Página inicial

Concurso Uma Aventura Literária 2020  - Menção Honrosa



 

     O trabalho da aluna Rebeca Martins (12.º ano) foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020. Intitulado A Falta de Urgência dos Homens Urgentes, o texto é um grito de alerta ao Homem e aos seus atos irresponsáveis no Ambiente, na Natureza. Como um encontro entre o Homem e a Vida, o ser humano constata que, afinal, só precisa de respirar - tudo o mais é supérfluo.

 

     Tal como previsto no regulamento, os alunos cujos trabalhos são distinguidos com Menção Honrosa recebem, além do Diploma de Menção Honrosa, um livro (um por trabalho) oferta da Editorial Caminho que será enviado em breve.


 

       Na edição deste ano, o Concurso teve a participação de mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil.

 


       Muitos parabéns, Rebeca!

       Continua a escrever com capacidade, empenhamento e criatividade!


       Como referem Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada,



 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Ler para Voar

É sempre tempo de ler para voar! Nada melhor do que a novidade editorial Uma Aventura Voadora!

Lê e inspira-te!

No próximo ano letivo, haverá, de novo, o concurso Uma Aventura Literária




________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Dia Mundial da Criança - 1 de junho (Portugal)

Nem todos os países celebram o Dia Mundial da Criança a 1 de junho, ainda que esta data seja a escolhida por várias nações. Em Portugal, é este o dia – o dia de recordar que todas as crianças - qualquer que seja a sua raça, cor, religião, nacionalidade, origem social – têm direito a brincar, a viver em paz, num ambiente de amor, compreensão e carinho, sem lhes faltar a alimentação, os cuidados médicos, a educação, sendo protegidas por todos e crescendo em liberdade.

Para celebrar este dia, a Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com outras instituições (Agrupamentos de Escolas do concelho, Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, grupo O Teatrão e a Orquestra Clássica do Centro), disponibiliza várias iniciativas (https://www.cm-coimbra.pt/areas/estudar/dia-mundial-da-crianca-2020). As mesmas poderão ser exploradas em diversos momentos:

·    Vídeo Teatro “Manuel ou como se desenha uma casa”, baseado no livro de Manuel António Pina, pelo Teatrão, para crianças e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; 

·   Conversa com O Teatrão (mediante inscrição), sobre o espetáculo Manuel ou Como Se Desenha uma Casa, estando os atores disponíveis para agendamento de conversa à distância com os professores e os alunos (contactos: E-mail: info@oteatrao.com | Tel: 916265015).

·   Desafio “Beethoven” da Orquestra Clássica do Centro, que convida à participação de escolas ou dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da elaboração de trabalhos (desenhos, textos, gravações de vídeo, fotografias, etc.), sobre a vida e o trabalho do ilustre compositor Ludwig Beethoven.

·    Dar a conhecer uma orquestrapela Orquestra Clássica do Centro.

·    “Estamos de volta” à Escola – Instruções de montagem do chapéu “Chega p’ra lá” .

·   Vídeo animado – “D. Sesnando Davides – O Herói Improvável”, apresentação animada do livro D. Sesnando Davides – O Herói Improvável, de Alice Eça Guimarães (autora) e Jorge Ribeiro (ilustrador). A temática incide na linha defensiva do Mondego. Esta está de acordo com os conteúdos abordados no Núcleo da Cidade Muralhada, instalado na Torre de Almedina.

·    Livro – “D. Sesnando Davides – O Herói Improvável”.

·   Livro – “Um mistério no Museu”, edição da Câmara Municipal de Coimbra, que apresenta os três núcleos do Museu Municipal de forma lúdico-pedagógica.



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Concurso Uma Aventura Literária 2020

       Neste concurso, foram mais de 14 mil os trabalhos recebidos nas várias modalidades (Texto original, Crítica, Desenho, Olimpíadas da História). As listas dos vencedores podem ser consultadas em http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos


       Parabéns a todos os participantes!


       Mensagem de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, apresentada pela primeira: 

Vídeo do YouTube


Aos concorrentes do AECO, relembramos que o mais importante é participar!
Os certificados de participação serão entregues logo que seja possível, sendo os alunos avisados por correio eletrónico.


