-Plano de Aula 1( Atividade com o editor de histórias em quadrinhos)

PLANO DE AULA
Instituição: Escola Pingo de Mel
Professora: Aline Ribeiro Thiodo
Disciplina: Ciências
Ano de Escolaridade: 5º Ano( 4º série do ensino fundamental)
Tempo de aula: de 8:00 h as  9:00 min
Data: 18/03/2012

 TEMA DA AULA:

O Meio Ambiente

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conhecer o meio ambiente, os recursos naturais e as medidas necessárias para a preservação e conservação da natureza. E também utilizar esse conhecimento para a prática da atividade proposta com o uso do editor de histórias em quadrinhos

 OBJETIVOS EDUCACIONAIS:

- Aprender sobre o meio ambiente, seus recursos e características.
- Compreender a importância das medidas de preservação da natureza.
-Elaborar uma história em quadrinho, utilizando o editor de histórias on line, que tenha como foco principal o conteúdo estudado em sala de aula.

 TEORIA E MÉTODO EDUCACIONAL:

Nossa aula tem como elemento norteador o construtivismo, tal fato ocorre, pois no referido método de ensino aluno participa ativamente do aprendizado, através de um processo de pesquisa e experimentação.Portanto visamos alcançar esta meta, isso porque o principal objetivo é que os alunos conheçam o tema e tendo o mesmo como referência, possam usar recurso do editor para elaborar uma história em quadrinhos, que retrate em seu conteúdo os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 ATIVIDADES:

-Aprender o tema proposto através da leitura do material didático.
-Estimular o debate entre os alunos, para favorecer a interação da turma e a troca de idéias e experiências.
- Destinar os 30 minutos finais para que os alunos  se encaminhem ao laboratório de informática, para acessar o site e criar a historia em quadrinhos.

 RECURSOS DIDÁTICOS:

- Para desenvolver o tema será utilizado o livro didático escolar e de maneira acessória serão utilizados na sala de aula outros materiais como canetas, lápis e borracha e etc. Esta etapa do aprendizado é importante, pois mesmo com os recursos tecnológicos, não devemos desprezar o material didático, haja vista que para muitos alunos este tipo de material é mais acessível e seu uso favorece a prática da leitura.
-E para a elaboração da história o aluno deverá utilizar computadores com acesso a internet. O site para a elaboração da história será: 
Este site proporciona  o desenvolvimento das habilidades artisticas e intelectuais do aluno, pois  o mesmo assimila o conhecimento adquirido e ainda desnvolve a criatividade.
A atividade também propicia ao estudante a utilização da internet e de seus recursos audio-visuais, fazendo com que os mesmos atuem coimo auxiliares do processo de aprendizagem e contribuindo assim para a prática construtivista.

 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

A avaliação da aula será feita com base na análise de duas etapas distintas:
1º- Capacidade de compreender o tema proposto.
2º-Habilidade na utilização do editor, e a coerência entre o conteúdo da aula e a história criada. Nesta etapa serão observados os alunos que apresentarem dificuldades  com o uso da informática  ou que não compreendam  o uso  do editor  de histórias em quadrinhos.

 REFERÊNCIAS:

-Coleção Educação Infantil Especial. Construtivismo: Como Aplicar na Educação Infantil. Editora Minuano. Ano 1. Página 6. Edição Especial.

 Abaixo temos um exemplo do tipo de histórias que deverão ser e laboradas pelos alunos:



Comments