Adubo

 ADUBO

Que adubo usar em uma horta?

Estou fazendo uma horta para plantar algumas folhas .PARA , alface, acelga, couve e alguns legumes como cebola, batata, cenoura e tomate.  

Outras Respostas (3)

Aprenda a fazer adubo natural 

O material orgânico proveniente do lixo gerado em nossas residências pode ser um ótimo adubo para as plantas. Cascas de ovo, cascas de frutas e verduras, borra de café e restos de comida como arroz, feijão e carne podem ser reaproveitados para compor um adubo natural. folhas de plantas e árvores, papel não colorido e serragem de madeira também podem ser aproveitados. 

Deve-se separar estes materiais em dois grupos: secos e molhados - 1 porção de material molhado deve acrescentar 3 porções de material seco. 

Em um vaso ou uma vasilha com abertura no fundo para escorrer a água, - coloque uma camada de material seco seguido por uma de material molhado e assim sucessivamente até preencher todo o recipiente utilizado, sendo que a última camada deve ser de material seco.

Após aproximadamente 50 dias, o composto está pronto para ser utilizado. Este deve apresentar cheiro de terra e aparência de borra de café. Aplique-o diretamente na terra e confira os resultados.

www.paisagismodigital.com.br - revista eletrônica

OUTRA

Qual é o adubo para cada verdura: "Alface", "cenoura", "tomate cereja" e "couve"???

Depende de sua análise de solos.
Até adubação orgânica,é necessário a análise de seu solo.
mas o melhor é de galinha - 1 carrinho de eserco para 3 de terra
 

O melhor adubo é um composto de resíduos vegetais e esterco animal. Na falta do esterco, apenas os resíduos podem dar bons resultados. Os resíduos podem ser: pó de café, folhas, caule, cascas de vegetais crus, etc. que normalmente vão para o lixo, tudo triturado e misturado. 

Onde encontro esterco de "boa procedência para minha horta? 

O de galinha é o melhor, obs nao estoque acima de 50kg pode pegar fogo devido a decomposiçao ( auto - infla )

OUTRO 

humus de minhoca 

OUTRO

O segredo é vc misturar o exterco de vaca, com o de galinha e adulbos orgânicos, como cascas de frutas ou restos de alimentos, minerais e calcio tbm ajudam na vida das plantas 

OUTRO

Esterco de cavalo não pode colocar proximo ao caule da planta e nem em pé de acerola ( melhor nem usar isso rsrrs)

VOUTRO

 tenho uma pequena piscina de tijolo onde coloco um pouco de esterco de galinha, terra, e trituro com uma maquina especifica para triturar galhos e restos de cascas de arvores,resto de frutas ou mesmo alimentos misturo bem e molho todo dia e revolvo ele todo para misturar bem,uns 12 dias depois disso jogo um pouco de calcário para corrigir a acidez e pronto melhor não há.

Que tipo de adubo devo usar em plantas e verduras visto que minhas verduras não ficam bonitas?

Produto Natural - Torta de Mamona e Pó de Osso - ou esterco de vaca

Você deve usar adulbo orgânico, feito de folhas secas.

O melhor é o Organico

como fazer - cava no chão um buraco e nele colca folhas, esterco de vaca, cavalo, aves, - meture bem tudo  e espere a decomosiçao replatio - apos colocar o adubo na terra espere uma semana para platar as mudas 

OUTRO

È difícil dizer se não sabemos o solo que está plantada as verduras.                                                                                                               os adubos nitrogenados são indicados para as folhosas                                                                                                                                  os adubos fosfatados para as plantas que se aproveita a raiz                                                                                                                            os adubos potássicos as que consumimos os frutos.

obs. terra bem fofa, com esterco de boi e bem misturado à terra ,

        O adubo orgânico melhora o solo e as verduras ficam bonitas

Obs. ver a temperatura local e o plantio da especie com a epoca  , Molhar bem a tarde , e fazer analise de solo.

OUTRO

Para hortaliça é o adubo Organico, ou Esterco de Gado curtido e seco, 

OUTRO

adubos orgânicos,  como humus de minhoca(apesar de não ser "adubo" é um ótimo composto orgânico),

 torta de mamona  ou Farinha de Osso

OUTRO

Pode-se fazer diversas coisas:

1 - uma vez ou outra, jogar terra preta na horta;
2 - esterco de galinha também é muito bom, mas forte, use pouco;

OUTRO

faça 2 buracos pequeno na horta e va depositando lixo Organico  e 1camada de  pó de serra e 1 camada de esterco e va reversando os buracos quando uma tiver cheia va pondo na outra e  quando decompor jogue na horta
-


O esterco de CARNEIRO É BOM?

