Baleeiro

Antônio César Baleeiro Alves

Foi professor da Universidade Federal de Goiás de 1985 a 2016, tendo lecionado na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. Possui doutorado pela UNICAMP (1997) e mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1983). Aposentou-se como professor titular em 2016.

Na UNICAMP, sob a orientação do professor Alcir José Monticelli, desenvolveu tese no tema fluxo de potência ótimo com restrições de segurança, onde trabalhou com algoritmo especializado de PL de Stott, decomposição de Benders e processamentos paralelo no NCube e distribuído com o PVM em uma rede de estações. Nessa ocasião fez pesquisas com Fujio Sato, Ariovaldo Garcia, Rubén Romero, Ramon Galego e Eduardo Asada.

Na UFU, sob a orientação do professor José Wilson Resende, desenvolveu dissertação de mestrado no tema filtro de harmônicas.

No exercício da docência estimula e valoriza a dedicação dos estudantes, incentivando-os a prosseguir com seus projetos. Não compactua com a preguiça e a falta de comprometimento e acredita que sem dedicação não é possível ter sucesso como estudante e como profissional.

No plano pessoal cultiva a boa convivência e procura no dia a dia agir com bom humor sempre que possível. Meu lema é: "Amo o que quer ser melhor que si mesmo e dessa arte sucumbe".

Legenda:

UNICAMP = Universidade Estadual de Campinas

UFU = Universidade Federal de Uberlândia

PL = programação linear

Stott = Brian Stott

NCube = computador paralelo dedicado de arquitetura física em forma de um cubo com 2 elevado a n processadores

PVM = Parallel Virtual Machine