utilizacao de tabela de flexao NBR 6118-2003

 
                        
ANFERMAM                                                                                                                                                                                            Home              







UTILIZAÇÃO DA TABELA PARA DIMENSIONAMENTO DAS VIGAS DE CONCRETO ARMADO A FLEXÃO

Elaborei esta tabela , objetivando a pesquisa da seção de concreto , o universo do Domínio 3 com armadura simples e armadura dupla, apresentando os momentos
da ruptura e as correspondentes ferragens.

Quando a seção de concreto está com o momento de ruptura escolhido no dominio 2, do mesmo modo apresentamos os momentos de ruptura no universo de momentos do dominio 2 com respectivas ferragens.

Se uma peça está no dominio 3 automaticamente a tabela acenderá apenas os valores correspondentes ao dominio 3, deixando apagados os valores do dominio 2 e vice versa.

Quando uma seção esolhida possui a seção insuficiente no domínio 3 normal , o momento de ruptura é maior que o maior momento de ruptura da tabela no dominio 3  com armadura simples observe e veja os valores correspondentes a este momento com armadura dupla.

 Interessante para aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos ou profissionais em todas as áreas. 
Caso precise pesquisar este assunto entre na pesquisa Google aqui mesmo:



As células em amarelo correspondentes a largura da viga, altura da viga, tipo de concreto e tipo de aço, bem como em laranja a célula correspondente ao Momento de Ruptura são aquelas para os dados de entrada. A tabela falará então por si mesma.







Neste exemplo aleatòriamente escolhemos 27 cm para a largura da viga, 47 cm para a altura da viga e um concreto C30 ( 30 mpa ) e aço CA-50 A. O momento de ruptura é igual a 55.000 kN.cm = 55.000 kgm


Observe que a tabela apresenta toda a variação de momentos de ruptura para o domínio 3 desta seção escolhida e para o momento escolhido. Notamos que no Domínio 3 ela é insuficiente.  Vamos ver no prosseguimento desta tabela se o momento de ruptura escolhido é atendido nesta seção por armadura dupla.


Como vêem esta seção é insuficiente também para armadura dupla, a seção de aço final é maior que o limite da Norma ou seja 46,52 cm² calculado é maior que 44,28 cm² do limite daí a mensagem " ULTRAPASSOU O LIMITE DE ARMAÇÃO "

Abaixo mostramos que para este momento de ruptura escolhido os valores de momentos no dominio 2 não acendem as respectivas armações pois lògicamente o momento escolhido encontra-se com valor maior que os valores do Dominio 2 e supostamente poderemos encontrá-lo na tabela do Domínio 3 com armadura simples ou com armadura dupla.



Teste você mesmo esta tabela, tire bom proveito deste meu trabalho, mas lembro que a ótica desta tabela são as equações normais da estabilidade da flexão reta, não contemplamos nenhum outro valor da Norma a não ser os valores para Momentos máximos e mínimos. Deverá o projetista verificar toda a NBR 6118-2003 para êste tipo de dimensionamento, não esquecendo de observar primeiro as condições de flechas instantâneas e diferidas , pois muitas vezes a peça passará ao dimensionamento normal mas não passará nas condições da deformação instantânea ou na deformação lenta.



Verificar também as condições de fissuração. É errôneo pensar que uma peça super grande com pouca ferragem funcione pois estará fissurando antes de funcionar. O excesso de ferragem também é errôneo. O cisalhamento é outra condição de atendimento ao dimensionamento final portanto fuja dos limites desta tabela.

Enfim o objetivo desta tabela é enxergar a nossa peça onde ela está situada no universo dos momentos e trazer uma primeira idéia de dimensionamento.
Espero que êste trabalho possa ser útil aos meus colegas.

Qualquer observação para melhorar ou corrigir alguma falha estou a inteira disposição de todos no meu email: anfermam@gmail.com.

Anfermam


Comments