Entrevistas‎ > ‎

Sala de Aula de Recursos Multifuncional (SRM)

DADOS DA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO AEE

NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO

Professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)

 

Município: Araguatins Tocantins

Escola: Municipal professora Nair Duarte

Nome do Professor de AEE: Mª Elineides Conceição Silva Sousa

Data da entrevista:05/04/2010

Integrantes do Grupo de Pesquisa: Eth Leite de Sousa Lima e MªElineides Conceição Silva Sousa

 

Resumo dos dados Qualitativos e Quantitativos do Questionário

 

O plano de atendimento educacional especializado é organizado da seguinte forma:acolhida,habilidade,conteúdos,procedimentos metodológico,recursos e avaliação.

A família participa do AEE, levando os alunos à sala de recursos multifuncional para os acompanhamentos.Levando os alunos que são encaminhado aos Especialistas.A família participa de reunião dando depoimento do desenvolvimento do aluno.

Os alunos freqüentam a SRM sempre no período oposto ao da escola.

As atividades do AEE que dispende mais tempo é atendimento ao aluno.

Os perfis dos alunos atendidos na sala de recursos multifuncional são:

*Aluno com deficiência mental/intelectual são:(01);aluno com baixa visão(01);com deficiência auditiva(03);com surdez(01);alunos com deficiência física(03);alunos com deficiência múltipla(04); e alunos com transtorno global de desenvolvimento(12),totalizando 26 alunos atendidos.

As pessoas que encaminha os alunos  a sala de recursos são:professores da sala comum,diretor da escola,coordenadores e orientadores pedagógico da escola.

As diferenças do AEE do trabalho desenvolvido pelo professor de sala de aula comum,são os alunos atendidos individuais,em dupla,em trio ou em grupos de quatro.

Antes de trabalhar em salas de recursos multifuncionais,trabalhamos em sala de aula comum e coordenação de apoio escolar.

Somos graduadas em normal superior,e estamos fazendo cursos em libras.

A formação necessária para atuação nas salas de recursos  multifuncionais são formação em Educação Inclusiva, psicologia, psicopedagogia, libras, Braille e tecnologia assistivas.;

Os recursos de tecnologia assistiva que no momento estamos trabalhando são:  alfabeto móvel, jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física, prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras, mouse com plug para entrada de acionador, software, editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz, alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais software de pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz, colméia de acrílico para teclado, software leitor de tela, lupa manual, dicionário em libras e software com banco de imagens para auxiliar o estudo da libras e do português para alunos com surdez.  

Comments