Recursos Cidadania e Mundo Actual - Anabela Matias de Magalhães


“O PowerPoint Utilizado em Contexto de Sala de Aula na Disciplina de Cidadania e Mundo Actual" 

Justificação do Projecto

    Iniciei este projecto de realização de apresentações em PowerPoint para a disciplina de Mundo Actual, que lecciono aos meus cinco Cefs, neste ano lectivo de 2008/2009, em plena turbulência da escola pública. Tinha o desejo de acabar as apresentações para o 7.º, 8.º e 9.º anos no final do ano lectivo transacto, o que cumpri, e, durante este ano lectivo de 2008/2009, remodelar as apresentações já realizadas para o 7.º ano e iniciar a realização das apresentações para os meus alunos de Cef`s, para os meus alunos de longe mais complicados. Devo confessar que a primeira parte do meu projecto, remodelação das apresentações publicadas para o sétimo ano de escolaridade, será impossível de cumprir, de tal modo o trabalho, improdutivo, aumentou na ESA.

    Para o módulo C2, já leccionado, intitulado "Discriminação e Racismo" utilizei algumas apresentações elaboradas para o 7.º ano a que os alunos reagiram bastante bem, atendendo ao perfil dos alunos dos CEF`s.  Queria registar e comprovar na prática, que eu funciono assim e não estou disponível para trilhar belos percursos teóricos que depois se revelam impraticáveis, como reagiam estes alunos a aulas leccionadas com recurso a esta tecnologia. E muito embora ainda não lhes tenha pedido a opinião escrita sobre o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula, sei, pelas observações que me vão fazendo ao longo das aulas, que o recurso utilizado está a ser do seu inteiro agrado. Assim sendo, aqui deixo a minha escrita esperançosa, muito embora em tom de desabafo e lamento, que pode ser lida no seu contexto original clicando em http://anabelapmatias.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

 Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008


Alunos/Professora - ESA - Amarante
Fotografia de não sei quem

Entrar nos Eixos
Finalmente estou a entrar nos eixos.
Desde o início do ano lectivo não parei ainda. A acção de formação que estou a frequentar terá a última sessão no próximo sábado e terei ainda muito trabalho a desenvolver para apresentar nesse dia, mas a verdade é que ficará já arrumada a minha formação acreditada deste ano. Esta semana será ainda tempo de marcar corpo presente da minha décima quarta reunião na ESA, neste ano lectivo que ainda ontem começou. É uma das vertentes do meu trabalho que mais me custa, ver que uma doença chamada reunite se espalha pelas escolas como uma praga. E pior do que isso só o facto de termos sido literalmente afogados em grelhados e outras papeladas que tais, guardadas em capinhas de Lucifer.
Tenho-me em conta de pessoa bastante organizada. Tenho-me em conta de pessoa que gosta de trabalhar e nunca se escusou ao trabalho. E constato que até este ano lectivo o tempo sempre me chegou para tudo. Costumo até brincar com esta minha faceta, a que eu chamo de hiperactividade, que me impele a trabalhar com gosto. O tempo sempre me chegou para escrever no blogue, preparar aulas, fazer apresentações em PowerPoint, planear férias, fazer passeios pedestres, calcetar, fazer muros, fazer actas e planificações, planos de recuperação e acompanhamento, ir ao café, estar com amigos, ir a exposições, cortar mato na Barca, visitar museus, ir a concertos, ler e o mais que me apetecesse.
Pois não é que dei por mim, este ano lectivo, a trabalhar até à uma hora da manhã, a chegar da escola perto das nove horas da noite, e a não ter tempo de preparar uma aula? Felizmente que tenho o serviço adiantado, doutra forma não sei o que seria de mim. E dei por mim em estado de quase completa exaustão. Digo-o aqui e agora que isto não é normal, e jamais me senti assim cansada nem no final de um ano lectivo. O meu passeio pedestre do outro fim-de-semana esteve quase a ir para o galheiro, de tal forma foi a pressão de reuniões e mais reuniões, papéis e mais papéis. Felizmente parei para pensar e decidir que primeiro estou eu, e que estando eu primeiro os meus alunos saem beneficiados.
Vai daí ontem, domingo, iniciei uma apresentação em PowerPoint que interrompi agora mesmo, a esta hora já tardia, e que decerto fará as delícias dos meus Cef`s.
É que não me posso esquecer do meu Manuel, da turma de Carpinteiros de Limpos 1 que no final da primeira aula de CMA, em PowerPoint, me perguntou em tom de desafio, enquanto eu arrumava as maletas pedagógicas:
"Professora, as aulas vão ser sempre assim?"
Porquê? - retorqui-lhe eu sem fazer ideia do que dali ia sair.
"É que se forem sempre assim eu não falto às aulas!"
Não, deste trabalho nunca ninguém me ouvirá queixar.
E eu quero trabalhar. Quero continuar a trabalhar. Assim a tutela e a ESA mo permitam. Assim eu ponha travão à tutela e à ESA.
Assim sendo, evidentemente, os papéis podem esperar.

 

     Tal como prometido, aqui deixo a minha primeira apresentação elaborada para a disciplina de Cidadania e Mundo Actual, a única que consegui elaborar desde o início do ano, devido ao excesso de trabalho na ESA.

A ver vamos o que conseguirei produzir durante um ano lectivo que ou acalma, ou levar-nos-á a todos à exaustão completa e absoluta.

 

Apresentações em PowerPoint - Cidadania e Mundo Actual