Municípios‎ > ‎Osasco‎ > ‎

Entrevistas

DADOS DA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO AEE

NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO

Coordenação de Educação Especial

 

Município: Osasco

Nome do(a) Coordenador(a): José Tosti

Data da entrevista: 06 de Abril de 2010

Tutora: Sandra Paula da Silva Batistão

Resumo dos dados Qualitativos e Quantitativos do Questionário

O  município de Osasco  atendendo as orientações da legislação  , vem passando por transformações referentes as propostas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Para garantir o atendimento ao aluno com deficiência, no município atualmente  existem 30 salas de recursos multifuncionais, com 01 professores em cada sala atendendo por período em média de 10 à 20 alunos.

A quantidade de alunos com deficiência que estão sendo matriculados no município sinalizam a necessidade de ampliação dos serviços e de acordo com o mapeamento o número de salas para AEE  ainda é insuficiente e portanto não  atende a toda a demanda. De acordo com os dados  , ainda será  necessária a implantação de mais  10 salas para suprir a demanda .

Para atuar nas salas de recursos multifuncionais, a formação mínima dos professores é graduação em Pedagogia com conhecimentos na educação inclusiva.

As SRMs são viabilizadas de acordo com a demanda da comunidade local.

Ainda é necessário equipar as salas adequadamente uma vez que  somente 13 tem equipamentos adequados  e as outras 17 estão equipadas parcialmente.

A demanda de alunos apontaram para a necessidade de formações e a organização Mais Diferença tem viabilizado as discussões  e garante  formações  em horário de trabalho   com equipes e com os professores sobre as diferentes áreas de deficiência bem como sobre  o processo de educação inclusiva.  

         Estão sendo viabilizados   às adequações físicas, e em muitas escolas já foram realizadas construção ou adequação de rampas, adequação de banheiros, alargamento de portas, sinalização visual e tátil  de acordo com as normas da NBR 9050 . Para a demanda de acessibilidade arquitetônica bem como para a realização das formações aos professores e equipes , Osasco conta com verba do orçamento da Secretaria de Educação.

Segue em anexo as  entrevistas realizadas  com as equipes das  escolas:
EMEIEF Élio Aparecido da Silva
EMEF Deputado Alfredo Farhat
EMEF Luciano Felício Biondo
ĉ
AEE (T061aT067) UFC,
16 de abr de 2010 14:01
ĉ
AEE (T061aT067) UFC,
16 de abr de 2010 14:01
ċ
AEE (T061aT067) UFC,
16 de abr de 2010 14:04
Comments