FAUNA DE ANGOLA


Breve resumo sobre a Fauna angolana.

Clique nas imagens para amplia-las

A PALANCA NEGRA GIGANTE ESTÁ DE VOLTA

A PALANCA negra gigante, símbolo nacional de Angola e o mais belo antílope do mundo segundo os especialistas, não está extinta, como se temia.

Este antílope apenas existe em Angola.

O «Hippotragus Niger», nome científico da palanca negra gigante, foi descoberto em 1909 e figura desde 1932 na lista das espécies «sob protecção absoluta», estabelecida pela «Convenção para a Protecção da Fauna e da Flora Africana».

 

Palanca Negra Gigante
A «palanca negra», ou «gigante» (Hippotragus niger, var.) é o mais belo antílope do mundo.

Valoriza-o ainda, além da beleza das formas, o facto de ser tão raro no mundo que só existe em Angola, e em número escasso.

Como medida de protecção à espécie, a sua caça é rigorosamente proibida.

O que mais especialmente a distingue é a armação, cujo desenvolvimento atinge mais de 1,60m e que constitui um dos trofeus mais apetecidos por todos os caçadores.
Uma manada de «palancas negras» nas orlas das matas que frequentam — no seu cenário — é dos mais belos quadros que podem admirar-se em Angola.

 

O símbolo de Angola é realmente a Palanca Negra gigante:

Ao alcançar a sua independência, Angola escolheu naturalmente como símbolo este animal, que não existe em nenhuma outra parte do mundo e nunca foi exibido em jardins zoológicos.

A  Companhia Aérea nacional TAAG adoptou como emblema uma cabeça de macho adulto - o único que se veste de preto na idade adulta e cujos chifres «gigantes» podem medir até 1,5 metros.

A selecção angolana de futebol tomou também o nome de «Palancas Negras».

 

 

 

 

 

 

 

E agora que falamos da Palanca Negra Gigante que é a espécie mais importante da fauna angolana, passo a citar outros animas, mas dada a impossibilidade de mencionar todas as espécies conhecidas em Angola, citarei algumas das mais importantes. Mesmo assim para conseguir dar uma breve visão sobre o assunto terei de subdividir em páginas com as seguintes categorias:

Fauna Selvagem Terrestre

Fauna Marítima

Aves

 

 

 

Página ainda em construção

Peço desculpa pelo incómodo e agradeço que volte mais tarde.

Obrigado pela visita.

Marusko

 

Obrigado pela visita.

Marusko