Para HOrta Utilize Orgânico , Húmus de minhoca, Esterco Curtido, Adubação verde 

Obs. o uso de organico tem que ser com material curtido - por isso tem que deixar um local reservado na horta para armazenar e produzir adubação.

O Esterco de CARNEIRO é Valioso na adubação dos terrenos argilosos, duros e frios, nas arias no litoral para lavouras de cana de açucar e hortaliças, sendo tambem recomendado como excelente para plantas oleaginosas, fumo, e epecialmente o linho. --- è desaconselhável apenas para as plantas cerealiferas como o milho, porque faz desenvolver demaiadamente a parte foliacea da planta.

Outra
O Esterco de CABRAS ou de COELHOS - Curtido - È Ideal para colcar em vasos para revigorar plantas pelo seu alto teor em Nitrogenio, ou para acrescentar em caixas de cultivo de minocas para rormar humus.



HÙMUS

A importancia do Húmus de Minhoca 

O húmus é neutro ou levemente alcalino.

Os principais nutrientes encontrados e suas funções:

 NUTRIENTES Função
 Nitrogênio (N)Desenvolve as folhas e dá a cor verde-escura, própria dos vegetais 
 Fósforo (P)Auxilia a fixação da planta no solo
Fortalece  as raizes e contribui para formação dos frutos 
 Potássio (K) Contribui para o fortalecimento gral da planta, tornando-a mais resistente ás doenças 

Qual a quantidade que podemos usar nas  Plantas:  Nas proprias embalagem do Húmus existem tabela que indicam

Ex. Planta de interior tipo. samambaias, folhagens, etc. 150g  por vaso,   arvore frutiferas uns 500g em média 

Obs: mais nao se preucupe com a quantidade pois o uso em excesso não prejudica a planta.

De quanto em quanto tempo devo colocar o humus?
Existem várias tabelas onde você encontrará orientação , mas vale dizer que o “olhômetro” é o melhor indicador, 
Ou seja, sempre que perceber que sua planta esta precisando de mais vigor é hora de afofar a terra, podar as folhas e claro uma dose de húmus vai ajudar muito no bom desenvolvimento da planta, 









Tipos de adubos


1 - Adubos orgânicos: adubos de origem vegetal ou animal . Exemplos: farinhas de osso, sangue, carne; torta de mamona, húmus de minhoca, estercos de gado, de aves, etc. A principal vantagem do adubo orgânico é que em excesso não faz mal para as plantas, já que se trata de um produto natural. 
2 - Adubos inorgânicos: adubos de origem química. Exemplos: Sulfato de Amônia, Cloreto de Potássio, Salitre-do-Chile, Uréia, etc. As plantas absorvem com mais facilidade e rapidez os adubos inorgânicos.


Como utilizar a torta de mamona?

Minha sogra me deu e não sei como faço. Tenho rosas, manjericão, pimenta, orégano... entre outras, qual a quantidade que devo colocar? É melhor diluir em água ou colocar direto na terra? 
Tenho vasos pequenos, médios e grandes...!!

Grata

·                                 4 anos atrás

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Recebesse diversos conselhos bons mas um grande aviso: coloque pouco, pouco mesmo e depois veja se não morreu nada, repita 15 dias depois ou qdo estiverem precisando de mais, prefira doses menores que doses grandes que matam e não deixe tocar nas raízes pois se não estiver curtida é extremamente forte e vc pode matar todas as suas plantas se usar demais, Aqui usamos 1 colher de café rasa por vaso de orquídea deixando longe das raízes, fazendo um montinho, e mesmo assim queima algumas raízes, mas depois as raízes crescem em direção ao adubo qdo já está mais fraco.
O bom sempre é usar pouco e assim vc terá as plantas vivas para adubar novamente outro dia, rssssssss
Achei 2 xícaras um absurdo, vc quer matar tudo? (a não ser que seja torta de mamona fajuta ou muito velha ou curtida). Duas xícaras eu boto num canteiro mexendo bem a terra e deixo uma semana molhando bem para dar uma curtida antes de plantar, farinha de ossos é muito bom. Torta de mamona não é adubo completo: ela tem mais Nitrogênio. Farinha de ossos, tem cálcio, fósforo, e outros micronutrientes. Cinza de madeira tem bastante potássio, pode botar um pouco de cada. Vai cheirar mal sim, mas passa rápido.

·                                 4 anos atrás



quando vc fiser café espalhe a borra pelo quintal, isso atrai minhocas, o que ja ajeuda bastante pois fertilisa e areja o solo.

Comments