Prefácio

Tendo em conta os motores eléctricos clássicos, mas também os motores eléctricos da actualidade, pretende-se com esta obra, utilizando uma abordagem didáctica adequada e uma linguagem simples e objectiva, fornecer os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, para que estudantes e técnicos compreendam o funcionamento e saibam ligar motores eléctricos.

 

Dada a grande diversidade de motores eléctricos seleccionamos aqueles que possibilitam uma compreensão global sobre o funcionamento destas máquinas e outros que, actualmente, têm grande aplicação e dos quais não existe bibliografia em língua portuguesa.

 

Esperamos que este livro contribua para uma melhor e mais fácil aprendizagem dos motores eléctricos, que seja uma ferramenta importante, quer ao professor/formador no desempenho da sua profissão, quer ao aluno/técnico na sua aprendizagem.

 

 A obra consta de três partes: 

· Motores Eléctricos;

· Anexos;

· Esquemateca.

 

Na 1.ª parte – Motores Eléctricos – são estudados motores de corrente contínua de diferentes tipos, motores de indução, motor universal, motores síncronos, motores de relutância, motores passo-a-passo e servomotores.

Na 2.ª parte – Anexos – apresenta-se um conjunto de informações relacionadas com motores eléctricos e automatismos industriais que complementam o estudo destes temas.

Finalmente, na 3.ª parte – Esquemateca – são apresentados os esquemas mais usuais de arranques convencionais de motores de indução trifásicos e monofásicos.