Antonio Rayol


Página em construção

CURRICULUM   VITAE

 

 

DADOS PESSOAIS

 

ANTONIO CARLOS CARDOSO RAYOL, brasileiro, casado, filho de Antonio José Rayol e Leda Cardoso Rayol, nascido em 03 de maio de 1956, no bairro do Catete no Rio de Janeiro, DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL, Classe Especial, Matrícula 2.417.198.

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

 

         Ingressou no DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, por Concurso Público, no cargo de Agente de Polícia Federal em 1976, classificando-se em 4º (quarto) lugar na ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA em Brasília/DF.

 

Em 1985, através de Concurso Público alcançou o cargo de Delegado de Polícia Federal, classificando-se em 1º (primeiro) lugar na Academia Nacional de Polícia - Brasília/DF.

 

Membro da Comissão Organizadora da V IDEC - INTERNATIONAL DRUGS ENFORCEMENT CONFERENCE, realizado em São Paulo em março de 1987.

 

Participante da Comissão de Planejamento e Execução da Operação Mosaico, realizada em 1988 no Rio de Janeiro.

 

Colaborador da Polícia Rodoviária Federal, como instrutor de Prevenção e Repressão ao Uso de Entorpecentes, em cursos de reciclagem de policiais, promovidos durante o ano de 1992.

 

Supervisor Geral da Segurança Móvel Aproximada dos Chefes de Estado e Governo presentes à UNCED, Conferência da ONU para o Meio-Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (RIO 92).

 

Chefe da Seção de Operações da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro de janeiro de 1990 a janeiro de 1991.

 

Participante de Grupo de Trabalho do I Fórum Nacional de Segurança Pública, Violência e Criminalidade, sobre o tema "Sistema Penitenciário Brasileiro", promovido pela Comissão de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados em novembro de 1992, no Hotel Glória no Rio de Janeiro.

 

Membro da comissão de assessoramento do exercício "OPERAÇÃO DIAMANTE", realizado pelo Comando Militar do Leste em julho de 1993.

 

         Chefe do Serviço de Planejamento Operacional e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Diversos da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro de maio de 1994 a maio de 1995.

 

         Chefe da Seção de Operações da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro de maio de 1995 a maio de 1996.

 

         Chefe da Delegacia de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro em junho e julho de 1996.

 

Coordenador Executivo da segurança pessoal de Sua Santidade o  Papa JOÃO PAULO II, durante o II ENCONTRO MUNDIAL DO PAPA COM AS FAMÍLIAS, realizado de 02 a 05 de outubro de 1997 no Rio de Janeiro.

 

Membro da Delegação Brasileira junto à ” III CONFERENCIA PARA EL DESARROLLO GERENCIAL DE LOS CUADROS POLICIALES DEL MERCOSUR, BOLIVIA Y CHILE” , realizado em Montevideo / URUGUAY, de 1° a 5 de dezembro de 1997.

 

Diretor da Divisão de Polícia Federal em NITERÓI de julho de 1996 a  janeiro de 1998.

 

Acesso à Classe Especial, topo da carreira de Delegado de Polícia Federal, mediante conclusão com aproveitamento do XVI CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA, promovido pela ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA / DPF / MJ de 31 de agosto a 23 de outubro de 1998.

 

Chefe da Delegacia de Ordem Política e Social da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro de janeiro de 1998 a abril de 1999.

 

Coordenador Geral da Segurança Móvel Aproximada dos Chefes de Estado e Governo presentes à CIMEIRA, reunião de cúpula de países da Europa e Américas realizada no Rio de Janeiro em junho de 1999.

 

Delegado Titular da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro de maio de 1999 até março de 2002.

 

Delegado Titular da DRE - Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro de agosto de 2002 a agosto de 2004.

 

Delegado Titular da DELEMAPH - Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro de julho a dezembro de 2004.

 

Já exerceu funções no Departamento de Polícia Federal em Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Uruguaiana/RS, Governador Valadares/MG.

    Membro da Comissão de fundação do SINDPF RJ - SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
 
 Aposentado do Departamento de Polícia Federal em 17 de agosto de 2010, após 33 (trinta e três) anos de efetivo, regular e ininterrupto exercício, no cargo de Delegado de Polícia Federal de Classe Especial, topo da carreira. 
 