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



23 de maio de 2020 

Dia triste para a Literatura Portuguesa

     

  

Maria Velho da Costa, nascida em 1938, faleceu aos 81 anos. Autora de vários livros (por exemplo, CravoMyraMissa in AlbisDa Rosa FixaCasas Pardas), a escritora situa-se, do ponto de vista literário, numa linha de experimentalismo linguístico que renovou a Literatura Portuguesa da década de 60 (séc. XX). Em 1972, com Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, escreveu Novas Cartas Portuguesas, violenta crítica à mísera condição social, política e humana da mulher na sociedade. 

Em 1997, venceu o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, que se encontra traduzida em várias línguas. Mais tarde, em 2002, recebeu o Prémio Camões.

 

Algumas ligações para mais pormenores: 

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 18 de maio 
Dia Internacional dos Museus

Neste ano, as comemorações do Dia Internacional dos Museus vão ser diferentes. Graças à Internet, cujo Dia Mundial se comemorou ontem, dia 17 de maio (que também foi o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação), a visita a vários museus pode ser feita através dos seus sites ou das redes sociais. 

Deixamos aqui duas dessas visitas virtuais:

  • Museu da Ciência da Universidade de Coimbraclique aqui


  • Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra: clique aqui


No entanto, há visitas que podem ser feitas no espaço físico de alguns museus que já reabrem hoje, com condições específicas: é o caso do Museu Monográfico de Conímbriga, que alberga o maior complexo de ruínas romanas em Portugal. O número de visitantes é limitado e não há visitas guiadas.


(imagem retirada de https://bit.ly/2z4Q6Zq)



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividades para o 1º Ciclo




_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A biblioteca escolar digital e o apoio à comunidade

A minha foto

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Clássicos em Rede - Olimpíadas 2019-20


8 de maio de 2020

Nestes novos dias em que a vida se alterou em tantos aspetos, também a participação em eventos cancelados ou interrompidos foi alterada, tendo havido a indicação de novos prazos para concursos em que as Bibliotecas Escolares estavam inscritas.

Por isso, foi, com muito agrado, que se verificou a alteração do prazo para o Desafio de Artes / Multimédia, referente ao concurso Clássicos em Rede – Olimpíadas da Cultura Clássica 2019-201 (iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e pelas autoras do projeto Olimpvs.net). Deste modo, os alunos do 8.º I (Escola Secundária D. Duarte – AECO) puderam concluir os trabalhos iniciados nas aulas presenciais de Educação Visual.

O desafio foi lançado à turma pela Biblioteca Escolar e pela Associação de Professores de Latim e Grego (APLG), com um dos temas a concurso – o mito de Aracne. Depois de uma apresentação feita pela Presidente da referida Associação numa das aulas, a recriação do mito ganhou formas, e os trabalhos seguem, hoje, dia 8 de maio de 2020, para o Júri Nacional.

ALEA JACTA EST2!


A Biblioteca Escolar agradece o empenho e a colaboração do professor de Educação Visual, Armando Simões.

 

Notas:

1 Clássicos em rede é um programa de atividades para alunos dos ensinos básico e secundário, que tem por objetivo divulgar e promover a valorização o legado da Cultura Clássica junto dos alunos dos ensinos básico e secundário. 

 2 Expressão latina, que significa ‘a sorte foi lançada’, foi usada por Júlio César (líder militar e político romano), quando atravessou o rio Rubicão, em 49 a.C., em perseguição a Pompeu (político romano).  Ao fazê-lo, violou a lei e tornou inevitável o conflito armado. Posteriormente, passou a empregar-se quando se toma uma resolução decisiva, depois de se ter hesitado por muito tempo. Há quem a use para designar o momento de enviar trabalhos para concursos ou decisões de Júris.


______________________________________________________________________________________________________________________________

5 de Maio
Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou, no dia 5 de novembro de 2019, em Paris, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A oficialização foi assinada na sede da organização, na capital francesa, por uma delegação portuguesa composta pelo primeiro-ministro António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO António Sampaio da Nóvoa.

