Projecto “História em Movimento”

 
  
Projecto  
  
 
 
"História em Movimento"

 

 (Página web criada pela professora Anabela Magalhães em 20 de Junho de 2011)
 
 
Todo o trabalho constante nesta página pode ser visionado e consultado mas não pode ser utilizado
 
Não pratique o plágio.
 
Se quiser esclarecer qualquer dúvida encontra-me em anabelapmatias@gmail.com

 

Concepção
 
 
  •  Anabela Maria Mendes Pilroto Coimbra Queirós Matias de Magalhães
 
Autoria
 

 

  • Anabela Maria Mendes Pilroto Coimbra Queirós Matias de Magalhães
 
 
Colaboração
 
      Grupo de História - 3.º Ciclo:
 
      Maria Irene Cerqueira Caetano (ano lectivo de 2010/2011)
 
      
     Grupo de História - 2.º Ciclo:
  • Ana Oliveira (ano lectivo de 2010/2011)
 
 
Justificação
 

 

Fundamentação/Contextualização

 

 

    Este projecto resulta da constatação da desvalorização a que a disciplina de História foi sujeita, nomeadamente a ocorrida no 3.º Ciclo do Ensino Básico, aquando do último desenho curricular. Até aí, a leccionação desta disciplina contava com 150 minutos semanais, em cada um dos três anos de escolaridade, distribuídos por três tempos de 50 minutos cada um. A partir daí, passou para uma distribuição de tempo lectivo claramente inferior.

 

    A situação é particularmente gravosa e penalizadora na E. B. 2/3 de Amarante, se a compararmos com o desenho curricular existente noutras escolas pois apenas foram atribuídos 90 minutos semanais aos 7.º e 8.º anos, respectivamente, sendo de 135 minutos semanais no 9.º ano de escolaridade. Veja-se o exemplo da Escola Secundária de Amarante onde, à disciplina de História, foram atribuídos 90 minutos ao 7.º ano de escolaridade e 135 minutos aos 8.º e 9.º anos, respectivamente. Comparando o desenho curricular destas duas escolas vizinhas, a perda da disciplina de História na nossa escola, durante todo o 3.º Ciclo, é de 90 minutos por cada semana que passa, o que é claramente penalizador para o ensino desta disciplina.

 

    Sendo a História a ciência que estuda o vida do Homem ao longo do tempo, que procura responder a duas questões fundamentais - "De onde vimos?" e "Para onde vamos?"; sendo uma disciplina de primordial importância para o Homem, cujo conhecimento é imprescindível para que este se possa situar no tempo e no espaço em que vive, compreendendo-o, apreendendo que o nosso quotidiano é o resultado de um percurso passado e que este quotidiano, obrigatoriamente, terá repercussões no futuro; sendo uma disciplina que muito contribui para o desenvolvimento do espírito crítico, competência imprescindível para a construção de uma cidadania activa, participativa, madura e responsável, não se entende esta desvalorização, paradoxal, que urge ultrapassar.

 

    Para isso, e sem que se altere o desenho curricular pré-estabelecido na E. B. 2/3 de Amarante, proponho a valorização desta disciplina através de um projecto integrado a que chamei “História em Movimento”, que servirá de ancoragem a vários outros subprojectos constituídos por Aulas, Clube, blogues e actividades diversas que dele emanam.

 

 

Objectivos

 

 

Este projecto visa alcançar três grandes objectivos fundamentais:

 

ü  Exploração da vertente aglutinadora/motivadora a que chamarei pedagógica/tecnológica/lúdica, entrelaçados que estarão os respectivos objectivos, visando a motivação dos alunos para a História, para que esta se torne, cada vez mais, uma disciplina interessante e amada pelos alunos do 3.º Ciclo da E. B. 2/3 de Amarante, com consequências óbvias na melhoria das aprendizagens realizadas pelos alunos;

 

ü  Valorização da História na E. B. 2/3 de Amarante tornando-a uma disciplina mais visível e dinâmica entre a comunidade escolar.

 

ü  Promoção da aproximação entre os diversos intervenientes no percurso educativo - professores, alunos, auxiliares educativos e encarregados de educação.

