Áreas Protegidas de Portugal


Região Norte

Ana Sofia Lobato

Professora de Biologia/Geologia na Escola E.B. 2,3 do Cávado - Braga

 

Links importantes:

ICN

Naturlink

Geira

 E.B. 2,3 do Cávado

Blog da Escola E.B.2,3 do Cávado

Na região Norte de Portugal continental podemos encontrar diversas áres protegidas com diferentes classes classificatórias - um Parque Nacional (Penega-Gerês), quatro Parques Naturais (Litoral Norte, Alvão, Montesinho e Douro Internacional) e três áreas protegidas de interesse local (Lagoa de Britiandos, Corno do Bico e Albufeira do Azibo).

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971 e é a única área protegida do país com este estatuto. Alberga uma enorme variedade de valores faunísticos, como o lobo-ibérico, cabra-do-gerês, águia-real, salamandra-lusitânica e florísticos como o lírio-do-gerês, o feto-do-gerês. O seu coberto vegetal é rico e diversificado desde os matos, pinhais, carvalhais, bosques ribeirihos e pastágens. Em termos geomorfológicos destacam-se os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro, bem como os vestígios das últimas glaciações como sejam as moreias, os circos glaciares e os vales em U.

Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica)

 

Em termos de ocupação humana destacam-se os castelos de Castro Laboreiro  e do Lindoso bem como a Geira Romana - caminho que ligava Braga a Astorga (em Espanha).

Geira romana (marcos miliários)