MÓDULO 3 - TECNOLOGIAS (AULA 1)                                            06-01-2011

Nesta primeira aula de Tecnologias dividimos a turma em dois grupos. Eu fui escolhida para o grupo de Fotografia. Depois de fazer os grupos, ambos, mudámos de sala. O prof. fez-nos uma apresentação sobre o que é a Fotografia. Aprendi que a palavra Fotografia significa "desenhar" a partir da luz e do contraste. A Fotografia divide-se em dois campos, a Fotografia Documental e a Fotografia como Arte. A Fotografia Documental aparece como ilustração a um documento de um jornal, por exemplo. Enquanto a Fotografia como Arte não consiste apenas em tirar uma fotografia, é normalmente tratada até ficar uma obra de Arte.

                                    
 Fotografia Documental                                      Fotografia como Arte
 (esta a ilustrar a capa)                                     (uma fotografia de Henri 
                                                                            Cartier-Bresson)


MÓDULO 3 - PROJECTO (AULA 1)                                                  06-01-2011

Nesta aula de Projecto começamos o desafio deste Módulo. O desafio era " Vais agora caminhar por um mundo... Por onde andas e o que encontras? "

A minha resposta a este desafio foi: Estou num novo mundo... Um mundo onde tudo tem vida, um mundo onde não existem casas pois não se dorme, não chove, nem sequer existem televisões ou computadores. Apenas podemos conviver com a natureza...
Estou num mundo onde não existem duas "criaturas" iguais.
Estou num mundo em que cada um é caracterizado por ter apenas um sentimento.
Este lugar é diferente, não parece existir chão, não parece existir fim. As nuvens são algodão doce e o ar é puro (como nunca o tinha sentido).

Depois de fazermos o nosso conceito, construímos um grupo de 4 elementos para a realização do filme em Cinema. O meu grupo é composto por mim, a Ana Rato, a Iolanda Roque e o Diogo Dias. Iniciamos o conceito de grupo, mas ainda não o acabámos.


MÓDULO 3 - SEMANA 1                                                               09- 01 -2011

Durante esta semana não consegui cumprir os que os professores tinham pedido (os "raids" fotográficos sobre o nosso conceito).
No entanto, pesquisei referenciais (imagens) relativas ao meu conceito. As imagens que escolhi eram caracterizadas por, não terem nada fabricado pelo Homem ("Apenas podemos conviver com a natureza..."), todos os elementos presentes na imagem serem caracterizados por uma emoção ("...cada um é caracterizado por ter apenas um sentimento."), a imagem não podia ter fim ou "chão" ("... não parece existir chão, não parece existir fim."), etc.

 
Mundo Encantado

Esta foi a primeira imagem que encontrei que podia servir como referência ao meu conceito. Nesta figura conseguimos ver uma floresta e um lago. Uma das características que as imagens tinham de possuir era a inexistência de qualquer coisa fabricada pelo Homem, e como se pode ver, esta imagem respeita esta "regra". Outra característica era, todos os elementos presentes serem caracterizados por um sentimento. Esta característica depende muito de quem está a observar. Para mim, o sentimento do lago é a calma, pois não existe nenhuma onda, nenhuma agitação na água, etc. O sentimento das árvores é a inveja. Esta inveja deve-se à sede que têm de beber água (a inveja de ter o que o lago tem, água). Se observar-mos bem, todos os ramos estão apontado para uma direcção, a direcção do lago. A última característica que tinha de estar presente na fotografia era, a inexistência de fim ou "chão". Esta imagem também obede-se a esta característica pois a fotografia tem imensa profundidade (não sabemos onde fica o "fim") e o lago apenas nos mostra o reflexo das árvores (não temos a noção de o lago ser muito profundo ou não, não sabemos onde fica o "chão".) 

Esta fotografia foi retirada do site Olhares: 



Olhos nos olhos

Retirei esta imagem porque também se enquadrava nas características que pedia.
Tal como a anterior, esta fotografia não tem a existência nada criado pelo Homem. Apenas tem a presença da Natureza. 
Também temos a presença de sentimentos neste seres. O animal está muito observador, pois não sabe o que lhe estão a fazer. Enquanto a flor está desconfortável, talvez pelo animal ser muito pesado para ela. 
Nesta figura (ao contrário da anterior) não temos a existência de dois seres iguais (uma característica bastante difícil de encontrar). 
Também não temos a existência de "fim" ou de "chão". A inexistência de fim deve-se ao facto do fundo ser todo da mesma cor (não existirem paredes,etc). A inexistência do chão deve-se ao facto da fotografia ter sido tirada do caule para cima.

