MP6 PROTOTIPO
D'Ascanio, que odiava motos, projetou um veículo revolucionário. Graças aos seus estudos no campo aeronautico imagina um veiculo com chassi autoportante com as mudanças de velocidades no guiador, e o motor montado diretamente sobre a roda traseira que deste maneira se cria um grupo roda motor extremamente original. A protecção da frente "escudo" manteve o piloto da seca e limpa, em comparação com a parte frontal aberta, em motocicletas. O pass-through design da área da perna estava voltada para todos os grupos de usuários, incluindo as mulheres, vestidos ou saias feitas em uma motocicleta de um desafio. O garfo dianteiro, como uma engrenagem de aterragem da aeronave, permitiu a roda fácil de mudar. A transmissão de malha interna eliminados da cadeia de moto-padrão, uma fonte de óleo, sujeira e miséria estética. Este projeto básico permitiu uma série de recursos para ser implantado no quadro, que viria a permitir o desenvolvimento rápido de novos modelos.
No entanto, D'Ascanio teve um desentendimento com Innocenti, que ao invés de um moldado e espancado spar-frame queria produzir o seu quadro de Innocenti de tubos laminados, permitindo-lhe recuperar ambas as partes da sua empresa pré-guerra. D'Ascanio se desligou com Innocenti, e tomou sua concepção de Enrico Piaggio para produzir o Spar-moldado Vespa de 1946. Innocenti, depois de superar as dificuldades de concepção e dificuldades de produção mais tarde através de sua escolha de uma estrutura tubular, passou a produzir o mais caro da linha lambretta de moto scooters.
Quando o segundo protótipo chamado MP6, em setembro de 1945 foi finalmente mostrado a Enrico Piaggio, e ele ouviu o som vibrante do motor, ele exclamou: "Sembra una vespa!" ( "Ele se assemelha a uma vespa!") O nome pegou...
Motor: monocilindrico de dois tempos e cilindro em ferro
Diametro: 50mm
Cilindrada: 98cc
Velocidade Maxima: 60km/h
Suspensão: Dois suportes tubulares com molas a frente e almofadas de borracha para a roda traseira e motor.
Travões: Tambor
Pneus: 3.50 8"