A partir de janeiro de 2011 atuando como consultor em RAYOL & ASSUMPÇÃO ADVOGADOS ASSOCIADOS.
 

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 

Curso de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal realizado na Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal em Brasília - DF em 1977, com classificação em 4° lugar.

 

Curso de Especialização em Repressão ao Uso e Tráfico de Drogas, ministrado pela D.E.A. - DRUGS ENFORCEMENT ADMINISTRATION / UNITED STATES DEPARTMENT OF JUSTICE  em 1978.

 

Curso de Técnicas de Detecção de Veículos Automotores Roubados e Furtados, ministrado pelo DENATRAN - DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA em 1981.

 

Curso de Formação Profissional de Delegado de Polícia Federal realizado na Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal em Brasília - DF em 1985, com classificação em 1° lugar.

 

Estágio Especial de OPERAÇÕES DE SEGURANÇA no 1º BATALHÃO DE FORÇAS ESPECIAIS da BRIGADA PARAQUEDISTA do EXÉRCITO, em maio de 1989.

 

Curso de Investigação Financeira e Lavagem de Dinheiro - "Assets Forfeiture and Financial Investigation Seminar" promovido pela DEA - Drugs Enforcement Administration / UNITED STATES DEPARTMENT OF JUSTICE em maio de 1993.

 

Ciclo de Extensão-CE-II / 93 da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, sobre "Marginalização Social e Violência", em outubro de 1993.

 

Curso de “LIDERANÇA: A DIMENSÃO HUMANA NA PRÁTICA GERENCIAL”, concluído em 16 de dezembro de 1996 na FESP - Fundação Escola do Serviço Público da Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Aluno no Seminário sobre VIOLÊNCIA CRIMINAL URBANA, realizado de 2 a 4 de março de 1997, promovido pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

         Curso de GERENCIAMENTO DE CRISES ministrado pelo FBI - FEDERAL BUREAU OF INVESTIGATION, em 5 e 6 de junho de 1997.

 

Curso de Formação de Instrutor de Tiro Policial ministrado pela Academia Nacional de Polícia entre 21 de julho e 1° de agosto de 1997.

 

XVI CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA, promovido pela ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA / DPF / MJ de 31 de agosto a 23 de outubro de 1998.

 

Curso de GESTÃO POLICIAL realizado na Academia Nacional de Polícia de 13 a 24 de setembro de 1999.

 

I Curso de Técnicas Operacionais da Academia Nacional de Polícia realizado de 24 a 28 de março de 2008.

 

Curso de Emergencista Pré-Hospitalar ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça realizado entre 25 de fevereiro a 14 de abril de 2008.

 

Curso sobre Crimes Ambientais ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça realizado entre 12 de maio a 30 de junho de 2008.

 

Curso de Formação de Formadores da Polícia Federal ministrado pela Academia Nacional de Polícia em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça realizado entre 12 de maio e 30 de junho de 2008.

 

Curso de Extensão Universitária sobre "PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS - CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS", promovido entre 01 de setembro a 01 de dezembro de 2008 pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. 

 

                               FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Graduado Bacharel em Direito em 1984 pela Universidade Gama Filho.

 

Seminário sobre Direito do Menor na Universidade Gama Filho em 1984.

 

         Curso de Atualização em Responsabilidade Civil do Estado na Universidade Gama Filho.

 

Curso de Atualização em Causas Extintivas da Punibilidade na Universidade Gama Filho.

 

Seminário sobre Violência Urbana realizado em 1984 na Universidade Gama Filho.

 

Seminário Jurídico sobre Crime Organizado e Tráfico de Drogas realizado no período compreendido entre 13 e 15 de setembro de 1995, promovido pela Divisão de Repressão a Entorpecentes do Departamento de Polícia Federal, presidido pelo Ministro CID FLAQUER SCARTEZZINI, Presidente do Superior Tribunal de Justiça.

