AIGAST‎ > ‎

Associação



    Missão

      A missão da AIGAST é a de apoiar a inclusão educativa, profissional e social dos imigrantes, promovendo espaços para a sua participação cívica e empowerment individual.

    Visão

      A visão da associação é a de contribuir para uma comunidade imigrante capacitada, que se reja pelos valores de uma plena cidadania e da interculturalidade.

 

Os nossos valores são pautados pela/o:

  • Igualdade de oportunidades
  • Igualdade de género
  • Diálogo Intercultural
  • Dignidade
  • Participação comunitária
  • Cooperação
  • Solidariedade
  • Empowerment.

 

 

    Áreas de actuação da AIGAST

       Educação, Formação e Empregabilidade

 

    Privilegiamos a Educação Não-Formal enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida, especialmente importante no desenvolvimento de competências pessoais, sociais, cívicas e profissionais, na capacitação política e reflexão crítica dos jovens e na divulgação dos princípios dos Direitos Humanos, Igualdade de Género ou Democracia Participativa.

 

      A AIGAST promove, em parceria com a Iniciativa Bairros Críticos e Rede para a Empregabilidade do Vale da Amoreira, o Plano Integrado de Formação, desenvolvido para suprir as necessidade formativas da população local. Fazemos a divulgação e encaminhamento da população para diversas formações de média e longa duração; formações modulares; cursos Educação e Formação para Adultos; RVCC; bem como para workshops e seminários dinamizados pelos parceiros locais.

Facilitamos igualmente a integração de cidadãos no mercado de trabalho qualificado.

 

      Área Social

      Tendo-nos tornado beneficiários do Banco Alimentar no fim do ano de 2010, iniciaremos, a partir do corrente ano, a distribuição de alimentos para um grupo de pessoas carenciadas no território.

 

    Fazemos o encaminhamento de utentes indocumentados para a associação clínica FRATER, com quem esperamos trabalhar este ano também ao nível da educação para a saúde.

 

      Intervimos na orientação e mediação entre os cidadãos guineenses e o SEF e Embaixada

 

      Elaboramos ou colaboramos em diversos projectos que promovam o desenvolvimento comunitário do Vale da Amoreira, capacitando a população imigrante com instrumentos para a sua autonomização.

 

      Juventude e Desporto

      Trabalhamos a relação de proximidade com os jovens, promovendo a sua reflexão crítica, o aumento da sua participação cívica e momentos de socialização saudável. Neste momento estamos a trabalhar a capacitação dos jovens para o planeamento, implementação e avaliação de iniciativas da AIGAST.

 

       Neste sentido, dinamizamos ainda assembleias semanais para os jovens discutirem as suas expectativas para o bairro e as potencialidades que a juventude pode acrescer no desenvolvimento do Vale da Amoreira. Estas sessões estimulam a sua auto-determinação e promovem um crescente e importante diálogo intercultural entre os membros da associação.

 

       A AIGAST promove a realização de torneios de futebol em colaboração com a Quinta Fonte da Prata, Cidade Sol, Moita e Barreiro como ferramenta de inclusão social.

 

 

       Arte e Cultura

       O interesse da nossa juventude nesta área é muito expressivo, estando neste momento a desenvolver candidaturas para diversos programas que permitam o intercâmbio de experiências a nível artístico e cultural.

 

       A AIGAST apoia a criação de passagens de modelo de roupa tradicional desenvolvida por jovens do Vale da Amoreira, promove recitais de poesia e mostras gastronómicas e dinamiza actividades de índole cultural em dias festivos, promovendo a divulgação de grupos locais de música e dança.



Comments