Escola Municipal Governador Antonio Carlos Valadares

 
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
 
 PARABÉNS ESCOLA VALADARES PELOS  24 ANOS DE EXISTÊNCIA!
 
 
 
                                                
 Histórico da Escola
 
                                         "Integrar para Educar"!   

 

A Escola Municipal Governador Antônio Carlos Valadares foi fundada aos vinte e oito dias do mês de maio de 1988, na administração do senhor Prefeito Antônio Ribeiro Sobrinho (Bem Criado), com o apoio do Governador do Estado Antônio Carlos Valadares e do Secretário de Ação Comunitária José Everaldo de Oliveira. A escola está localizada na Rua Gervásio Vieira de Santana, nº 102, Bairro da Santa Cruz, em Poço Verde – Sergipe.

 A mesma é de fácil localização devido à aproximação da Secretaria de Educação e do ponto histórico da Capela da Santa Cruz, local onde se deu origem à cidade.

 O nome Antônio Carlos Valadares foi para homenagear Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Sergipe na época e por ter contribuído com a construção da mesma. O símbolo da escola foi criado pelo professor João Alves Neto, que em 1980 era orientador pedagógico da mesma; ele preservou a frase citada pela primeira diretora da Escola Valadares, Josefina Moreira Rocha Santos (1988-1989), “Integrar para Educar”, que tem sido até os dias de hoje o lema da escola.

 A escola iniciou atendendo ao ensino fundamental e atingiu uma matrícula com 552 alunos. Na época existia um curso de Aceleração para Jovens que estavam com idade avançada. Essa turma era formada por 24 alunos e funcionava no turno vespertino.

 A partir de 1989 a escola foi administrada por várias diretoras em virtude de mudanças políticas dos governantes, pois esse cargo era escolhido pelo prefeito, ou seja, uma pessoa de sua confiança. Em 1989 a escola passou a ser dirigida pela professora Rosemeire Oliveira Santos, permanecendo até 1992. O professor Pedro Ferreira Lima assumiu a direção da escola no período de 1993-1996, em seguida foi a vez da professora Maria Ademildes de Oliveira Matos, em 1997-1998; a professora Brígida Viana Ribeiro assumiu o cardo de diretora durante o ano de 1999; a professora Maria Lúcia Santos de Oliveira administrou a escola em 2000; a professora Maria dos Passos de Oliveira exerceu o cargo de diretora a partir de 2000 até o primeiro semestre de 2004; a substituta que ocupou o cargo foi a professora Maria Lúcia Lino Dória; a professora Delma Suely Santos assumiu o cargo em 2005; em 2006 o professor Pedro Ferreira Lima e Maria Durga Souza Santos formaram uma chapa e foram eleitos pela primeira vez na história da escola com 500 votos; em 2007 foram reeleitos com 600 votos, e Maria Viana Matos é a atual diretora eleita através de voto no final de 2009.

 A primeira eleição da escola para diretor foi realizada no dia 14/12/2005, a segunda no dia 21/12/2007 e a terceira em dezembro de 2009. Isso só foi possível porque foi implantada a gestão democrática no município de Poço Verde – Sergipe.

 A escola está envolvida com alguns programas sociais tais como: Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, Comunidade Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Agente Jovem, Programa de Leitura da Petrobrás/Sergipe – Leia Brasil, Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia – PROINFO e Baú de Leitura. Os programas educativos citados atendem aos alunos nos turnos opostos de suas aulas e alguns ocorrem em dias alternados.

 A escola também dispõe de um Conselho Escolar formado por 36 membros, sendo 09 professores da instituição, 09 funcionários, 09 pais e 09 alunos, todos eleitos pela comunidade escolar. As principais finalidades dos membros desse conselho são: fiscalizar os recursos financeiros que a escola recebe; aprovar ou reprovar as contadas das compras da escola; participar da proposta pedagógica da escola; avaliar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

 Portanto, a criação da escola representa os anseios da comunidade local que busca melhores condições de vida intelectual, financeira e socialmente, por meio de uma educação sistemática. Para formar uma sociedade com pensamento crítico, construtivo, sem alienação, com perspectivas de pessoas conscientes de sua cidadania.

 O funcionamento da escola é de acordo com o Regimento Interno, conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 9.394/96). O Projeto Político-Pedagógico desse estabelecimento está alicerçado numa tendência pedagógica progressista e tem como finalidade formar cidadãos para a vida, considerando os aspectos econômicos, políticos e culturais da comunidade escolar.

Possui até o momento em 2010 uma matrícula de 728 alunos. Com deficiência segundo o censo 2009 são 26: BV( 11), DF ( 06), DM (08), D MULTIPLA ( 01). Em 2010 ainda estão fazendo o levantamento de dados.

As parcerias são com o Conselho tutelar e CREESE em Lagarto.

 Segundo a Equipe diretiva “Com relação à estrutura física a escola atualmente está adaptada algumas partes: portões, rampas, corre-mão, banheiros, portas de salas e laboratório de informática e um kit de materiais enviado pelo MEC/SEESP/GAB para serem instalados na Sala de Recursos Multifuncionais, porém a instituição ainda não dispõe desse espaço que deve ser construído pela Prefeitura. A organização do PPP está de acordo com as Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/96, alinhada às normas vigentes do sistema de ensino do município, embora a escola ainda não contemple o atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais, nem o próprio município”.
DADOS PPP

 

 

 
                                                                          GALERIA DE FOTOS

                                             

        
                                                                                   ESCUDO                             1ª CAPELA NO BAIRRO SANTA CRUZ                                  ESCOLA
                                                         CONHEÇA A NOSSA ESCOLA                 
                        CONHEÇA A NOSSA CIDADE      
                                                                                                                              
                        

Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da sua educação.” ( Senna)

                        O DESAFIO ESPERA POR TODOS NÓS!                                        

 

SelectionFile type iconFile nameDescriptionSizeRevisionTimeUser