 

Participante do I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL -  ATUALIDADES E DIRETRIZES, realizado pela FUNDAÇÃO ESCOLA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO no HOTEL GLÓRIA de 30 de maio a 1° de junho de 1996.

 

Curso de Extensão em PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS pela UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, no período compreendido entre 14/03/2001 e 11/12/2001.

 

Em 2010 Graduado DOUTOR em CIENCIAS JURIDICAS E SOCIALES pela Universidad del Museo Social Argentino de Buenos Aires - República Argentina / UNIAAL - Universidades Associadas da América Latina (em convênio com a Universidade Estácio de Sá).

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

Fundador do Centro de Estudos Jurídicos CLÓVIS BEVILACQUA em 1983.

 

Conferencista no Seminário sobre Tráfico de Entorpecentes promovido em junho de 1986 pela Universidade Gama Filho.

 

Conferencista no Ciclo de Debates sobre o Narcotráfico, promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisas da Faculdade de Direito da U.F.R.J. em junho de 1990.

 

         Conferencista na Semana de Debates sobre o Tráfico de Entorpecentes promovida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro em junho de 1990.

 

Conferencista sobre Tráfico de Entorpecentes na Escola Superior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em julho de 1990.

 

Conferencista da XIV Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho da EMBRATEL em outubro de 1990, sobre o USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES .

 

Colaborador da Faculdade de Educação da U.F.R.J. como palestrante sobre “Consequências do Uso de Entorpecentes na Formação e Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, em 1991 e 1992.

 

Colaborador da Faculdade de Educação da U.F.R.J. como palestrante sobre “Direito do Menor” em setembro de 1993.

 

Conferencista no XVII Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar promovido pelo CML-Comando Militar do Leste em julho de 1992.

 

Conferencista no I Ciclo de Atualização de Assessoramento Jurídico na Administração, promovido pelo CML-Comando Militar do Leste em setembro de 1993.

 

         Palestra proferida no 9° SEMINÁRIO DE MARKETING, ECONOMIA, ENGENHARIA E COMUNICAÇÕES promovido de 24 a 28 de janeiro de 1994 pelo SENAI - RIO DE JANEIRO.

 

         Palestra proferida no XIX CICLO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO PENAL MILITAR, promovido pelo COMANDO MILITAR DO LESTE em 20 de maio de 1994.

 

Conferencista no II SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO realizado em outubro de 1994 na UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA.

 

Conferencista na mesa redonda   “ DROGAS, UMA QUESTÃO APENAS DE REPRESSÃO ?! ”, promovida em 20 de junho de 1995 pela Faculdade de Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

 

         Palestra proferida no XX CICLO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO PENAL MILITAR promovido pelo COMANDO MILITAR DO LESTE em junho de 1995.

 

Conferencista-expositor no SEMINÁRIO JURÍDICO SOBRE CRIME ORGANIZADO E TRÁFICO DE DROGAS realizado no Rio de Janeiro de 13 a 15 de setembro de 1995, para Magistrados Federais e Estaduais, sob a presidência do Exmo.Sr.Ministro CID FLAQUER SCARTEZINNI do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

 

Conferencista no III SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO realizado na UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA de 18 a 22 de setembro de 1995.

 

         Conferencista na I CONFERÊNCIA SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO promovida pela UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA no TEATRO ABEL  em Niterói de 02 a 04 de outubro de 1995.

 

         Conferencista no Seminário Internacional VIOLÊNCIA URBANA - O DESAFIO DAS GRANDES CIDADES, realizado em 13 de dezembro de 1995, pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO.

 

         Palestra sobre CRIME ORGANIZADO E TRÁFICO DE ENTORPECENTES proferida em 28 de março  de 1996 na ESCOLA NAVAL, no Rio de Janeiro.

        

Conferencista no painel sobre o tema “A ECONOMIA DAS DROGAS”, em 15 de abril de 1996 na ESCOLA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNO da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.        

 

         Conferencista sobre Polícia Judiciária da União na Escola Superior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1996.

 

         Conferencista no IV SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO realizado na FACULDADE BENNETT de 28 de outubro a 1° de novembro de 1996.

