Inicio

II JORNADAS DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL NO ALENTEJO
3, 4, 5 e 6 de Março de 2015
Reguengos de Monsaraz

São compostas por dois tempos:
3, 4 e 5 de Março de 2015
Formação “Desenvolver Ambientes Terapêuticos em Acolhimento Institucional" com o formador Patrick Tomlinson
Local: Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz

6 de Março de 2015
II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo "Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento institucional de crianças e jovens"
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz
Foto por Hugo Laje


SOBRE O EVENTO

Atualmente as instituições de acolhimento confrontam-se com crianças e jovens que colocam desafios diários e permanentes aos profissionais de quem deles cuidam. Tal deve-se ao facto das crianças em perigo, tal como definidas hoje na lei, terem um passado marcado por história de abuso, história essa expressa tanto no seu comportamento, como na sua forma de relacionar-se com o outro. As instituições, face a esse passado, precisam de se constituir como espaços contentores e reparadores, ou seja, necessitam de providenciar um acolhimento terapêutico.

As II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo, sobre a temática "Desenvolvimento de modelos organizacionais em acolhimento de crianças e jovens", surgem com o principal objetivo de promover um espaço de debate sobre o acolhimento residencial desta população especifica entre todas as instituições da região Alentejo, e demais instituições interessadas. Mais concretamente pretende-se discutir as duas ideias chave e centrais para a organização do sistema nacional de acolhimento: "Quem são estas crianças?" e "Do que é que elas precisam?".

As II Jornadas de Acolhimento Residencial no Alentejo são precedidas de 3 dias de workshops sobre a temática “Desenvolver Ambientes Terapêuticos em Acolhimento Institucional" com o formador Patrick Tomlinson.