ESPAÇO ALTERNATIVO

GAIA


Site do Espaço Alternativo GAIA de Iegle Vicentim

altergaia@gmail.com

 

Bioenergética

  

Os Exercícios Bioenergéticos fazem parte de uma abordagem terapêutica chamada de Bioenergética criada por Alexander Lowen. A Bioenergética aplicada em aulas  para grupos de pessoas trabalha com exercícios que favorecem a conscientização de suas TENSÕES no corpo. A partir da consciência da tensão, aliada a uma maior carga de energia com uma respiração mais forte acontece a liberação dessa tensão, que frequentemente vem associada a uma descarga emocional.

Isso tudo é feito através da auto-observação, determinadas posturas, exercícios, alongamentos, massagens, relaxamento, auto expressão e muito CONTATO com a terra.

Bioenergética é antes de tudo, reconecção com a "mãe" terra através de "grounding" (enraizamento) - suas próprias pernas.

Nós, como uma árvore, quanto mais bem "enraizados" melhor nosso desenvolvimento na parte superior (acima da terra).

Toda pressão (stress) produz um estado de tensão no corpo. Normalmente, a tensão desaparece quando a pressão é aliviada. Tensões crônicas, contudo, persistem após ter sido removida a pressão, que assumira a forma de uma atitude física inconsciente ou de um endurecimento muscular. Estas tensões musculares crônicas perturbam a saúde emocional através do decréscimo de energia do indivíduo, restringindo sua motilidade (ação espontânea e natural e movimento da musculatura), limitando sua auto-expressão. Torna-se necessário então aliviar essa tensão crônica, para a pessoa recuperar sua completa vitalidade e bem-estar emocional.

O trabalho bioenergético do corpo inclui tanto procedimentos manipulatórios como exercícios especiais. Os procedimentos manipulatórios consistem de massagem, pressão controlada e toques suaves para relaxar a musculatura contraída. Os exercícios se propõem a ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos apropriados. É importante saber que todo músculo contraído está bloqueando algum movimento. Estes exercícios foram desenvolvidos por Alexander Lowen ao longo de mais de 50 anos de trabalho terapêutico com pacientes.  As pessoas que fazem esses exercícios informam um efeito positivo sobre sua energia, humor e trabalho.


Quando seu nível de energia for aumentado através da respiração profunda (sua respiração estava reduzida junto com todas as outras funções vitais) e as sensações e sentimentos forem liberados, a pessoa sairá do seu estado de depressão.


 

Os processos energéticos do corpo estão relacionados ao estado de vitalidade do corpo. Quanto mais vigorosa a pessoa está, mais energia ela tem, e vice-versa. Rigidez ou tensão crônica diminuem a vitalidade da pessoa e rebaixam sua energia. Ao nascer, o organismo está em seu estado de maior vitalidade e fluidez; ao morrer, a rigidez é total, rigor mortis. Nós não podemos evitar a rigidez que vem com a idade. O que podemos evitar é a rigidez devida às tensões musculares crônicas, resultantes de conflitos emocionais não resolvidos.

Estes exercícios não são um substituto da terapia. Eles não resolverão problemas emocionais profundos, os quais, geralmente, requerem uma competente ajuda profissional. Muito frequentemente, pessoas que não estão em terapia e fazem esses exercícios decidem que precisam de tal ajuda para trabalhar os problemas que alcançaram sua consciência durante o curso dos exercícios. Mas, esteja você ou não em terapia, a execução regular desses exercícios, o ajudará significativamente a aumentar sua vitalidade e sua capacidade para o prazer.

Estes exercícios podem ajudá-lo a ganhar mais autoconhecimento com tudo que este termo implica. Eles farão isso através do aumento do estado vibratório do seu corpo, grounding (enraizamento) das pernas e do corpo, aprofundamento da respiração, agudização da autoconsciência, e uma ampliação da auto-expressão. Eles também podem melhorar a sua aparência, intensificar sua sexualidade e promover sua autoconfiança. Contudo, eles são exercícios, não habilidades e muito depende do que você coloca neles. Se você os faz compulsivamente, os estará minimizando. Se você os faz competitivamente, não irá provar nada. Contudo, se você os faz com carinho, cuidado e interesse por seu corpo, os benefícios irão surpreendê-lo.

 

A bioenergética nos abre essa chance:

Transformar nossa vida.

 

O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de "blindagem" e das emoções associadas a essas posturas e atitudes. As pessoas aprendem a liberar a couraça muscular, de modo a permitir que o corpo funcione livremente e naturalmente.

 

Existem exercícios para todos os segmentos do corpo: olhos, boca, pescoço, peito, diafragma, pélvis, pernas e pés. Os exercícios permitem a liberação da energia reprimida através de choro, riso, catarse e vibração espontânea do corpo. Estas vivências aliviam as tensões, possibilitando a oportunidade de enxergarmos os nossos comportamentos automáticos e modificá-los. Desta forma conseguimos ser mais reais, mais espontâneos, mais conscientes.

Talvez você se pergunte: "Para que preciso de tudo isso?" Você é o reflexo de como foi criado na sua infância. Se você construir um prédio com a fundação torta, não adiantará caprichar nos acabamentos sem corrigir as fundações. Assim é o ser humano. Se temos dificuldades com situações, elas são reflexo de nossa criação. Então, se não liberarmos os sentimentos presos em situações da infância, dificilmente conseguiremos modificar os comportamentos prejudiciais à nossa vida.

Fontes:

Textos de: Alewander Lowen e Marco Aurelio Ornellas

Fontes:

  http://www.portalfarmacia.com.br/sistema/codigo/imprime_artigo.asp?site=1&id=394

 http://paginas.terra.com.br/saude/corpomente/Atividades/Bioenergetica.htm

Fontes das fotos:

www.namaste.com.br/terapia/imagens/arco.jpg

http://www.nossavitrine.com.br/upload/clientes/Grounding2_4910.JPG

 

 Página Inicial               Conversas com Alexander Lowens                   Retorno