 

 

Objectivos gerais do projecto
 


  • Incentivar o gosto pelo Saber;
  • Valorizar a disciplina de História dentro da comunidade escolar;
  • Aproximar os encarregados de educação do percurso escolar dos seus educandos, no que concerne à disciplina de História;
  • Aproximar professores, alunos, auxiliares educativos e encarregados de educação para que todos possam convergir e contribuir para o sucesso dos seus/nossos educandos, num esforço que se quer constante e permanente;
  • Promover, através da História, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Sensibilizar os alunos para as boas práticas no recurso às novas tecnologias;
  • Desenvolver a escrita e a oralidade em interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa;
  • Promover a interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual;
  • Promover a articulação com a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos;
  • Promover parcerias com o Centro Cultural de Amarante Conservatório de Música e Academia de Dança Maria Amélia Laranjeira, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, Paróquia de São Gonçalo e Museu do Côa.

 

Objectivos específicos do projecto

 

  • Motivar os alunos para a aprendizagem da História;
  • Aprofundar o conhecimento da História;
  • Valorizar o conhecimento da História Local;
  • Aumentar a auto-estima dos alunos valorizando os seus trabalhos;
  • Contribuir para a apropriação de conceitos históricos de uma forma mais dinâmica;
  • Contribuir para a apropriação da terminologia específica da disciplina;
  • Contribuir para o conhecimento e valorização do Património Local;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Contribuir para o sucesso dos alunos;
  • Enriquecer a comunicação através da produção de materiais iconográficos diversificados, pretexto para o desenvolvimento da oralidade e da escrita;
  • Promover o trabalho de pesquisa;
  • Estimular a selecção de informação pertinente;
  • Proporcionar o contacto com materiais normalmente pouco acessíveis aos alunos, nomeadamente réplicas de peças altamente significativas para a História da Humanidade e mesmo o contacto com peças originais, em depósito na Sala de História.

 

Para isso proponho-me actuar em várias vertentes:

 

 

Vertente Um – “História em Movimento” – Aulas de História
 

 

ü  Leccionação das aulas com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação - Apresentações em PowerPoint - originais e adequadas às aulas, que cobrem todo o programa do 3.º Ciclo de História e se encontram disponibilizadas na Internet, nos seguintes endereços:  http://sites.google.com/site/anabelapmatias1/  http://sites.google.com/site/anabelapmatias02/home , onde poderão ser consultadas e/ou "descarregadas” quer pelos alunos, quer pelos seus encarregados de educação que assim poderão acompanhar, mais facilmente e com todo o conforto, o percurso escolar dos seus educandos no que à disciplina de História diz respeito.
 

ü  Possibilidade de realização de uma Ficha de Trabalho Semanal de História com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação – Fichas de Trabalho originais e já disponibilizadas na Internet, numa página Web - http://sites.google.com/site/anabelapmatias1/. Estas fichas de trabalho semanal, dirigidas a todos os alunos do 7.º ano de escolaridade, poderão ser consultadas e/ou “descarregadas” quer pelos alunos, quer pelos seus encarregados de educação, que assim poderão acompanhar, a partir de casa, mais facilmente e com todo o conforto, o percurso escolar dos seus educandos no que à disciplina de História diz respeito. (Nos próximos anos, se possível, será dada continuidade a este trabalho.) 

 

 

Vertente Dois – “História em Movimento” - Dinamização da Sala de História

 

ü  Criação, Manutenção e Enriquecimento do Espólio da Sala de História – Centro de Recursos - com manuais da disciplina, filmes e documentários em vídeo e em DVD, postais, fotografias, réplicas de diferentes peças adquiridas em museus nacionais e estrangeiros e mesmo peças originais, materiais que serão utilizados em contexto de sala de aula e manuseados pelos alunos para que estes possam apropriar-se mais facilmente dos conteúdos leccionados e consolidem os conhecimentos adquiridos, porque mais motivados para a História.

Estes materiais ficarão em depósito no armário da Sala de História previamente preparado para o efeito, fechados à chave por questões de segurança, e a eles só terão acesso as pessoas previamente autorizadas. Em anexo segue uma listagem exaustiva deste espólio a que acresce um globo terrestre, mapas diversos e manuais pertencentes à EB 2/3 de Amarante. (anexo I)

O Centro de Recursos será também enriquecido com maquetas diversas realizadas pelos alunos no âmbito da disciplina de História e de Educação Visual e com obras diversas doadas pela Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e Museu Amadeo de Souza-Cardoso, solicitadas ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Amarante, cuja listagem se encontra no anexo II e III.

 

ü  Criação de um Jornal de Parede na sala de História – dirigido aos alunos do 3.º Ciclo onde estes colocarão trabalhos escritos e/ou iconográficos. 

 

 

Vertente Três – “História em Movimento” – Recriação de Oficinas de Arqueologia Experimental e Promoção e Divulgação do Património e História Local

 

ü  Oficinas de Arqueologia Experimental – dirigidas aos alunos do 7.º ano de escolaridade e que contam com a colaboração de técnicos especializados do Parque Arqueológico de Foz Côa e Escola Profissional de Arqueologia de Tongobriga e que se deslocarão a esta Escola, respectivamente, no 1.º e 3.º períodos. 

