OUTROS TRABALHOS REALIZADOS NO CAMPO DA ENGENHARIA


Aqui você verá os mais diversos trabalhos realizados no campo da enge nharia,focados na área de reparos e manutenções de guindastes, uma das empresas que prestei serviços foi a SORENAV ,empresa focada na área naval. Segundo a necessidade da empresa , executei o serviço de supervisão no procedimento de desmontagem, reparos e montagem dos guindastes móveis de capacidade 6 e 12 toneladas,giratório de pórtico,

com lança de alcance variável e sistema de articulação dupla,acionamen to elétrico, tipo VEB Kranbau.(Clique na figura para melhor visualização)

Visando alcançar o aumento de confiabilidade dos guindastes elétricos de pórtico, foram executadas os seguintes reparos:

       

        a) Recuperação Estrutural da Guia de Compressão:

 

       Com o tempo de uso e possível operação errônea do guindaste duran te sua funcionalidade, ocasionaram deformações na guia de compressão

       A ação combinada de tração, compressão e flexão, ocasionaram ruptura das chapas de aço que formam a base. Além disso,alguns olhais e pinos foram danificados, bem como os mancais e demais elementos articu lares com a cremalheira de basculamento.

 

                                            Reparos no guia de compressão

           Reparos nos mancais do guia de compressão e da cremalheira

                       Reparos na passarela do guia de compressão

 

 

        b) Revisão Elétrica e Mecânica nos Motores de Basculamento:

 

       Nesta etapa foi feita a substituição dos mancais de rolamento,revisão no rotor e estator nos motores de basculamento da lança, bem como a tro ca dos acoplamentos e demais elementos de vedação com a caixa de redu ção.        

 

Rebobinamento, troca dos rolamentos do motor e reparos no flange

 

             c) Recuperação da Cremalheira de Basculamento da Lança:

 

          Conforme um acidente ocorrido durante operação do guindaste, houve a deformação da cremalheira e ruptura do olhal de articulação com a guia de compressão. Foi feita a recuperação da estrutura e foram substi tuídos os rolamentos e retentores do pinhão.

 

 

 

 

                                

 

 

 

                d) Substituição do Sistema de Rolagem do Contrapeso Móvel:

 

          Foram feitas as substituições do sistema de rolagem do contrapeso móvel com a pista, bem como os mancais de rolamento, retentores e pinos.

 

 

 

           e) Recuperação dos Tambores de Frenagem de Elevação e Fecha mento:

            Foi feito o procedimento de metalização e retífica com o objetivo de recuperação da pista, visando o desgaste simétrico das sapatas e uma frenagem mais eficiente e segura na operação.

 

 

 

         f) Substituição dos pinos, rolamentos, retentores e demais elemen tos de articulação entre lança, guia de compressão e de tração:

 

         Devido a falta de histórico de manutenção dos guindastes e um pro vável fim de vida útil,foi de vital importância a substituição desses elemen tos,que promovem movimentos angulares entre a lança e as guias de compressão e tração.

 

 

 

                g) Recuperação das Roldanas e Guias dos Cabos de Aço:

 

                 Foram recuperadas todas as roldanas, oque incluiram a substi tuição dos rolamentos,retentores, metalização e usinagem dos pinos,recu peração da pista,alinhamento e calandragem dos segmentos cisalhados.

                Foram substituídos também os guias dos cabos de aço fabrica dos em madeira e Technyl.

 

 

   

            h) Verificação Estrutural da Lança, Guia de Tração e de Compres são:

             Foram recuperadas a estrutura da lança, guia de tração e de com pressão, pois existiam regiões em que a espessura da chapa de aço esta va crítica fazendo com que aparecesse perfurações que diminuiam a resistência da estrutura às solicitações as quais estava submetida a estru tura durante a operação.

 

 

  

              i) Substituição dos vidros danificados e vedações das janelas da casa de máquinas e cabine de comando: 

 

 

           Outras partes que foram reformadas nos guindastes, visando aten der os reparos finais. 

                         

          Durante toda a operação foi necessária a desmontagem parcial dos guindastes elétricos, visando realizar todas manutenções corretivas e pre ventivas que se fizeram necessárias,pois seriam de difícil realização duran te a operação devido à reduzida mão-de-obra da superintendência e ao tempo reduzido das mesmas.