 

         Palestra proferida no Centro de Instrução Almirante Wandelcolk da MARINHA DO BRASIL, na Ilha das Enxadas, sobre LEGISLAÇÃO DE ENTORPECENTES, no Curso sobre Dependência Química em 12 de novembro de 1996.

 

         Conferencista integrante do painel de debates do II FÓRUM SOBRE O CRIME SEM FRONTEIRAS, com a participação de magistrados italianos do Grupo Anti Máfia, realizado em 21 e 22 de novembro de 1996 no Hotel Rio Palace no Rio de Janeiro.

 

Conferencista no “SEMINARM - SEMINÁRIO SOBRE CONTRABANDO E CONTROLE DE ARMAS DE FOGO”, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre 23 e 27 de março de 1998.

 

         Conferencista sobre “CRIME ORGANIZADO” no “III PAINEL DA ADESPM - ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO” promovido no Quartel General da PMERJ em 25 de março de 1998.

 

         Palestra sobre o tema: “ARMAMENTO – Uso Privativo e Permitido / Contrabando e Descaminho” no XXIII CICLO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO PENAL MILITAR promovido pelo COMANDO MILITAR DO LESTE em maio de 1998.

 

Conferencista sobre o tema “A Organização do Tráfico no Rio de Janeiro e suas Conexões”, no seminário promovido pelo CONEN / RJ – Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio de Janeiro, de 24 a 26 de junho de 1998 na U.V.A. – Universidade Veiga de Almeida.

 

         Conferencista no “V SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO” realizado entre 19 e 23 de outubro de 1998 pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

         Conferencista sobre o tema “A Organização do Tráfico no Rio de Janeiro e suas Conexões”, no seminário promovido pelo CONEN / RJ – Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio de Janeiro, de 24 a 26 de junho de 1998 na U.V.A. – Universidade Veiga de Almeida.

 

         Conferencista no “V SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO” realizado entre 19 e 23 de outubro de 1998 pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.         

        

         Membro fundador do IBRAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO AOS  ENTORPECENTES em 1997.

 

Conferencista no "V SEMINÁRIO: RIO NA VIRADA DO SÉCULO" sobre o tema "JUVENTUDE: REALIDADE DE HOJE, PERSPECTIVA PARA O AMANHÃ", promovido pela ASSOCIAÇÃO CULTURAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO em outubro de 1999.

 

         Conferencista no “VI SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO” realizado entre 18 e 22 de outubro de 1999 pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Conferencista no “VII SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO” realizado entre 16 e 19 de maio de 2000 pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no auditório do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.

 

Palestra sobre o tema: “ARMAMENTO – Uso Exclusivo, Privativo e Permitido / Contrabando e Descaminho” no XXV CICLO DE ESTUDOS SOBRE DIREITO PENAL MILITAR promovido pelo COMANDO MILITAR DO LESTE em maio de 2000.

 

         Palestra sobre “TRÁFICO ILÍCITO DE ARMAS DE FOGO” no Seminário de Segurança Pública realizado no Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro em 30 de maio do ano 2000.

 

Palestrante nos dias 11, 12 e 13 de julho do ano 2000 durante o VIII Ciclo de Estudos de Política e Estratégia promovido pela Delegacia da ADESG - ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA em convênio com a UNIVERSIDADE TIRADENTES EM ARACAJÚ - ESTADO DE SERGIPE, sobre os temas, respectivamente, “Rotas Internacionais do Narcotráfico”; “Combate ao Crime nas democracias Desenvolvidas” e “Corrupção: Item do Custo Brasil”.

 

Conferencista no Seminário “O Papel da Polícia na Política Preventiva e Repressiva” realizado na UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira em São Gonçalo em  17 de agosto do ano 2000.

 

Conferencista sobre o tema “A ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE ÀS DROGAS” durante o ‘I CICLO DE ESTUDOS DE DIREITO, JUSTIÇA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA” promovido pelo Departamento de Direito Penal da UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e pela ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA, realizado de 09 de agosto a 29 de setembro do ano 2000 no auditório da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro.

 

Conferencista sobre “POLÍCIA JUDICIÁRIA DA UNIÃO” no Seminário sobre Segurança Pública realizado durante o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA em 22 de setembro do ano 2000.