 

ü  Recriação do Percurso das Invasões Francesas em Amarante – dirigida aos alunos do 8.º ano de escolaridade e com realização prevista para o 3.º período, sem qualquer repercussão nas outras actividades lectivas dos alunos, e orientada por técnicos superiores do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.


ü  Aula "O Barroco" - dirigida aos alunos do 8.º ano de escolaridade, com realização prevista para o 2.º período e leccionada na Igreja de São Domingues e São Gonçalo em colaboração com os professores de Educação Musical do da E. B. 2/3 de Amarante e dos técnicos do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

 

ü  Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso – dirigida aos alunos do 9.º ano de escolaridade, com realização prevista para o 1.º período, orientada por técnicos especializados do próprio museu.

 

 

Vertente Quatro – “História em Movimento” - Articulação com Língua Portuguesa

 

ü  Portefólio Manuscrito - “Diário de Bordo” - O portefólio será elaborado pelos alunos, corrigido e alvo de avaliação conforme consta dos critérios de avaliação da disciplina de História, aprovados em Conselho Pedagógico.


ü  Portefólio Digital - "Diário de Bordo" - elaborado pelos alunos em articulação com a disciplina de TIC.

 

ü  Blogue “História em Movimento” – construído colectivamente pela professora responsável pelo projecto e pelos alunos inscritos no Clube História em Movimento. Os sócios deste Clube serão os responsáveis pelas postagens realizadas durante a sessão semanal prevista, com o intuito de levar os alunos à produção original de textos em Língua Portuguesa e de os familiarizar com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
ü Blogue "História 3.º Ciclo" - construído exclusivamente pela professora Anabela Magalhães e disponibilizado para alunos, encarregados de educação, professores.
 

        (A articulação com a disciplina de Língua Portuguesa estará sempre presente nas nossas actividades lectivas e não-lectivas e pretendemos              ajudar a motivar os alunos para a interiorização da importância da Língua Materna nos vários domínios do saber.)


 

Vertente Cinco – Estabelecimento de parcerias visando o contacto com a História Local
 

 

ü  Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (parceria iniciada no ano lectivo de 2010/2011)

ü  Biblioteca Municipal Dr. Albano Sardoeira (parceria iniciada no ano lectivo de 2010/2011)
ü  Paróquia de S. Gonçalo - Museu de Arte Sacra Luís Coutinho

ü  Museu de Foz Côa - parceria iniciada no ano lectivo de 2010/2011) 
ü  Escola de Arqueologia de Tongobriga - parceria iniciada no ano lectivo de 2015/2016) 

 

Vertente Seis – “História em Movimento” – Criação do Clube “História em Movimento”

 

O Clube de História funcionará em três vertentes:

 

ü  Pedagógica

ü  Tecnológica

ü  Lúdica

 

 

Objectivos gerais

 
 

ü  Contribuir para a formação integral do aluno no sentido da construção de uma cidadania responsável.

ü  Contribuir para a motivação e sucesso da aprendizagem da História e desenvolver as capacidades comunicativas do aluno.

ü  Consciencializar os alunos para a importância da História.

ü  Aprofundar o conhecimento da História.

ü  Estimular o gosto pelo saber, pela leitura e pela escrita.

ü  Elaborar projectos úteis para o aluno e para a escola sem prejuízo das actividades lectivas.

ü  Motivar os alunos para a disciplina de História recorrendo aos audiovisuais, à Internet e às actividades lúdicas.

ü  Estimular a criatividade dos alunos.

ü  Aprofundar a relação interpessoal entre professores e alunos fora do contexto mais formal da sala de aula.

 
 

Objectivos específicos

 
 

ü  Construção de materiais pedagógicos que serão, posteriormente, utilizados em contexto de sala de aula - desenhos, maquetas...

 
ü  Construção de um blogue, que já pode ser visionado em http://historiaemmovimentoebamarante.blospot.com, onde informaremos a comunidade educativa de tudo o que concerne à evolução do nosso projecto âncora “História em Movimento”.
(Desde o ano letivo de 2010/2011)
 
ü Construção de um blogue, que já pode ser visionado em http://historia7anabelamagalhaes.blogspot.com/, destinado a albergar e partilhar todas as aulas de História por mim concebidas, do início do 7.º ao fim do 9.º ano de escolaridade. (Desde o ano letivo de 2011/2012)

 

ü  Complementar e aprofundar conhecimentos através do visionamento de filmes históricos, documentários e exploração de sítios úteis e com interesse.

