Os Cotrim do Rio

Os Cotrim deste ramo tiveram grande destaque nas cidades de Resende e Itatiaia. Seu patriarca o Dr. Eduardo Augusto Torres Cotrim, tem um longo currículo como engenheiro, agricultor, pecuarista e político. Era filho do Dr. José Custódio Cotrim e neto do Visconde de Itaborahy, um dos grandes personagens do império, dez vezes ministro.

Dados sobre a família podem ser encontrados no livro (ora esgotado) Nobiliarquia Fluminense de Drs. Ant. Jm. E Julião R. de Macedo Soares.

Além disso, este ramo já teve oportunidade de promover encontrar e até mesmo editar uma apostila com dados da árvore genealógica e textos sobre seus personagens mais ilustres(da qual temos uma cópia).

Segundo estudos de Paulo Alcobia Neves (genealogista e pesquisador português) os Cotrim de Itatiaia descendem dos Cotrim de Souza e Vasconcelos, através de Luís Cotrim de Souza e Vasconcelos , fidalgo que tirou Brasão com as armas dos Cotrins e Vasconcellos a 1 de Julho de 1623 ( o que pode permitir, ainda que observando o respectivo regulamento, solicitar ao Conselho de nobreza de Portugal as respectivas cartas de armas).



Comments