 

Conferencista sobre o tema  “INQUÉRITO POLICIAL” durante a  “1ª SEMANA JURÍDICA POLÍCIA FEDERAL / DEAIN E INFRAERO” em 16 de outubro do ano 2000, realizado no Auditório Shibuya no AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM no Rio de Janeiro.

 

Conferencista sobre o tema: “Descriminalização do Dependente Químico, Aspectos Legais e Penas Alternativas” no I FONAD - FÓRUM NACIONAL ANTIDROGAS, realizado em 29/11/2000 no Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro.

 

Conferencista no XXVI Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar promovido pelo CML-Comando Militar do Leste em maio de 2001.

 

Conferencista no I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FALSIFICAÇÃO, promovido pelo CIC - Centro Internacional de Cultura, promovido em 04 de maio de 2001 no Hotel Sheraton Rio.

 

Palestrante no dia 21 de agosto do ano 2001 durante o Ciclo de Estudos de Política e Estratégia promovido pela Delegacia da ADESG - ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA em NITERÓI, sobre o tema, A SEGURANÇA PÚBLICA E O DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL.

 

Conferencista e coordenador da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O CRIME ORGANIZADO promovida pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade da Estado do Rio de Janeiro, na EMERJ - Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 16 a 18 de outubro de 2001.

 

Conferencista sobre TERRORISMO INTERNACIONAL no SEMINÁRIO DE SEGURANÇA PRIVADA promovido pelo INSTITUTO POLITÉCNICO da UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ em 04 e 05 de março de 2002 na EMERJ - ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

 

Conferencista no Seminário sobre LAVAGEM DE DINHEIRO E O COMBATE AO TERRORISMO realizado pelo Consulado dos E.U.A. no auditório do jornal O GLOBO em 22 de março de 2002.

 

Conferencista sobre O INQUÉRITO POLICIAL COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO no I SEMINÁRIO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO realizado em 1° e 2 de agosto de 2002 no Hotel Sheraton Rio.

 

Conferencista sobre Segurança Pública durante o “Ciclo de Palestras para AÇÃO DA CIDADANIA” promovido pelo Clube Naval em 07 de agosto de 2002.

 

Conferencista no "VII SEMINÁRIO: O RIO NA VIRADA DO SÉCULO" sobre o tema "ÉTICA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO - COMUNICAÇÃO VIRTUAL (INTERNET)", promovido pela ASSOCIAÇÃO CULTURAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO em 09 de agosto de 2002.

 

Conferencista no “IX SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO” realizado entre 09 e 10 de setembro de 2002 pelo Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Criminologia e Universidade Estácio de Sá, no auditório da EMERJ - Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.

 

Conferencista durante SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS DA ÁFRICA OCIDENTAL, promovido pela Coordenação Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes do Departamento de Polícia Federal, na cidade de Guarulhos/SP, de 11 a 14 de março de 2003.

 

Palestra proferida durante o Seminário CONTAS CC-5 E A LAVAGEM DE DINHEIRO promovido pelo SINAL - Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, realizado em 06 de junho de 2003 no Rio de Janeiro.

 

Palestra proferida durante o seminário sobre CRIMINALIDADE VIRTUAL realizado pelo CEAPE – Centro de Estudos Avançados em Pesquisas Éticas da Universidade Cândido Mendes em 06 de novembro de 2003 no campus de Ipanema.

 

Palestra proferida durante o Seminário PROTEGENDO A PROPRIEDADE INTELECTUAL, COMBATENDO A PIRATARIA promovido pelo Consulado dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, realizado em 22 de março de 2004 no auditório do Ministério da Fazenda.

 

Conferencista durante I FORUM DE DEBATES SOBRE ATUALIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL, promovido pelo Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro em 31 de agosto de 2004.

 

Conferencista no XXVII Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar promovido pelo CML-Comando Militar do Leste no período compreendido entre 18 a 29 de outubro de 2004.

 

Conferencista durante o simpósio “PREVENÇÃO HOJE: FUTURO MELHOR”, promovido pela Secretaria Especial de Dependência Química da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva em 29 de março de 2005.