O  Português é a língua oficial de 260 milhões de pessoas ( em nove países de quatro continentes) e a mais falada no hemisfério sul. A nível da Internet, é a quinta língua mais utilizada.

Para celebrar pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa, inaugura-se o site lisboa5l.pt, onde vão ser transmitidos debates e curtas-metragens. A designação 5L vem de "Língua, Livros, Literatura, Leituras e Livrarias". 

Contemplando debates e exibição de curtas-metragens, a abertura oficial do evento é  às 15h30 min, no site https://lisboa5l.pt/, nas páginas de Facebook da autarquia de Lisboa e da Rede de Bibliotecas de Lisboa.

Programa:

  • 15h30 min: Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (Fernando Medina), do Representante Permanente de Portugal junto da Unesco (António Sampaio da Nóvoa) e do diretor artístico do novo Festival Internacional de Lisboa 5L (José Pinho)
  • 15h55 min: Passagem da curta-metragem A Língua Portuguesa a Gostar Dela Própria, de Tiago Pereira
  • 16h00 min: Debate sobre "Viagens da  Língua Portuguesa", com seis autores lusófonos - Ana Margarida Carvalho (Portugal), António Prata (Brasil), Flaviano Mindela dos Santos (Guiné-Bissau), Germano de Almeida (Cabo Verde), José Eduardo Lusa (Angola) e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe).
  • 17h30 min: Debate sobre "Literatura de Reconstrução), com mais cinco autores lusófonos - Dulce Maria Cardoso (Portugal), Isabela Figueiredo (Portugal), Ondjaki (Angola), Luís Cardoso Noronha (Timor-Leste) e Mbate Pedro (Moçambique)
  • Encerramento: Passagem da curta-metragem Vozes do Português  (homenagem de seis vozes, masculinas e femininas, vindas de três diferentes continentes, à poética de Luandino Vieira), de Tiago Pereira

 

______________________________________________________________________________________________________________________________


O livro como refúgio e liberdade, mesmo quando nos abrigamos da realidade exterior: 
ilustração de Jessica Boehman 
           
 
(imagem retirada de https://bit.ly/3bJXw2q)


(imagem partilhada, no dia 28/03/2020, pela ilustradora no seu blogue:


______________________________________________________________________________________________________________________________


Alguma poesia trazida até nós em dias de pandemia:

Abril em Sophia de Mello Breyner Andresen, Maria Teresa Horta, Natália Correia e Eugénio de Andrade, na voz de Manuel Alegre


______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________


Conectando mundos

________________________________________________________________________________________________________________

https://www.cidadania-rbe.pt/

Cidadania e Biblioteca Escolar: pensar e intervir [Interculturalidade]

______________________________________________________________________________________________________________

http://nlstore.leya.com/leyaeducacao/2020/Dia_livro_videos_autores/images/dia_mundial_livro.png


23 de abril

Veja o vídeo que Afonso Reis Cabral (trineto de Eça de Queirós) fez para si em colaboração com a http://nlstore.leya.com/leyaeducacao/2020/Dia_livro_videos_autores/images/logo_leyaEducaca.png

Faça boas leituras!!!!

__________________________________________________________________________________________________________________

Revista de Ciência Elementar - Casa das Ciências


_______________________________________________________________________________________________________________________________


Consulte a nossa biblioteca digital!!!
Nota: Para ler um eBook deve instalar, no seu equipamento, uma aplicação própria para o efeito!



Para apoiar o ensino à distância, a Misericórdia de Lisboa disponibiliza o livro, intitulado «À descoberta do arquivo: roteiro da visita ao Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa», o qual tem como principal objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação e conservação do património histórico e cultural, bem como dar a conhecer o trabalho desenvolvido num Arquivo Histórico.

Este volume, inclui um conjunto de charadas, desafios e perguntas, permitindo, deste modo, adquirir novos conhecimentos.


Consulte aqui o livro!





Boas Leituras!!!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Caro(a) Professor(a),

A atual situação está a obrigar Professores e alunos de todo o mundo a adaptarem-se a novas formas de ensinar e aprender e, neste contexto, a Leya Educação abraça este novo desafio para juntos construirmos um futuro mais promissor.