Site:



MÓDULO 3 - TECNOLOGIAS - AULA 2                                            11-01-2011

Esta foi a primeira aula de Cinema. Nesta aula o professor deu-nos uma introdução ao Cinema. 

Desde muito cedo que o Homem utiliza a imagem para comunicar, registar factos, etc. A imagem já existia antes da escrita ou da fonética, pois não foi inventado (como a escrita ou uma língua). A imagem existe desde que o Homem começou a olhar e a reparar nas coisas que o rodeia.
No séc. XXI a sociedade já não consegue viver sem imagem, tornou-se uma coisa indispensável pois, com o avanço da Tecnologia (a invenção da Fotografia, Cinema, Internet, etc.) cada vez é mais fácil registar uma imagem.

Apesar das nossas filmagens não respeitarem a fase de Pré-Produção, o professor explicou-nos em que consistia. A Fase de Pré-Produção divide-se em três partes. A primeira é a ideia, que consiste no assunto/razão de porque se filma. A segunda fase é a elaboração do guião, que consiste em definir as personagens, as cenas, os ângulos da câmara, etc. (é muito utilizado um "storyboard" para a realização desta fase). A última fase é o Plano de Rodagem, nesta fase agendam-se (para as filmagens) as datas, os locais, os horários, os figurinos, etc.

A Fase de Produção consiste na "rodagem" do filme, é a fase em que se filmam todas as cenas.

A Fase de Pós-Produção consiste na edição e publicação do filme. A edição do vídeo consiste em juntar os planos, das som ao filme, meter os créditos finais, etc. A Publicação consiste em Publicar o video (ex: "Youtube", DVD, etc.).

Também aprendemos que existe uma escala de Planos para enquadrar a figura humana no visor do ecrã.

Plano de Pormenor - mostra apenas um pormenor do corpo.
Muito Grande Plano - enquadra o corpo desde a testa até ao queixo. Aumenta as emoções.
Grande Plano - enquadra o corpo desde a cabeça até aos ombros.
Plano Próximoenquadra o corpo desde o cimo da cabeça até a linha do peito. Usado para cenas de diálogo.
Plano Médioenquadra o corpo desde o cimo da cabeça até à linha da cintura.
Plano Americanoenquadra o corpo desde o cimo da cabeça até aos joelhos. Era usado para filmes de "cowboys".
Plano de Conjuntoenquadra mais do que uma personagem. Mostra o ambiente envolvente e a acção das personagens.
Plano Geralenquadra o corpo desde o cimo da cabeça até aos pés. Permite situar a personagem no espaço envolvente.
Plano Muito Geralenquadra o corpo na totalidade e o espaço envolvente.


A Composição está dividida em três partes, o 1º plano, o 2º plano e o fundo. O 1º plano é o que está mais perto de observador. O 2º plano é aquilo que está atrás do 1º plano. E o fundo é, normalmente, o cenário.

As perspectivas também podem ser de três maneiras. A perspectiva normal, de frente para o corpo que está a ser filmado. O Picado, quando a câmara está acima do que está a ser filmado. E o Contra Picado, quando a câmara está abaixo do que está a ser filmado.

Por último, revemos a invenção do Cinema. O Cinema foi considerado inventado em 28 de Dezembro de 1895, pois foi neste dia que os irmãos Louis e Auguste Lumière deram a sua primeira sessão de cinema, no Grand Café, em Paris.


MÓDULO 3 - PROJECTO - AULA 2                                                  14-01-2011

No inicio da aula o professor esteve-nos a explicar como iríamos desenvolver este módulo, tanto a Fotografia como em Cinema. Para Fotografia temos de desenvolver 3 retratos (encenados), onde indicaremos o conceito, os elementos formais da composição e os adereços necessários. Em cinema o filme
irá ser composto por 6 cenas. Teremos de explicar, antes da realização do filme, o plano de acção, a sonorização, o tempo e o cenário. O filme terá aprox. 15 min.
Depois, eu e o meu grupo, estivemos a alterar um pouco o nosso conceito, que ficou assim:

"Lamento imenso Diogo... Os meus pêsames... Lamento a tua perda... Os meus sentimentos... Lamento... Os teus pais eram boas pessoas."