 

Conferencista sobre DIREITOS DOS ANIMAIS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL em seminário promovido pela organização não governamental PEA – PROJETO ESPERANÇA ANIMAL em 24 de junho de 2006 em São Paulo.

 

Conferencista durante a SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, realizada no Centro Universitário Plínio Leite em Niterói, em setembro de 2006, sobre o tema TUTELA JURÍDICA DOS ANIMAIS.

 

Palestrante durante o IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE A PREVENÇÃO ÀS DROGAS realizado pela ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – Seção Rio de Janeiro em 06 de outubro de 2006.

 

Conferencista durante o 1° Fórum sobre Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, promovido pelo Centro de Informações das Nações Unidas nos dias 23 e 24 de outubro de 2007 no Rio de Janeiro, sobre o tema Brechas no Sistema Penal.

 

Palestrante durante o I Seminário de Combate aos Crimes Financeiros, promovido pela Superintendência Regional da Sétima Região Fiscal da Receita Federal - Rio de Janeiro e Espírito Santo -, no dia 30 de outubro de 2007, no auditório da Receita Federal no Rio de Janeiro, sobre o tema Investigação Criminal e Lavagem de Dinheiro.

 

Conferencista durante o SEMINÁRIO COMAD/RIO - 2007 -  DROGAS: DO COMPROMETIMENTO ÀS IMPLICAÇÕES, promovido pelo Conselho Municipal Anti Drogas do Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 2007, no auditório da EMERJ - Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, sobre o tema: REPRESSÃO E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.

 

Palestrante durante o 10° SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO, promovido pelo IBDC - Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia, de 12 a 14 de novembro de 2007, no auditório do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no Rio de Janeiro, sobre o tema: CRIME ORGANIZADO: DISTINÇÕES, INCIDÊNCIA, MÉTODO MAFIOSO E INTERNACIONALIZAÇÃO.

 

Palestrante durante a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE COMBATE À PIRATARIA E PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, realizada entre os dias 1 a 3 de outubro de 2008, no auditório da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

 

Conferencista durante o I CICLO DE PALESTRAS SOBRE DIREITO E BEM ESTAR ANIMAL, promovido pela WSPA - World Society for the Protection of Animals na Universidade Católica de Petrópolis em 09 de outubro de 2008.

 

Palestrante no CURSO DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA para oficiais do governo de ANGOLA realizado no período compreendido entre 13 a 17 de outubro de 2008 e promovido pela EMGEPRONANG.  

 

Palestrante no 11° SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO, sobre o tema "O tráfico de drogas e o surgimento das milícias: perfil, características e poder", promovido pelo IBDC - Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia, com o apoio e no auditório da EMERJ - Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, em 17 de junho de 2009.
    
    Palestrante no 13° SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO, promovido pelo IBDC - Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia e pela ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizado no auditório da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro, em 28 e 29 de maio de 2015.

    Palestrante na III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO, sobre o tema "Raízes históricas e culturais da corrupção no Brasil", promovida pelo IBDC - Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia, pela ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e pelo SINDPFRJ - Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, com o apoio e no auditório da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro, em 28 e 29 de outubro de 2015.

 

Nomeado pela Prefeitura do Rio de Janeiro membro do COMAD – CONSELHO MUNICIPAL ANTI DROGAS com mandato de setembro de 2003 a setembro de 2005, reconduzido para novos mandatos sucessivos até dezembro de 2015.
 
Nomeado em 05 de julho de 2012 membro da Comissão de Prevenção à Dependência Química do IAB - INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS.

 

Fundador e Conselheiro do IBDC – Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia.

 

Fundador e Conselheiro do IBDPI - Instituto Brasileiro de Defesa da Propriedade Imaterial.

 

                                    HOMENAGENS

 

Homenageado pela REAL POLÍCIA MONTADA DO CANADÁ com o título de “Amigo Colaborador” em 1988.

        

Homenageado pelo Comando do 18º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, em 18 de março de 1990.

 

Homenageado pelo Comando da Companhia Independente de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em 18 de maio de 1990.

        

         Agraciado com o título de CIDADÃO BENEMÉRITO pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, em sessão do dia 04 de dezembro de 1990.        