A Leya Educação abriu a sua plataforma Aula Digital a si, aos seus alunos e respetivos Encarregados de Educação, para que todos se consigam melhor adaptar a esta nova realidade. Assistimos a uma enorme adesão à Aula Digital: professores e alunos acedem diariamente aos livros em formato digital e ao módulo As minhas Salas, onde colaboram diariamente com o envio de trabalhos e testes. Nos últimos dias foram criadas cerca de 20 mil turmas e partilhados de perto de 400 mil recursos, trabalhos, e testes, com resposta por parte de alunos.


Comece já a criar Salas

Criámos uma nova área dentro da Aula Digital onde disponibilizamos tutoriais simples para o ajudar a tirar o proveito máximo da nossa plataforma e assim ser mais efetivo no ensino à distância: criar salas, associar alunos, enviar trabalhos, testes e quizzes, partilhar recursos e acompanhar o progresso dos seus alunos.

 

Para finalizar, partilhamos consigo o canal de um professor do Agrupamento de Vale Aveiras, um exemplo de uso criativo das funcionalidades da nossa plataforma. Fique a conhecer a forma como dá aulas aos seus alunos, interage com os Encarregados de Educação e apoia os colegas do agrupamento.

Temos a certeza de que com a motivação dos professores e boas ferramentas o futuro da educação hoje é possível, estejamos juntos ou à distância.

Boas férias!

Juntos ou à distância, estamos consigo!


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

 A não perder 

 

 

CIÊNCIA VIVA EM CASA
Actividades para fazer em família. Para todas as idades!

 

Em tempos de isolamento social, transformamos a nossa sala num laboratório, folheamos os livros científicos que nunca nos cansamos de ler, matamos saudades dos módulos preferidos do Pavilhão do Conhecimento e embarcamos em viagens espAciais com um amigo chamado Paxi... Tudo sem sair de casa! Reúna a família e descubram as muitas actividades e conteúdos que reunimos na Ciência Viva em Casa.

 

Destaques

 

LIVROS QUE QUEREMOS LER
Para famílias e público em geral

Quais os livros preferidos da vossa família? Partilhem as vossas sugestões deixando uma leitura recomendada.
Ver mais

DESAFIO - À PROCURA DE VIDA FOSSILIZADA
Para famílias e professores

Já olhou para os parapeitos da sua janela ou bancada da sua cozinha? Apostamos que está cheio de vida…. fossilizada. Fotografe e envie-nos!
Enviar fotografia de fóssil

 

UM MINUTO DE CIÊNCIA POR DIA NÃO SABES O BEM QUE TE FAZIA - RÁDIO ZIG ZAG
Para famílias e professores

Mesmo em casa, fiquem sintonizados na Rádio Zig Zag. Trocamos a ciência por miúdos e para miúdos.
Ouvir mais episódios

ACADEMIA CIÊNCIA VIVA PARA PROFESSORES
Para professores

Explore os diferentes recursos da Academia Ciência Viva para Professores para apoio da aprendizagem à distância.
Ver mais recursos

 

TREINA COMO UM ASTRONAUTA... EM CASA
Para famílias

Treine como se estivesse a preparar-se para uma missão espAcial. Partilhe as suas fotografias e vídeos nas nossas redes sociais.
Ver mais actividades

 

A CASA É UM LABORATÓRIO
Para famílias e professores

Da cozinha à casa de banho, passando pela garagem, nenhuma divisão fica de fora: afinal, a ciência está em todo o lado. Experimente as várias actividades em família!
Ver mais actividades

 

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Convém saber que ....

1º Concurso - concurso Media@ção

No seguimento da informação anteriormente fornecida, informo que há novo prazo para entrega de trabalhos ao concurso Media@ção

 

A nova data limite será o dia 30 de maio próximo.

 

-        Os trabalhos que estejam finalizados podem, desde já, ser submetidos em <https://forms.gle/AVZFsJqqcd2EbjJv8>

 

-        A Equipa agradece a todos os alunos e professores que continuam, empenhadamente, a finalizar trabalhos para apresentação ao concurso! Esta pode ser uma oportunidade para trabalhar a distância com alguns alunos num projeto diferenciador.

