Curriculum Vitae - André Luiz Bernardes

  • André Luiz Bernardes,

bernardess@gmail.com


Gosta de disseminar seu conhecimento, aprecia boa leitura, boa música, ciência, economia e internet. Interessa-se pelos processos de toda empresa onde se encontra e não restringindo-se ao próprio departamento. Apresenta grande desenvoltura para falar em público (treinamentos, palestras, exposições, demonstrações e workshops.

Market Intelligence and Sales Force Effectiveness AnalystEditar
TORRENT DO BRASIL LTDA

Desde Março de 2013 – Até o momento - São Paulo e Região, Brasil

Transformar informações de mercado em inteligência competitiva.

Estruturar o pensamento estratégico gerado a partir de informações coletadas do mercado, tendo como metas a geração de valor percebido pelos clientes e o aumento da competitividade motivado pela racionalização dos fluxos internos da empresa e pelo aumento da rentabilidade das operações.

Análise de Cenários - Promover um diagnóstico da situação atual do segmento de atuação e da 
empresa; Analisar tendências e descrição de necessidades do mercado; Estudar o mapeamento de oportunidades e riscos das operações; Analisar os métodos de previsão de demanda; Estudar a acuracidade entre o Previsto x Efetivo; Aprofundar-se nos impactos da demanda na montagem das operações.

Estratégia e Inovação - Abordar a gestão do pensamento estratégico; a criatividade; a pesquisa e 
desenvolvimento de novas soluções; Desenvolver e aplicar critérios para a definição de projetos; 
Inserir o planejamento de ações e a medição de recursos frente as possibilidades 
detectadas.

Estruturação do Ciclo de Inteligência - Apresentar ferramentas de coleta de informações; Gerar indicadores de performance (KPIs); Inserir processos de transformação de dados em informações e de informações em inteligência; Ampliar os métodos de proteção e armazenagem das informações e da inteligência; Divulgar a inteligência no processo de tomada de decisão; Desenvolver e manter os processos e a avaliação dos resultados e os mecanismos de reação.

Gestão da Cadeia de Valor - Discutir os processos de racionalização de fluxos administrativos e operacionais; Estimular e ampliar a integração interdepartamental dos processos e sistemas; Estimular a integração das cadeias de informação; Contribuir para a manutenção de vantagens competitivas; Apontar a relevância e posicionamento dos produtos nos mercados nos quais estão inseridos.

Anteriormente nos últimos 4 anos  desenvolvia soluções para o mercado farmacêutico como integrante da equipe de Efetividade da Força de Vendas no Aché Laboratórios S.A.

Neste departamento teve a oportunidade de criar e reformular diversas ferramentas de análise voltadas a embasar o direcionamento, bem como as tomadas de decisões da Força de Vendas, do departamento de Marketing, além dos principais Gestores e Diretores da companhia.

Dentre os projetos que participou, e podem ser descritos aqui,  destacam-se as seguintes aplicações de análise:

- DashboardPB®

- Matriz de Portfólio®
Desenvolvida para propiciar a maior agilidade dos processos decisórios da empresa. Permitir à empresa a exposição clara de suas expectativas, baseando suas estratégias em fatos em detrimento do 'achismo'. Tornar possível a segmentação estratégica macro e micro, ou seja, GPs alinhados a estratégia e ótica macro (Brasil). Maximizar os recursos e as possibilidades, aumentando a dinamicidade das próprias diretivas em detrimento do mercado e seus dos drivers. Evidenciar a segmentação da grade promocional com maior objetividade. Estender à empresa a utilização de ferramentas para aferição de target, além de comparativos de produtividade entre os territórios, com target balanceado e desbalanceado. Possibilitar que as marcas dos produtos tornem-se top of mind para os clientes, ou seja, todas as vezes que os clientes obtiverem contato com determinada mensagem, relacionem-a à marca. Mudar o enfoque e penetração dos materiais promocionais.
 
- Estudo de Target &
  Segmentation®
- Overlap®
Aplicação desenvolvida para para detectar e apontar com agilidade os grupos de produtos com similaridades prescritivas, os quais demonstram maior resposta ao investimento e posicionamento nas grades por especialidades. 

- CallManagement®

- Caderno
  Eletrônico®

- PrescriptionShare®


 Quota®
Pesquisas realizadas sobre os Representantes e seus Gestores indica de forma geral, que estes trabalham melhor para atingir metas do que maximizar o volume de vendas. Esta informação é muito importante, pois o fato de ter alcançado ou não um objetivo pode determinar o nível de esforço que um representante e seus gestores  investirão nas suas atividades, e com isto construirá o seu próprio resultado futuro tomando po base a meta colocada.
Atingir a Cota pode ser um indicador de satisfação importante para o 
representante e seu gestor, mas por outro lado pode desestimulá-lo no aumento de seu desempenho. É importante que a Cota seja fácil de entender para que fique bem claro para estes que podem fazer acontecer, de acordo com os objetivos impostos pela empresa para alcançar os melhores resultados.

Uma forma viável de transmitir o que se quer de um representante e seu gestor , ao invés de falar-lhes insistentemente, é formular um sistema de Cotas sobre estas atividades vinculando-lo ao um Sistema de Incetivos (Premium®), deixando-lhes claro  o que deve ser feito, e com isto, trabalharão nessa direção. Com isto a empresa reduzirá os esforços de supervisão e controle, se preocupando com outros objetivos estratégicos.