        

         Agraciado pelo CML - Comando Militar do Leste, com o título de Colaborador Emérito do Exército em 25 de agosto de 1993.         

 

         Condecorado pelo EXÉRCITO BRASILEIRO com a MEDALHA DO PACIFICADOR em 19 de novembro de 1994.

 

         Condecorado com a medalha   ” OUVIDOR GERAL DO CRIME PAULO FERNANDES VIANA”  em 1995 pelo Departamento de Polícia Federal.

 

Alvo de “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES” da Câmara Municipal de NITERÓI, aprovada em sessão de 07 de agosto de 1997, por seu trabalho à frente da Divisão de Polícia Federal com sede no citado município.

 

Alvo de “MOÇÃO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO” da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, aprovada em sessão de 08 de novembro de 1999.

 

Condecorado pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO com a MEDALHA TIRADENTES em 08 de novembro de 1999.

 

Alvo de “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO” da CÂMARA MUNICIPAL  DO RIO DE JANEIRO, aprovada em sessão de 01 de junho de 2000.

 

Homenageado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com o Troféu “PARCEIROS EM AÇÃO 2003”, por sua atuação na prevenção ao uso de entorpecentes.

 

Homenageado em 04 de outubro de 2005 pela WSPA – WORLD SOCIETY FOR THE PROTECTION OF ANIMALS, por sua atuação contra crimes ambientais e na defesa dos direitos dos animais.

 

Homenageado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com o Troféu “PARCEIROS EM AÇÃO 2005”, por sua atuação na prevenção ao uso de entorpecentes.

 

Homenageado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com o Troféu “PARCEIROS EM AÇÃO 2006”, por sua atuação na prevenção ao uso de entorpecentes.

 

Homenageado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com o Troféu “PARCEIROS EM AÇÃO 2007”, por sua atuação na prevenção ao uso de entorpecentes.

 

Homenageado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com o Troféu “PARCEIROS EM AÇÃO 2008”, por sua atuação na prevenção ao uso de entorpecentes.

 

 

PUBLICAÇÕES

 

Autor da monografia “TRÁFICO ILÍCITO DE ARMAS DE FOGO – ASPECTOS LEGAIS – A QUESTÃO DO CONTRABANDO E A POSSIBILIDADE DE ENQUADRAMENTO NA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL”, produzida para o XVI Curso Superior de Polícia da Academia Nacional de Polícia / DPF / MJ, concluído em 23 de outubro de 1998.

 

Texto intitulado COMUNICAÇÃO VIRTUAL - A ÉTICA E A AÇÃO FISCALIZADORA NA INTERNET publicado em coletânea da PUC - RJ em agosto de 2002 - Seminário promovido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro sobre ÉTICA NA COMUNICAÇÃO.

 

Colaborador de jornais, como "O GLOBO" e "JORNAL DO BRASIL", em eventuais artigos relacionados à segurança pública.

 

Editor do blog VOX LIBRE, http://voxlibre.blogspot.com publicado desde maio de 2005.

 

Colaborador do blog sobre SEGURANÇA PÚBLICA do jornal O DIA desde março de 2008.

    Publicou sua tese Doutorado "BIOÉTICA E TUTELA JURÍDICA DOS ANIMAIS" no formato E-book pela AMAZON BOOKS, disponível em www.amazon.com.br

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Membro Efetivo do Conselho Jurídico da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Rio de Janeiro.

 

Aluno do dojô SHOTOKAN de Karatê-Shotokan do Mestre Paulo Fernando D’Albuquerque Campos Góes de 1980 a 1986.

 

Membro Faixa Azul de Jiu-Jitsu da equipe CARLSON GRACIE/POLÍCIA FEDERAL.

 

Faixa Preta de Muay-Thai da Confederação Sul-Americana de Boxe Tailandês.

 

Faixa Preta da Confederação Brasileira de Kick-Boxing.

 

Federado à FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro como skipper do barco INCITATUS, da classe SOLING, pelo CLUBE NAVAL CHARITAS.

 

Atualizado em 23 de fevereiro de 2016
 

 ANTONIO CARLOS CARDOSO RAYOL