Isto só pode ser um pesadelo. Tenho de arranjar algo para me distrair. (Diogo vai buscar o jogo de tetris). Quem me dera que a vida fosse tão fácil como este jogo.

(Diogo é teletransportado para o Jogo)

Ana- Aqui vou eu! Ah! (A Ana roda)
Diogo- Aonde é que eu estou? Quem és tu?
Ana Pinote- Isto é o tétris! (A Ana Pinote cai)
                 -Jerónimo!!!!
Diogo- Mas o que é que se está a passar aqui?
Ana Pinote- Espera só um bocado.
A Iolanda começa a descer.
Iolanda- UAH!!!!
(começam a cair mais peças)

...

O Diogo é sugado.
Diogo- Temos que ganhar este jogo!!!

WIN!

Estamos contigo Diogo!
Diogo deita-se.ta-se.
MÓDULO 3 - SEMANA 2                                                                  19-01-2011

Raid Fotográfico

O meu raid fotográfico apenas tem imagens da Natureza, pois no meu mundo não existe nada feito pelo Homem.









MÓDULO 3 - TECNOLOGIAS - AULA 3                                               19-01-2011

Esta foi a segunda aula de Fotografia. Nesta aula passámos à prática. O objectivo desta aula era fotografar as 3 fotografias pedidas. Eu apenas consegui fotografar duas.



Estas duas fotografias simbolizam as criaturas que podemos encontrar no meu novo mundo.

MÓDULO 3 - PROJECTO - AULA 3                                                     26-01-2011

Nesta aula, estivemos a finalizar o conceito e planos de cinema. Os professores, no final da aula, indicaram-nos individualmente o que melhorar nos blogues.

MÓDULO 3 - TECNOLOGIAS - AULA 4                                               26-01-2011

Esta foi a segunda aula de cinema. Nesta aula realizamos as filmagens do nosso filme.

MÓDULO 3 - PROJECTO - AULA 4                                                     01-02-2011

Nesta aula, o professor, explicou-nos que as apresentações iriam ser diferentes neste módulo. Vamos fazer uma apresentação de fotografia, em que vamos falar sobre o conceito, o raid e as fotografias finais. E vamos fazer uma outra apresentação sobre cinema em que falamos sobre o conceito de grupo e mostraremos o filme. No resto da aula, trabalhá-mos em grupo.

MÓDULO 3 - SEMANA 4                                                                   08-02-2011

Nesta semana trabalhei na minha 3ª fotografia. Esta fotografia é um retrato de um "ser" que simboliza a inveja.



MÓDULO 4 - TECNOLOGIAS - AULA 1                                               08-03-2011

Esta foi a primeira aula de Design de Comunicação. Começámos a aula com uma pequena apresentação de cada aluno. Depois das apresentações, os professores, explicaram em que consistia o Design de Comunicação. O Design de Comunicação divide-se em duas "áreas", o Design Gráfico (que trabalha a imagem parada e o texto) e o Design de Multimédia (que trabalha a imagem em movimento). Na segunda metade da aula criámos utilizadores para cada aluno ter a sua conta. No resto do tempo, os professores mostraram-nos trabalhos realizados pelas outras turmas. 

MÓDULO 4 - PROJECTO - AULA 1                                                     08-03-2011

Nesta aula os professores introduziram-nos um novo módulo e um novo desafio.
Para este módulo o desafio colocado, foi este:

"Tu ao contrário de Gregor vais abrir todas as portas. O que encontras por de trás de cada uma delas?"

A minha resposta foi esta:

Depois de atravessar esta porta, percebi que estava diferente. Agora já consigo dizer tudo o que penso, tudo o que quero, sem medos, sem recear o que as outras pessoas pensam.

Agora que já posso dizer tudo o que penso, chegam novos problemas e apercebo-me que não posso encarar tudo com um sorriso na cara.

Com estas duas portas abertas aprendi que não posso dizer tudo o que penso. Apesar do que todos dizem não é o mais correcto. É preferível ouvir e calar. 