Para a montagem de um Sistema de Incetivos (Premium®) completo foi de fundamental importância que o alcance destes objetivos e  Cotas estivessem vinculados ao plano de remuneração. Maiores comissões para  Cotas de volumes maiores, ou bônus conforme o alcance destes objetivos como serviços, margem, prazo, etc.

Com o representante e seus gestores buscarão maximizar as demandas – trabalharão na direção dos objetivos estabelecidos pela empresa, que estão alinhados com sua estratégia na busca de um resultado comum, diminuindo assim os custos de supervisão e controle, além de fazer convergir os objetivos da empresa e do representante e seu gestor . A experiência dos gerentes comerciais e das pessoas da área financeira são fundamentais na formulação do plano de Cotas financeiras.

Premium®
A aplicação de Prêmio desenvolvida substituiu o lugar de diversos sistemas estabelecidos no mercado, tornando-se um solução de baixo custo e altíssima eficiência.
O objetivo desta aplicação foi eficientemente controlar a performance da área de vendas, possibilitando o controle de premiação nos mais diversos níveis (representantes, supervisores, gerentes, etc...), a partir de dados de auditoria de vendas, com objetivos ou metas fixadas para os produtos.

Através da aplicação de Premiação da Força de Vendas foi possível:
Realizar parametrização da distribuição geográfica para auditoria de vendas;

Controlar o mercado do produto/apresentação e seus concorrentes para objetivo em market-share;

Importar informações de auditoria de vendas a partir de arquivos "txt"; 

Cadastrar premiações e prêmios pagos por profissional e manter essas informações em histórico;

Parametrizar regras de premiações;

Controlar objetivos em unidades ou market-share por produto/apresentação na mesma premiação.

O sistema tem como principal característica a flexibilidade na modificação de regras de negócio utilizadas para a realização da premiação da força de vendas.

A criação deste modelos de premiação fez-se sobre um algoritmo criado para medir e estabelecer índices de evolução de market share de prescrições alcançados pela Força de Vendas. Nesta aplicação as regras de negócio, definidas previamente e completamente parametrizáveis, ficam armazenadas estabelecendo o processamento mensal das informações. 

Ranking®
Além das últimas atividades exercidas, empreendeu também nesta e em outras empresas a Gestão e Desenvolvimento de Projetos em outros modelos de negócio, tais como:

Financeiro

Compras - Material Management

Logística

Mobility

Comercial - Sales and Distribution

Report Area

Experiência na implantação de ERPs (Entreprise Ressource Planning):

SAP R/3

Peoplesoft

BAAN

Implementou inúmeras aplicações de interação com os Bancos de Dados mais utilizados pelas empresas no mercado corporativo:

SQL Server

Oracle

Sybase

My SQL

DB2

Firebird

Como consultor, estendeu suporte ao planejamento, desenvolvimento e a implementações de diversas ferramentas de análise:

BI

Datawarehouse

Datamarts

MIS

BSC

Scorecards

Dashboards

Amplo envolvimento na implantação de sistemas MIS - Managment Information System, BI - Business Information, DW Data Warehouse, os quais têm embasado as decisões dos diversos Diretores, Gerentes e Coordenadores nos Clientes para os quais desenvolveu tais inúmeras ferramentas de Gestão e Análise corporativas.

Domínio da suíte MS Office, como MOS - Microsoft Office Specialist.

Possui profundos conhecimentos de programação da linguagem VBA - Visual Basic for Applications, com a qual tem construído e implementado os diversos projetos de automação e construção de aplicações em dezenas de clientes, nos seus mais de 20 anos de experiência com TI. Além do conhecimento das arquiteturas de software que compõem o Modelo de Desenvolvimento da engenharia de software da Microsoft.

Conhecedor de diversas técnicas de Gerenciamento de projetos, levantamento de necessidades tecnológicas junto as áreas Clientes, e a análise dos processos e sistemas existentes.

Detecção de ineficiências, viabilizando melhorias através da otimização dos recursos de TI, bem como o aumento da produtividade, bem como a segurança da informação.

Qualificado para liderar pessoas, projetos, efetuar negociações, dirimir equívocos, solucionar problemas e estabelecer planos/processos para a melhoria contínua (através do ciclo PDCA), voltado para o foco em resultados.

Participou na execução e orientação de atividades de desenvolvimento, bem como a implantação de novos módulos em diversas versões de ERPs
(Enterprise Resource Planning), CRMs (Customer Relationship Management), e SCMs (Supply Chain Management).
Coordenou a execução de projetos desenvolvidos por terceiros, visando a satisfação dos Clientes internos e externos, bem como o cumprimento dos cronogramas, demonstrando aderência aos custos e ao nível de atendimento.

Desenvolve e ministra
Palestras sobre diversos temas da área de TI.

Mantém atualizado diversos Blog sobre programação VBA, onde compartilha suas descobertas, bem como auxilia milhares de usuários da linguagem VBA e usuários da suíte Microsoft Office.
Ver tópico:
Aplica treinamentos técnicos focados em usuários que desejam conhecer os avançados e inovadores recursos da suíte Microsoft Office.
 
 
 
Atualizado em 20.12.2011