Antipsiquiatria
 

Home

David Cooper

Franco Basaglia

Patch Adams

Galeria

Associações

Vista a  camisa

Interaja

Coerção psiquiátrica

SOS Direitos

Neurodiversidade

Humor

Sugestões

"Sobre Saber Onde Se Está"
por David Cooper
de
A Gramática da Vida (Allen Lane, 1971) 

 Hospitais mentais florescem sobre a incerteza - que tratamento se vai receber, para que enfermaria se vai ser transferido, se se vai ou não ser libertado - ou se alguém vai ser libertado. É algo como certos prisioneiros judaicos na última guerra para os quais se dizia, para induzir à submissão, que eles íam ser castrados na outra extremidade da viagem (na verdade o que eles tiveram foi a morte). A mesma coisa acontece com os presos políticos na América do Sul pela constante transferência de uma cela para outra. Na prisão se retira o relógio e se coloca o prisioneiro em uma cela tão escura que ele não sabe nem a hora do dia, nem que dia é - e não sabe qual prisioneiro vai ser retirado da cela para interrogatório ou tortura.

No caso da incerteza entre duas pessoa: nas relações homem-mulher, o homem muitas vezes não tem o 'problema' para definir as zonas erógenas da mulher e, portanto, simplesmente usa-a sexualmente. There is no mutuality of experience in this penis-centred pseudo-sexuality. Não existe qualquer reciprocidade de experiência nesta-pseudo-sexualidade centrada no pênis.

Outra forma de incerteza entre duas pessoas decorre de importar para a relação problemas não resolvidos derivados da "família de origem".

(Continua)