No resto da aula, vimos algumas revistas para fazermos recortes.

MÓDULO 4 - SEMANAL 1                                                               08-03-2011

Referenciais:

força de expressão!

Cantar

Cançao de Liberdade


decepção

decepçao....


Este conjunto de imagens consegue exprimir muito bem o meu conceito.

 As primeiras três imagens representam a primeira porta. Representam as diferentes maneiras de nos expressarmos, a sensação de liberdade que temos quando dizemos tudo o que queremos, etc.

As outras três imagens representam as outras duas portas. Representam a decepção que temos quando não aceitam aquilo que dizemos, a desilusão, etc.

MÓDULO 4 - TECNOLOGIAS - AULA 2                                              08-03-2011

Nesta aula aprendemos como mexer no Photoshop. 

Alguns dos comandos que aprendemos.

Depois de aprender as ferramentas básicas iniciámos o primeiro exercício. Este exercício consiste num auto-retrato com peixes. Os professores deram-nos algumas imagens de peixes, e o nosso trabalho era recortar os peixes e preencher a nossa cara com eles.

MÓDULO 4 - PROJECTO - AULA 2                                                     08-03-2011

Os professores começaram a aula com uma apresentação sobre o que tínhamos de fazer em cada um dos quatro trabalhos (a Capa, a Pág. Tipo, a Poesia Visual e a Montagem).
Em seguida, continuamos os trabalhos.


Esta montagem mostra uma maneira muito usada para nos fazermos ouvir.

MÓDULO 4 - SEMANAL 2                                                               08-03-2011

Pesquisa:







MÓDULO 4 - TECNOLOGIAS - AULA 3                                               08-03-2011

Nesta aula acabámos os auto-retratos. Acabámos a montagem e em seguida realizamos uma animação.
Em breve, irei "postar" aqui a animação.

MÓDULO 4 - PROJECTO - AULA 3                                                     12-03-2011

Nesta aula, continuamos a poesia visual e a montagem. Os professores falaram com cada aluno sobre o conceito e o trabalho que já tínhamos realizado.


Nesta montagem tentei mostrar a segunda porta do meu conceito. Sempre ouvi dizer que os olhos são a porta para o nosso interior. Com base nisto, criei um rosto aparentemente "feliz", com umas caras tristes no lugar dos olhos. Assim consegui exemplificar a frase no cimo do desenho.


Esta experiência não correu como eu esperava. Nesta montagem queria ilustrar a    falta de liberdade de expressão. Na parte de cima da imagem, temos uma mãe a chatear-se com a filha. E na parte de baixo, temos o pensamento da filha. A filha sente-se como se estivesse presa, ou seja, ela não pode dizer o que pensa da situação, porque a mãe nunca iria aceitar o que ela diz.


Esta montagem ainda não está acabada, pois ainda não sei como ilustrar as palavras. Na montagem tentei ilustrar, mais uma vez, a liberdade de expressão. Esta imagem representa uma explosão de palavras. Como se a personagem tivesse contido todas aquelas palavras e agora as quisesse libertar.

MÓDULO 4 - TECNOLOGIAS - AULA 4                                               12-03-2011

Iniciámos a aula com um problema, devido há mudança de sala.
Depois de resolvermos todos os problemas, continuámos a exploração de ideias para a Capa. 


MÓDULO 4 - PROJECTO - AULA 4                                                     12-03-2011

Nesta aula continuámos a exploração de ideias. 
Eu desenvolvi a Poesia Visual e a Montagem.




MÓDULO 4 - TECNOLOGIAS - AULA 5                                               27-03-2011

Nesta aula continuei a desenvolver a capa. Finalmente decidi o tema da capa.
A ideia que iria utilizar como poesia visual vai ser adaptada para a capa, como tinha planeado de inicio. 
A minha Capa vai falar sobre a Liberdade de Expressão. Para abordar este assunto, vou utilizar correntes que iriam lá estar para simbolizar um ser/pessoa. A corrente irá estar "partida" (irei partir a corrente, através do Photoshop) e o título irá sair da corrente.


Esta é a corrente que irei utilizar. 

Durante a aula, fiz algumas experiências mas esqueci-me de as colocar na pen.

MÓDULO 4 - PROJECTO - AULA 5                                                     27-03-2011

Nesta aula desenvolvi a minha montagem. O tema da montagem irá ser a Reflexão.


