Sala Multifuncional

     

    O que é uma sala multimeios/multifuncional?

    As salas multimeios/multifuncionais são espaços organizados em escolas-polo da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis com o objetivo de acessibilizar a apropriação do conhecimento formal de alunos com deficiência intelectual, deficiência motora, deficiência visual, deficiência auditiva, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

    O que significa pessoa com deficiência?

    "Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade." Texto MEC/SEESP retirado do Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007.


              


    O que é realizado na sala multimeios/multifuncional?

      * As salas multifuncionais desenvolvem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que consiste, basicamente, na utilização de recursos educacionais específicos  e suas estratégias pedagógicas de acordo com a necessidade de cada aluno, complementando e/ou suplementando a educação do ensino regular.

    * O papel do atendimento educacional especializado é o de oferecer o acesso à informação, comunicação e conhecimento do aluno com deficiência, por meio de instrumentos e equipamentos especializados e de adaptações arquitetônicas, promovendo a Inclusão deste no ensino regular.

    * Os professor da sala multifuncional é acima de tudo um mediador-investigador, pois está em constante contato com a família e/ou responsável da criança, professores do ensino regular e profissionais de diversas áreas (fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social,...) que desenvolvem serviços específicos com o aluno com deficiência para buscar maiores informações a respeito deste.

    * Com base nos dados coletados e o professor de sala multimeios elabora um plano de AEE para o aluno com deficiência que esteja articulado com a proposta pedagógica do ensino comum e, a partir disso, se necessário, o professor de sala multifuncional confeccionará e/ou indicará materiais e recursos de acessibilidade que poderão ser instalados e/ou utilizados no espaço escolar.

    * O AEE é uma modalidade de ensino e não pode ser confundido com reforço escolar, apoio pedagógico ou com  atendimento clínico, tampouco como substituto dos serviços educacionais comuns. 

O polo da Sala Multifuncional da comunidade da Serrinha é o seguinte:

      
*Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso http://www.pmf.sc.gov.br/edmjosejacinto/

*Escola Básica Beatriz de Souza Brito
 
http://www.pmf.sc.gov.br/ebmbeatriz/

*Creche Morro do Mocotó

*Creche Morro da Queimada

*Creche Nossa Senhora Aparecida

Conveniadas:

*Creche Serrinha (São Francisco de Assis)
*AFLOV Creche Casa da Cidadania (Vó Inácia)
*Ação Social da Trindade Casa São José
*Associação dos amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó
*Centro de Integração Familiar CEIFA
*Conselho Comunitário do Pantanal



SALA MULTIFUNCIONAL