Formação Inicial e Contínua Anabela Matias de Magalhães


Formação Inicial/Formação Contínua/Formação Complementar

Dados Pessoais

Nome:    Anabela Maria Mendes Pilroto Coimbra Queirós Matias de Magalhães  

Data de nascimento:   2 de Novembro de 1961

Naturalidade:    S. Gonçalo - Amarante

Código Postal:    4600-025 Amarante

Estado Civil:    Casada

E-mail:    anabelapmatias@hotmail.com

Nacionalidade:    Portuguesa

 Formação Inicial 

Habilitações Académicas 

            Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a classificação final de 12 valores, concluída em 26 de Julho de 1988.  

            Profissionalização em Serviço, para os grupos de História, Ensino Básico e Secundário, e Português, 2º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade Aberta, com a classificação de 13,5 valores. 

 

Formação Contínua 

     A formação não pode acabar com um diploma, seja ele de que tipo for, e deve ser contínua e continuada ao longo da nossa vida de pessoas activas. Porque os dias que vivemos são de novidades constantes, e exigem aprendizagens e saberes constantemente refrescados, espera-se, de cada um de nós, actualização sistemática e uma curiosidade natural que nos permita apreender as mudanças.  Esta premissa, válida para todas as profissões sem excepção, torna-se ainda mais pertinente quando se exerce a profissão docente, como é o meu caso. Todo o docente deve, pois, actualizar-se, por forma a que o processo de ensino/aprendizagem possa acompanhar as inovações que surgem a um ritmo cada vez mais rápido, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista pedagógico, quer do ponto de vista tecnológico. Uma boa parte do tempo de um professor deve ser passado na actualização dos seus conhecimentos,  na adaptação às novas exigências e aos novos desafios que vão surgindo ao longo da sua carreira profissional, possibilitando-lhe, assim, a melhoria e o aperfeiçoamento da prática docente.

     A minha formação, enquanto docente, iniciou-se com a minha licenciatura em História, no ano de 1988. Ingressei no mundo do trabalho no ano lectivo de 1987/1988, no ensino de adultos, num ano que não ficou registado no meu percurso  profissional, e que não me contou como tempo de serviço para efeitos de concurso, nem de reforma.

     Procurei desde logo frequentar acções de formação que versassem temáticas de manifesto interesse para a minha actividade profissional e, simultaneamente, fossem uma mais-valia  para o meu crescimento interior, se bem que à data a oferta formativa era praticamente inexistente em Portugal. Devo esclarecer, com pena, que não tenho certificados das primeiras acções frequentadas pois venho de um tempo em que, muito embora tenha frequentado acções de formação orientadas por pessoal do Ministério da Educação, mais concretamente por pessoal da DREN, esses comprovativos não nos eram facultados. Frequentávamos as formações e ponto final.

 

Frequência de Acções Creditadas e Seminários, Congressos, Cursos, Palestras, Encontros, Jornadas Pedagógicas, Sessões de Esclarecimento e Workshops Não Creditados - Comprovativos 

    A partir do ano lectivo de 1992/1993, e por ordem cronológica, frequentei:

 

Formação IComplementar Inscrita no Plano Anual de Actividades da ESA
 
     A minha formação, enquanto docente, enriquece-se devido à participação na actividade inscrita anualmente no Plano Anual de Actividades da ESA, chamada genericamente de "Reencontro com  a História" e enquadrada no âmbito do Clube do Património. Participei em duas destas actividades, para mim especialmente importantes já que, durante estas viagens, aproveitei para visitar igrejas, catedrais, castros, palácios, castelos, museus, onde recolhi informações sobre estas edificações e aproveitei para tirar fotografias que enriqueceram, posteriormente, os PowerPoints que utilizo em contexto de sala de aula, na disciplina de História.
 
Assim participei:
  • 2007 - "6.º Reencontro com a História", que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de Agosto, cujo percurso abrangeu toda a bacia do rio Minho, da nascente à foz, e englobou a visita a cidades como Orense, Tui, Lugo, Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira e Caminha. A referência a esta visita pode ser lida aqui , no meu "bloguito". 
  • 2008 - "7.º Reencontro com a História", que decorreu entre os dias 18 e 20 de Julho, cujo percurso englobou a visita às cidades de León, Zamora e Salamanca. O relato desta visita pode ser lido aqui, no meu "bloguito".

 

Outra Formação Complementar

      Seguindo a mesma linha de formação contínua complementar procuro, aliando férias e cultura, viajar por sítios que me enriqueçam interior e profissionalmente. Os sítios Património Mundial/Cultural da Humanidade, os museus, as exposições temporárias, os abrigos, as grutas são sítios de visita imprescindível para quem tem a minha actividade profissional e para quem, como eu, lecciona História.

      Assim:

Pré-História

MUSEUS, GRUTAS E ABRIGOS   

 

Concertos    

    Como forma de complementar a minha formação procuro assistir aos concertos possíveis, dentro dos meus gostos musicais variados, por forma a evoluir enquanto pessoa, adquirindo outras experiências importantes que contribuem, por certo, para o meu crescimento. Deixarei aqui somente alguns exemplos importantes:

ANDREW BIRD

PRINCE

U2