Projeto

Apresentação

O Ministério da Educação - MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial – SEESP, instituiu o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, que realiza em parceria com as instituições de educação superior públicas, federais ou estaduais, os cursos de extensão ou aperfeiçoamento e especialização lato sensu para professores da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, que atuam no atendimento educacional especializado e para professores de sala de aula comum, ofertados na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil-UAB.

            O presente projeto refere-se ao Curso de Especialização lato sensu em Atendimento Educacional Especializado - AEE, estruturado com base na proposta: Atendimento Educacional Especializado, com carga horária mínima de 360 horas.

            Este projeto fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, que estabelece uma nova concepção de educação especial: passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comum.

            A proposta de oferta deste curso de especialização tem como eixo orientador o AEE, que se caracteriza como uma ação da educação especial voltada para promoção da acessibilidade.

            Segundo a Política:

O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. (BRASIL, 2008, p.15)

            Neste sentido, esta proposta de curso de especialização visa atender às demandas do processo de implementação da Política, que exige a reestruturação das práticas pedagógicas da educação especial e comum.

            Esta reestruturação rompe com a abordagem clínica e assistencialista e institucionaliza as salas de recursos multifuncionais, organizadas como espaços para a oferta do AEE e previstas no projeto político pedagógico da escola.

            Para apoiar os sistemas de ensino na organização do AEE, o MEC/SEESP desenvolve o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, que no período de 2005 a 2008, destinou 5.551 salas às escolas públicas da rede regular de ensino. Este Programa está articulado com o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, em razão da necessidade de promover a construção de conhecimentos para a prática do AEE.
             A escolha da modalidade a distância para o desenvolvimento desta formação deve-se ao fato de que as tecnologias permitem a expansão desta formação para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil.
            Este Curso de Especialização proporcionará aos professores que atuam no AEE, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. Desta forma, o curso tem como objetivo promover um aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar.

Sobre o curso

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Faculdade de Educação (FACED) / Departamento de Estudos Especializados, com recursos do Ministério da Educação (MEC) / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece o Curso de Especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância. 

            Para manter todos informados a respeito das ações deste curso, teremos esstes site como nosso ponto de encontro. Criamos este ambiente para dialogar sobre todos os assuntos que dizem respeito às nossas atividades. Trata-se de um espaço concebido para estreitar as relações de estudo, de trabalho, de companheirismo e amizade, que nos unem neste projeto. Somos muitos e nossas infinitas diferenças vão fazer este site se modificar continuamente, com a presença de cada um que nele se apresenta pelos mais variados motivos: busca de informações, informe de notícias, mensagens, indicações de entretenimento, livros, enfim tudo o que quisermos comunicar, unindo, neste Brasil tão grande, pessoas, idéias, energia e força para cada vez mais fortalecermos a educação, na perspectiva democrática e inclusiva!!

            A Coordenação

Č
Ċ
ď
(EAD) Edilene Ropoli,
04/04/2010 18:36
Ċ
ď
(EAD) Edilene Ropoli,
04/04/2010 18:37
Ċ
ď
(EAD) Edilene Ropoli,
04/04/2010 18:37
Ċ
ď
(EAD) Edilene Ropoli,
04/04/2010 18:37
Ċ
ď
(EAD) Edilene Ropoli,
04/04/2010 18:37
Comments