens alimentares doados pela Associação.
O Projeto Histórias da Ajudaris é outra das atividades em que a Direção do Agrupamento de Escolas colabora com a Associação. Focado especialmente nas crianças, possibilita que elas sejam protagonistas de um livro, contribuindo para despertar o prazer de ler e escrever. Em 2013, mais um ano, mais um livro, mais um desafio que o Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha aceitou de bom grado.
Fazendo uma retrospetiva da atividade da Ajudaris ao longo destes anos podemos constatar que tem vindo a consolidar-se e afirmar-se como uma associação particular de caráter social e humanitário. Os seus projetos desde o S.O.S Fome, Clube Arco-íris, Clube dos Habilidosos, Loja Social e outros têm contribuído de uma forma efetiva para a inclusão, integração social e combate à pobreza.
Por fim gostaríamos de registar um elogio à Diretora Dr.ª Rosa Maria, uma pessoa com determinação em lutar pela sustentabilidade desta instituição, em prol dos que se encontram em situação de risco de pobreza ou exclusão social.


“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
                                                                          Madre Teresa de Calcutá




Dr. Armando e Dra. Elmira, Membros da Direção do Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha


Projeto UMA ESCOLA PARA TODOS - LIVROS DOS AFETOS






Mensagens

  • Campeões do Tag Rugby
    Publicado a 04/01/2015, 17:33 por AEPVC PORTO
  • Concurso - Comer Junto
    Publicado a 04/01/2015, 17:32 por AEPVC PORTO
  • XV Mostra de Formação Profissional
    Publicado a 04/01/2015, 17:30 por AEPVC PORTO
  • "MATEMÁTICA FORA DE PORTAS” das salas de aula Durante os meses de abril e maio, a cidade do Porto é palco de aulas de matemática pouco convencionais. Centenas de alunos participam em aulas de matemática, lecionadas por docentes ...
    Publicado a 04/01/2015, 17:27 por AEPVC PORTO
  • VISITA AOS ESTÚDIOS DA RTP No dia 26 de março, a turma do 8ºC da Escola Pêro Vaz de Caminha realizou uma visita de estudo aos estúdios da Rádio Televisão Portuguesa, em Gaia.A turma ...
    Publicado a 04/01/2015, 17:26 por AEPVC PORTO
  • A Equipa de Tag-Rugby do 7.º A, foi apurada para o Nacional A Equipa de Tag-Rugby do 7.º A, foi apurada para o Nacional do Projeto Nestum Rugby do Desporto Escolar que se realizará em Lisboa no dia 17 de ...
    Publicado a 04/01/2015, 17:24 por AEPVC PORTO
A mostrar mensagens 1 - 6 de 20. Ver mais »

 

Subpáginas (3) Biblioteca Contratação Escolas