 

Tomo a liberdade de Vos sugerir a visita ao canal Media@ção, onde se encontram os trabalhos vencedores de edições anteriores e um conjunto de tutoriais de apoio ao concurso na lista A linguagem audiovisual!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Concurso - A melhor Carta 2020"

Na sequência do contexto especial que estamos a viver, a Fundação Portuguesa das Comunicações decidiu adaptar as regras do concurso “A melhor Carta 2020” (ver anexo). O prazo de entrega das cartas participantes foi alterado de 2 para 16 de abril e este ano, excecionalmente, aceitarão cartas que sejam enviadas por mail para o endereço amelhorcarta@fpc.pt 

 Clique nos pontos vermelhos da imagem que está no link e aceda a esta informação (uma experiência)

 www.classtools.net/hotspot/202003-kQB6k7

QR

 Público alvo: jovens entre os 9 e os 15 anos, divididos em 2 escalões – vejam regulamento.

 

Data limite: A data limite de receção das cartas é 2 de abril de 2020 (data de carimbo do correio).

Os trabalhos têm de ser enviados por correio, para o seguinte endereço: Fundação Portuguesa das Comunicações Concurso “A melhor carta” Rua do Instituto Industrial, 16 1200-225 Lisboa

 

Procedimento:

Os concorrentes deverão escrever uma carta sobre o tema proposto e remetê-la à Fundação Portuguesa das Comunicações;

-        Com este concurso pretende-se estimular a escrita, incentivando os jovens a expressar a sua criatividade, o pensamento crítico e a melhorar os seus conhecimentos linguísticos.

Apuramento:

O júri selecionará os vencedores da edição nacional, a quem serão atribuídos prémios (smartphones, livros, etc...).

Uma das cartas vencedoras será́ escolhida para representar Portugal no concurso internacional,

 

Regulamento:

Em anexo:

https://www.fpc.pt/pt/concurso-a-melhor-carta-2020/

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º - Pordata Kids

Proposta a para às famílias: Pordata Kids https://www.pordatakids.pt/HomePage.aspx

Pode ser um bom instrumento, simultaneamente pedagógico e lúdico, para miúdos e graúdos se entreterem nestes dias de isolamento em casa, ainda mais, no período de interrupção das atividades escolares.

Fazemos notar:

-        Trata-se  de uma ferramenta com que pais e filhos podem, em conjunto, organizar diferentes jogos e passatempos.

-        Apenas uma sugestão cujos destinatários últimos são as famílias

-        Faz sentido que divulguem nos Vossos canais, nas Vossas redes sociais.

 

https://www.pordatakids.pt/HomePage.aspx

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4º - Concurso "Conta-nos uma história!"

 

https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/styles/basic_page_slider/public/logotipo_2_edicao.jpg?itok=AiwPlqTI

Concurso "Conta-nos uma história!" - Foi adiado para 15 junho.

 

https://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LINK com informação muito interessante e adequada ao período,  partilhado pela Coordenadora Interconcelhia, Drª Helena Duque!

 https://mailchi.mp/82897579b519/o-seu-edulog-express-semanal?e=92aa3d13ae


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Casa das Ciências. Recursos digitais para professores.

Caro(a) professor(a):

Como forma de diminuir o impacto que o encerramento das escolas possa ter nas aprendizagens, a Casa das Ciências, sugere que use e partilhe com os seus alunos os conteúdos que disponbilizamos.

Qualquer pessoa poderá ter acesso aos nossos conteúdos, não precisando de ser professor(a).

Para ter acesso a recursos e/ou imagens, basta um simples registo.

Já o acesso à WikiCiências e à Revista de Ciência Elementar (novo número a sair muito em breve), é inteiramente livre.

Reenviamos as nossas sugestões de recursos para o 2º Período e dentro de 15 dias enviaremos as nossas sugestões para o 3º Período.

Cumprimentos,

A Equipa da Casa das Ciências

 

Sugestões de recursos para o 2º período

Sugestões de recursos para o 2º período

Novas imagens publicadas

Novas imagens publicadas

Partilhe esta newsletter com os seus contactos nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

 


___________________________________________________________________________________________________________