ANGOLA


Espera por mim querida terra amada pk eu não tardo a correr para ti

Clique nas imagens para amplia-las

Os criadores desta página informam que estão receptivos a críticas e sugestões.

 

Como escreveu o meu pai numa das suaas letras:

-ANGOLA: tem praias não frias e a beleza das quedas, mar, estuários, florestas, algodoais, cafezais... e etno-costumes vários!

Eu amo ANGOLA!

 

Escreva-nos

OBRIGADO

 

 

 

K saudades de petiscar um bom "Pincho com jindungo" (espetadas com malaguetas daquelas bravas que picam mesmo), a boa moda angolana, bebendo uma cervejinha a sombra fresca de um toldo artesanal feito com folhas de palmeira, refugiando-nos do calor abrasador, e ao lado uma quitandeira com um grelhador a carvão e mais pinchos prontos a serem pitados. Este é um dos muitos valores a que nunca dei importância e agora ... Cá em Portugal sinto a falta deles...
 Minha querida Angola, não perdes por esperar! Ainda terás de me aturar aí em breve, lol...
Até lá resta apenas o consolo de sonhar, lol...

 

Obs.- Não vou nesta página falar das belas mulheres angolanas para não desviar a atenção nem meter "Água na Boca" aos visitantes...!    Deliciem-se portanto com a cervejinha e os pinchos a sombra das folhas de palmeiras!

 

Angola é um país da costa ocidental de África, banhada pelo Oceano Atlântico.

Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena onde Napoleão Bonaparte faleceu exilado.

Foi uma colónia portuguesa até 1975, mas passou por domínio holandês de 1641 a 1648. Esteve em guerra desde 1961 até 2002. O poder político manteve-se na posse do Movimento Popular de Libertação de Angola desde 1975, embora a oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tenha dominado parte do território até ao fim da última guerra civil.

A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. Os maiores rebanhos são de gado bovino, caprino e suíno.

Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Lunda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao longo de Cabinda, assegurando ao país a autosuficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.

As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e tabaco. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento e madeira, além do refino de petróleo. Entre as indústrias destacam-se as de pneus, fertilizantes, celulose, vidro e aço. O parque fabril é alimentado por cinco usinas hidroelétricas, que dispõem de um potencial energético superior ao consumo.

Os habitantes de Angola são, em sua maioria, negros (90%), que vivem ao lado de 10% de brancos e mestiços.  Angola possui a maior taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) e de mortalidade infantil do mundo.

 

A estatueta designada pensador é uma das mais belas esculturas de origem tchokwe, constituindo hoje o referencial da cultura inerente a todos angolanos, visto tratar-se do símbolo da cultura nacional. 

 

Em Angola vive-se uma sensação de optimismo, de que há mercado para todos neste país em crescimento económico acelerado.

 

 

Ao viajar para Angola tenha atenção ao seguinte:

Vacinas: Febre amarela (obrigatória) e profilaxia da malária. Mas, também não esqueça um protector solar.

Documentos: Passaporte com visto (a obtenção do visto pode ser solicitada nos Consulados da República de Angola e pode demorar três semanas) e seguro de viagem.

Normalmente os impressos para obtenção de vistos já se encontram disponíveis pela Internet nos sites dos consulados da República de Angola.

Para o caso de Portugal pode imprimir os modelos no seguinte link:

http://www.consuladogeral-angola.pt/ser_cons.html

 

Clima: Apesar de se localizar numa zona sub-tropical tem um clima que não reflecte esta condição, devido à confluência de três factores: a corrente fria de Benguela, o relevo do interior e a influência do deserto do Namibe. Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas (de Outubro a Abril) e a do Cacimbo (de Maio a Agosto), mais seca e com temperaturas mais baixas.

Área: 1.246.700 km2

 

Marginal de Luanda

 

 Clique nas imagens para ampliar

 

 

 

Por favor continue para:

PROVÍNCIAS DE ANGOLA E SUAS PARTICULARIDADES

FAUNA DE ANGOLA   /  FLORA DE ANGOLA

 

FRUTAS DE ANGOLA

GASTRONOMIA ANGOLANA

 FAUNA MARÍTIMA DE ANGOLA

 

 

 

 Já agora não deixe de assinar o LIVRO DE VISITAS e deixar uma palavrinha.