Esta foi a minha primeira exploração de ideias. Escolhi um Olho para colocar na montagem pois é com os olhos que observamos e para mim, a Reflexão é como se fosse um observar do nosso interior.
Também escrevi "Observa-te" ao contrário, para dar a "sensação" de que a palavra fosse em direcção ao interior.


Esta foi a minha segunda montagem. Nesta montagem queria transmitir um olhar para o horizonte... Como muita gente faz quando está a pensar e a reflectir.


Depois de fazer a segunda montagem, percebi que não estava a pensar em como eu via a "Reflexão" mas sim como os outros a viam. Então, fiz esta terceira montagem.

Antes de fazer a montagem, pensei no que para mim era a "Reflexão". E cheguei à conclusão de que para mim, a reflexão não passa de uma organização de ideias. Então, pensei no que simbolizava a palavra "organização", e lembrei-me de uma estante de livros organizada alfabeticamente.


Como gostei desta ideia, decidi desenvolvê-la. Sugeriram que deformasse mais a forma, então fiz esta experiência.



3º Período

MÓDULO 5 - TECNOLOGIAS - AULA 1                                    
           28-04-2011

No início da aula falámos sobre o curso de Produção Artista (onde se inclui os Têxteis). Os prof. Dividiram o curso em quatro tópicos:

- Vocabulário

- Expressão Plástica

- Projecto

- Construção Colectiva


A seguir, falámos sobre a Planificação das Aulas (que iria ser diferente devido a menos uma semana que tínhamos).

                - 1ª Aula – Cultura Têxtil;

                - 2ª Aula – Materiais, Técnicas e Equipamentos;

                - 3ª Aula – Materiais, Técnicas e Equipamentos;

                - 4ª Aula – Materiais, Técnicas e Equipamentos;

                - 5ª Aula – Apresentação.

 

Em seguida falámos sobre alguns artistas, entre os quais:

                - Louise Bourgeois

                - Rosemary Trockel

                - Christo

                - Frederice B. Duarte

                - Maria Lai

                - Ana Vieira


Enquanto observávamos as obras dos artistas e de colegas do ano passado, os professores chamavam-nos a atenção para técnicas como:

                - Aplicar

                - Sobrepor

                - Revestir

                - Franzir

                - Stich


MÓDULO 5 - PROJECTO - AULA 1                                                     28-04-2011

Esta aula começámos por criar o nosso conceito. O desafio deste módulo era:
"O fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se... o que gostarias de contar  a ti mesma sobre o que de ti descobriste, quando daqui a una largos anos tropeçares nas tuas memórias?

Conceito: 

Sou uma bonequinha de porcelana que se acabou de metamorfosear. Sou uma bonequinha de porcelana que já vestiu a sua armadura e está pronta para a batalha! Sou o lado lutador atrás desta bonequinha que nunca ninguém viu antes...

Por isso, não me digam que sou frágil quando na verdade não me conhecem!

Já não sou mais esta bonequinha...

MÓDULO 5 - SEMANA 1                                                                   28-04-2011

Esta semana trabalhei nos referenciais, pesquisa e exploração de ideias. Tal como foi pedido realizei os meus referenciais e pesquisa "à mão".

Referenciais:

Amadurecer

Força

Crescer

Pesquisa:


Louise Bourgeois


Christo


Rosemary Trockel

Exploração de Ideias:







MÓDULO 5 - TECNOLOGIAS - AULA 2                                               07-05-2011

Nesta aua escolhi uma Exploração que já tinha feito e comecei a desenvolver. Este desenvolvimento da ideia, iria ser diferente dos outros módulos devido à falta de tempo. 




MÓDULO 5 - PROJECTO - AULA 2                                                     07-05-2011

Nesta aula continuámos a exploração e o desenvolvimento de ideias.


MÓDULO 5 - TECNOLOGIAS - AULA 3                                               06-06-2011

Nesta aula comecei a realização do trabalho.



MÓDULO 5 - PROJECTO - AULA 3                                                     06-06-2011

Nesta aula fiz mais explorações de ideias, com e sem intervenções têxteis.

Continuação do blog: 

https://sites.google.com/site/projectoetecnologiasparte2/

 

Comments