Árvore Genealógica

Já há anos estamos montando uma grande árvore genealógica dos Cotrim no Brasil e, quando possível , sua ligação com os Cotrim em Portugal. Para poder montar esta árvore usamos das mais variadas informações vindas de livros, sites em Internet, relatos que nos mandaram, etc. Não se pode dizer que seja um trabalho científico, portanto tem falhas. A idéia é que as pessoas possam acessar e ir complementando com o que sabem. 

A prática nos diz que não dá para fazer um esquema , uma espécie de wikipedia da genealogia, onde cada um coloca a informação que quiser, altera e exclui. Sendo assim, as coisas estão centralizadas em mim. À medida que vou recebendo ou descobrindo novas informações vou alimentando o banco de dados de um software gratuito da Igreja  Jesus Cristo dos Ultimos Dias. Este software (Personal Ancestral File) é fantástico e gratuito. Durante anos usei a versão 4.0 que é em português. Depois de um tempo verifiquei diversos êrros, todos corrigidos na versão 5.0 que é em inglês. Este software gera, automáticamente, as páginas para serem colocadas na Internet. Como são geradas em inglês, acabei desenvolvendo um software tradutor que pega as páginas geradas e "traduz" para o português.

Com o passar dos anos, juntei , até agora cerca de 2900 nomes Ultima atualização - 09/09/2012). Além de Cotrim verifiquei a presença de alguns Cotrin, Cutrim e Cutrin. São todos da mesma família e a mudança se dá apenas por problemas na hora de registrar. Uma vez que um filho de Cotrim vire Cutrim, todos os seus filhos passam a seguir este novo termo.

Os 2900 nomes que juntei não são apenas de Cotrins. Para poder identificar quem é quem, normalmente coloco as esposas e maridos, obviamente de outras famílias. Sempre que um Cotrim homem se casa, coloco também os filhos, uma vez que estes são Cotrim. No caso da mulher Cotrim em geral não coloco os filhos, a menos que os mesmos também carreguem o sobrenome Cotrim. Para aí, uma vez que ninguém mais deste ramo será Cotrim.

No passado, é comum encontrarmos uma mulher de sobrenome Cotrim casada com alguém digamos Silva e o filho José, ao invés de ser registrado como José Silva ou José Cotrim Silva, ele é apenas José Cotrim.  Aí optamos por cadastrar os descendentes de José como legítimos Cotrim, mesmo sabendo que são Silva.

A árvore - com seus 2900 nomes - tem 2 índices diferentes de acesso pode ser consultada logo abaixo. Uma vez que se encontre o nome de alguém é possível, a partir dele, ir para a esposa para os filhos ou para os pais.  Os índices são:

a) ÍNDICE DE NOMES (clique aqui). Exibe uma relação de todos sobrenomes das pessoas cadastradas (a maioria Cotrim) e, para cada sobrenome, exibe em seguida o nome das pessoas. Clicando na pessoa selecionada você vai para o texto relacionado a ela.Algumas pessoas (as primeiras) estão sem sobrenome. Algumas estão mesmo sem nome. Isto foi feito em casos onde se sabia o nome de um dos cônjuges e o nome dos filhos mas não se sabia o nome do outro cônjuge. Esperamos um dia eliminar estas duvidas

b) LISTA DE SOBRENOMES (clique aqui). Na verdade é um complemento do índice acima. Exibe todos os sobrenomes existentes no site. Clicando num deles aparece a lista de nomes para selecionar e aí voltamos ao item (a)

Clique em qualquer um deles e divirta-se. Espero que você encontre quem está procurando.

Se você perceber que há dados faltantes ou errados, não hesite em nos avisar. É através da rede de colaboradores que o site é possível. Obrigado
Comments