Home‎ > ‎referências criativas‎ > ‎

Igreja da luz

  
 

 

 

PicasaWeb Slideshow

 

 

 

 

Igreja da Luz, tal como as demais Igrejas e obras de Tadao Ando, é marcada por uma profunda simplicidade formal e monumentalidade espacial, que lhe impregna uma forte sensação de espiritualidade e de contacto com a Natureza e com os elementos, sem no entanto estar directamente ligada a qualquer deidade ou religião em particular.

A luz como elemento de aproximação espiritual, é aqui trabalhada de forma magistral, e suas paredes de betão, que com cerca de 7 metros de altura, conferem uma escala monumental e imponente a todo o conjunto.

Construida em um suburbio de Osaka, mais precisamente em Ibaraki, e com 113 m2 de área, a Igreja da luz se constituiu a partir da secção de um volume retangular por um muro independente estruturalmente, separando assim o vestíbulo da capela propriamente dita.

Para o reverendo Karukome, este local lembra as palavras de Cristo: «Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles» (Mateus, 18, 20).

Durante a construção, os responsáveis pela igreja perceberam de que não teriam possibilidades financeiras de custear o telhado. Ando comunicou à empresa construtora que daria a igreja por concluida tal qual como estava, a céu aberto. A empresa ofereceu então a cobertura necessária. Além disso, Ando propôs que o orifício cruciforme não fosse coberto de vidro, permitindo que o vento entrasse na capela, assim como a luz. Rejeitada devido ao frio do inverno, esta ideia ilustra mais uma vez a aspiração de Ando a excluir o ambiente urbano, admitindo no entanto as manifestações da natureza. Sublinhe-se que a abertura na parede da igreja da Luz que não é exactamente a da cruz de Cristo tradicional.

A parede atrás do altar é recortada, formando um vazio de uma cruz. E é por meio dessa abertura que a luz entra iluminando o templo escuro. A luz é, na realidade, o único elemento natural que penetra no edifício, julgando e subjugando todos os elementos compositivos e materiais que formam a igreja. Tadao Ando limitou as aberturas para que a luz brilhe mais intensamente ao entrar em um ambiente escuro, eliminando quase que por completo o contato com o exterior. As composições lineares que as sombras e os raios solares projetam no interior da capela vivificam a atmosfera do templo, formando jogos de luz e sombra diferenciados, tornando assim a percepção do ambiente inédita e prazerosa ao usuário.

 

 
 
 
Igreja da Luz 
 
 
 
 

YouTube Video

   
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
Comments