 

ü  Esclarecimento de dúvidas respeitantes à disciplina de História.

 

ü  Promoção e organização de palestras e exposições sobre temas ligados à História.

 

ü  Promoção e organização de visitas de estudo e oficinas de História.

 

ü  Promoção e organização de concursos alusivos à História.

 

ü  Colaboração com actividades de outros clubes ou da comunidade escolar.

 
 

 

Função da Professora Responsável

 
 
ü  Elaboração do Projecto do Clube.
ü  Elaboração do Regulamento do Clube.
ü  Elaboração de um Plano de Actividades para o ano lectivo.

ü  Criação, construção e alimentação de um blogue que receberá o nome do projecto “História em Movimento”.

ü  Promover a divulgação do Projecto.

ü  Recrutamento e inscrição de alunos.

ü  Organização e dinamização de actividades.

ü  Criação, organização e dinamização de um “Centro de Recursos de História”.

ü  Promoção e organização de palestras e exposições.

ü  Promoção e organização de concursos.

ü  Promoção e organização de visitas de estudo e oficinas.

ü  Organização e dinamização de um serviço de requisições de materiais didácticos existentes no Centro de Recursos da Sala de História. 

           ü  Elaboração de um relatório no final do ano lectivo.

 

 

Plano de Actividades

 

 

ü  Realização de materiais pedagógicos, elaborados pelos alunos sob orientação das professoras responsáveis, que serão posteriormente utilizados em contexto de sala de aula e que visam desenvolver a criatividade, a expressão escrita e oral e a capacidade de intervenção.

 

ü  Criação, construção e alimentação do blogue “História em Movimento”.
 
üCriação, construção e alimentação do blogue "História 7".

 

ü  Projecção de filmes e debates.

 

ü  Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos.

 

ü  Promoção e organização de palestras orientadas por palestrantes exteriores à comunidade educativa sobre temas ligados à História.

 

ü  Organização e promoção de visitas de estudo dirigidas a alunos, professores e encarregados de educação.

 

ü  Promoção e organização de exposições sobre temas de História.

 

ü  Promover a pesquisa através de consultas várias (revistas, livros, Internet).

 

  

 

Regulamento do Clube de História

 

 

1. O Clube de História destina-se única e exclusivamente à realização de actividades relativas à disciplina de História que serão publicadas no blogue “História em Movimento”.

 

2. O Clube está aberto a todos os alunos e as inscrições serão limitadas aos primeiros 40 alunos inscritos após verificação da disponibilidade horária em coordenação com os horários da professora responsável.

 

3. Para integrar o Clube o aluno deverá preencher uma ficha de inscrição e assinar o seu regulamento.

 

4. As actividades desenvolvidas no âmbito do Clube de História são da inteira responsabilidade das professoras responsáveis e dos alunos colaboradores e irão funcionar em dois turnos semanais de 45 minutos cada, que podem ser seguidos, ou não, mediante horário aprovado. O número de alunos por turno deverá ser, em princípio, limitado a 20.

 

5. A professora responsável requisitará o material necessário ao bom funcionamento do clube mediante o preenchimento de uma ficha de requisição.

 

6. O Clube é de todos e cabe a todos preservá-lo, pelo que:

 

ü  Os alunos deverão zelar e contribuir para o bom ambiente e trabalho no clube.

ü  Os alunos deverão zelar e contribuir para a preservação do material disponível no clube.

ü  O material existente só poderá ser utilizado com autorização da professora responsável.

ü  No final de cada sessão os alunos deverão deixar a sala devidamente arrumada.

ü  Cada aluno é responsável pelo material por si utilizado durante a realização das actividades.

ü  Os alunos que provoquem distúrbios e/ou danos materiais poderão ver a sua inscrição no Clube retirada, podendo ficar proibidos de voltar a frequentar o espaço ou qualquer iniciativa promovida pelo Clube de História.

ü  Os alunos deverão comunicar imediatamente à professora qualquer irregularidade à sua chegada ao Clube: mesa riscada, material danificado, ou outros).
 

7. Haverá uma lista de presenças, que deverá ser assinada a cada sessão pelos alunos inscritos no clube.

 

8. Os alunos que tiverem mais de quatro faltas injustificadas serão automaticamente excluídos do Clube e tal facto será comunicado ao Encarregado de Educação.

 

Li, aceito, concordo e comprometo-me a cumprir o regulamento do Clube de História.
 
 
Subpáginas (1) Actividades 2010/2011