AIGAST‎ > ‎

Mensagem

Publicado a 11/06/2011, 11:45 por Eduardo Monteiro

Caro (a) Parceiro (a), Amigo (a) e Colega de equipa

A AIGAST é uma associação que foi criada por um grupo de cidadãos guineenses com o propósito de orientar, mediar e facilitar a resolução dos problemas e constrangimentos que se colocam aos imigrantes aquando da chegada ao país de acolhimento, neste caso Portugal.

Este processo de apoio à legalização, levado a cabo na freguesia do Vale da Amoreira, possibilitou a reinserção comunitária de muitos cidadãos que, por se encontrarem em situação irregular, não tinham qualquer protecção social.

Actualmente, o trabalho da AIGAST é transversal a toda a comunidade imigrante residente no território do Vale da Amoreira, Baixa da Banheira, Quinta da Fonte da Prata e Moita, e tem como foco a área social, formação e saúde, assumindo como prioridade o apoio a famílias desestruturadas e com jovens em idade escolar. Sendo esta juventude a razão e sustentação da nossa continuidade, a AIGAST elege o trabalho junto dos jovens como essencial, promovendo a sua capacitação através da arte e formação.

A nova dinâmica implementada desde o final de 2010 tem permitido reorganizar a associação e dotar os diferentes departamentos com responsáveis competentes.

Hoje em dia, a AIGAST desenvolve a sua actividade junto dos cidadãos provenientes dos mais diversos países, assumindo-se, por isso, uma Associação Lusófona reflectindo um mosaico multicultural e potenciando relações permanentes de diálogo Intercultural.

Daí que, a Associação tenha criado um departamento que se dedica exclusivamente à Cultura, disseminando os valores inerentes à mesma e fomentando a sua transmissão e enriquecimento.

O papel da AIGAST tem vindo a intensificar-se gradualmente nas diversas áreas de intervenção junto da população, a qual tendo vindo a reconhecer o nosso valor, encorajando-nos ainda mais a continuar a nossa acção no território.

Este resultado não seria possível sem o emprenho, dedicação e competência demonstrados nestes últimos meses pela equipa pró-activa da AIGAST. Este site é reflexo desta importante reforma levada a cabo na Associação, o qual foi elaborado com a intenção de aproximar ainda mais a AIGAST à comunidade.

 

Termino com uma saudação a todos.

 

Eduardo Monteiro

Presidente da AIGAST

1-1 of 1