AAV (Undergraduate)

Voltar Pagina Inicial

Undergraduate

Undergraduate Research

  • Title: JGOOSE: A requirements Engineering Tool to Integration i* Organizational Model with UML Use Cases Functional Model
  • Original Title: "JGOOSE: Uma ferramenta de Engenharia de Requisitos para Integração da Modelagem Organizacional i* com a Modelagem Funcional de Casos de Uso UML"
    • Reference:
      • [Vicente 2006] Vicente, A. A. (2006). JGOOSE: Uma ferramenta de Engenharia de Requisitos paraIntegração da Modelagem Organizacional i* com a Modelagem Funcional de Casos de Uso UML. Monografia de graduação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel,PR.
      • Bibtex:
        @MASTERSTHESIS{VicenteTCC2006,

              AUTHOR = {André Abe Vicente},

              TITLE = {JGOOSE: Uma ferramenta de Engenharia de Requisitos para Integração da Modelagem Organizacional i* com a Modelagem Funcional de Casos de Uso UML},

              SCHOOL = {Universidade Estadual do Oeste do Paraná},

        YEAR = {2006},

              type = {Monografia de Graduação},

              address = {Cascavel,PR},

              month = {Dezembro},

        }

  • Resumo: Compreende basicamente a implementação de uma ferramenta (JGOOSE) de apoio a Engenharia de Requisitos, que possibilite o mapeamento de objetos da técnica i* (bastante aceita pela comunidade de Engenharia de Requisitos) para Casos de Uso UML através de um conjunto de diretrizes propostas por Santander [2][3]. Uma visão geral das diretrizes pode ser visualizada através da figura abaixo:

Figura 1: Visão Geral do Processo de Mapeamento i* -> Casos de Uso UML (Adaptado de [1])

  • Files: [Text - pdf] [Integration Model - png] [Slides - pdf]

  • JGOOSE (Java Goal Into Object Oriented Standard Extension)
    [Download Source-Code] [Download JAR] [Screenshots]

  • Resumo Expandido: Apesar de ser um padrão em muitas metodologias de desenvolvimento de software orientadas a objeto, a UML (Unified Modeling Language) ainda não dispõe de mecanismos que possibilitem a modelagem de requisitos iniciais (early requirements), que são tipicamente informais e focados em objetivos organizacionais. A UML é mais apropriada para fases posteriores de elicitação de requisitos, que são geralmente focadas na completude, consistência e verificação automatizada de requisitos funcionais para o novo sistema. Verifica-se então a necessidade de se integrar a modelagem organizacional através da técnica i* e a modelagem de casos de uso do padrão UML. O trabalho tem como base diretrizes já propostas por Santander em para auxiliar engenheiros de requisitos a desenvolver Diagramas de caso de uso em UML a partir dos modelos organizacionais propostos na técnica i*. Apresenta-se neste trabalho, o processo de engenharia de requisitos e a sua importância no entendimento das necessidades do cliente. É abordado a metodologia Tropos e o uso da modelagem organizacional i*, que apoiam este processo, tendo como objetivo a construção de aplicações mais robustas, confiáveis, reutilizáveis e que atendam realmente as necessidades da organização. Por fim apresenta-se o protótipo da ferramenta implementada neste trabalho intitulada JGOOSE (Java Goal Into Object Oriented Standard Extension), uma ferramenta de apoio a Engenharia de Requisitos que possibilita o mapeamento de forma automatizada de diagramas i* gerados pela ferramenta OpenOME (Organization Modelling Environment)  para diagramas de caso de uso UML que podem vir a ser utilizados em uma Modelagem Orientada a Objetos. Com o objetivo de testar e validar a nova ferramenta são utilizados três estudos de caso: uma modelagem de Sistema de Compra de Midias (Medi@), Sistema de Gerenciamento de Conferências (Conference Management System) e outro que representa um sistema de Notícias Eletrônica (E-News System). Palavras-chave: Engenharia de Requisitos, Modelagem Organizacional, Técnica i*, Tropos, Desenvolvimento Orientado a Objetos

  • Referências Bibliográficas:
    [1] CASTRO, J. F. B. ; ALENCAR, F. M. R. ; SANTANDER, Victor Francisco Araya ; LOURENCO, C. T. L. . Integration of i * and Object Oriented Models (to appear). In: Eric Yu; John Mylopoulos; Neil Maiden; Paolo Giorgini. (Org.). Social Modelling for Systems. : MIT Press, 2006, v. 1, p. 19-.
    [2] SANTANDER, V. F. A.; CASTRO, J. Deriving use cases from organizational modeling. In: RE ’02: PROCEEDINGS OF THE 10TH ANNIVERSARY IEEE JOINT INTERNATIONAL CONFERENCE ON REQUIREMENTS ENGINEERING, 2002. Proceedings... Washington, DC, USA: IEEE Computer Society, 2002. p.32–42.
    [3] SANTANDER, V. F. A. Integrando Modelagem Organizacional com Modelagem Funcional. Pernambuco: Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Dezembro, 2002. Tese de doutorado.